O ano de 1981 reservou ao Grêmio o seu primeiro título do Campeonato Brasileiro, conquistado sobre o São Paulo, no Morumbi. Sob a liderança do uruguaio Hugo de León e o talento de Paulo Isidoro, o Tricolor fez uma grande campanha para ficar com a taça nacional.
Um ano antes, há exatos 43 anos, no dia 28 de maio de 1980, o esquadrão que seria campeão brasileiro teve um dos maiores desafios da década ao enfrentar a Seleção do Uruguai, coincidentemente liderada por De León, no Estádio Centenário.
Na época, no entanto, o jogador ainda fazia parte do elenco do Nacional, de Montevidéo, e viria jogar no conjunto gremista alguns meses depois. Apesar de não estar em campo no amistoso da Seleção Uruguaia contra o Grêmio, De León viu os seus companheiros empatarem por 1 a 1 com o clube gaúcho, que teve como grande destaque do duelo o meia Paulo Isidoro, autor do gol gremista.
Meia foi o craque do Grêmio no Brasileirão do ano seguinte
Principal nome do Imortal Tricolor na conquista do Brasileiro de 1981, Paulo Isidoro é considerado um dos maiores meias da história do Grêmio.
Revelado pelo Nacional, do Amazonas, após formar-se nas categorias de base do Atlético-MG, o ex-meia começou a se destacar no futebol pelas mãos do mestre Telê Santana, que em 1976 lhe deu uma chance no time titular do clube mineiro. Junto com o centroavante Reinaldo, foram os grandes destaques do Galo no vice-campeonato do Campeonato Brasileiro de 1977.
Já convocado pela Seleção Brasileira, o ex-armador chegou ao Grêmio em 1980, aos 27 anos, tendo seu passe trocado pelo craque Éder Aleixo, destaque do Campeonato Gaúcho em 1977 pelo Imortal. Jogando pelo Tricolor, Paulo Isidoro foi eleito o melhor jogador do Campeonato Brasileiro de 1981, quando levou o time gremista a conquistar o seu primeiro título da competição.
Na ocasião, o ex-meia foi agraciado com a Bola de Ouro da revista Placar, referente ao melhor atleta do torneio. Inclusive, na primeira partida da final do Brasileirão 1981, foi dele os gols da virada gremista sobre o São Paulo no Olímpico Monumental, resultado que garantiu tranquilidade ao time de Ênio Andrade para o jogo de volta, no Morumbi.
VEJA TAMBÉM
- ONDE ASSISTIR! Internacional e Grêmio duelam por vaga na Copa do Brasil
- DEMISSÃO EM JOGO! Gre-Nal pode definir permanência ou não de Luís Castro
- ESCALAÇÃO DO TRICOLOR! Veja os titulares do Grêmio na decisão
Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
ONDE ASSISTIR! Internacional e Grêmio duelam por vaga na Copa do Brasil
DEMISSÃO EM JOGO! Gre-Nal pode definir permanência ou não de Luís Castro
ESCALAÇÃO DO TRICOLOR! Veja os titulares do Grêmio na decisão
ESTRATÉGIA! Grêmio aposta em quatro armas para explorar defesa do Inter
QUE MORAL! Felipão rasga elogios a volante gremista antes do Gre-Nal
TUDO CERTO! Grêmio encaminha empréstimo de Monsalve ao Estudiantes até 2027
VELHO CONHECIDO! De saída do Flamengo, atacante volta ao radar do Grêmio; entenda a operação
PROPOSTA NA MESA! Grêmio recebe oferta por Tetê apenas oito meses após contratação
É DIA DE GRE-NAL! Grêmio encara o Inter pela Copa do Brasil; veja onde assistir, horário e escalações
ESTÁ DE BRINCADEIRA! Ex-dirigente do Grêmio detona Arthur, cita forma física e revela pedida milionária
CRAVOU O RESULTADO! Vidente aponta resultado de Gre-Nal pela Copa do Brasil
FOI PRA JUSTIÇA! Luis Suárez cobra valores do Grêmio após saída do clube
ONDE ASSISTIR! Gre-nal decisivo na Copa do Brasil: transmissão e escalações
DE GRAÇA? Ex-Grêmio pode sair sem custos do Flamengo e busca retorno à Europa
GRÊMIO DE OLHO! Dívida trava contratação de Arthur no Santos; entenda
ANTECIPOU! Grêmio adianta pagamentos ao elenco em semana de Gre-Nal
"NÃO DÁ MAIS"! Ex-jogador pede saída imediata de Luís Castro do comando gremista; veja
TUDO CERTO! Grêmio acerta venda de meia e pode faturar R 15 milhões; entenda