A semana marca o início do Gauchão e, pela terceira vez seguida, teremos as disputas da capital contra Caxias do Sul logo na primeira rodada. Na quarta-feira (26), Juventude e Inter jogam às 16h, no estádio Alfredo Jaconi, enquanto às 19h, o Grêmio recebe o Caxias, na Arena. No retrospecto recente, os confrontos apresentam contratastes diferentes entre os duelos das duplas Gre-Nal e Ca-Ju.
O cenário em 2022 será repetido pelo Inter no aspecto “nova era”. Lá em 2020, a estreia do estadual contra o Juventude marcou o início de trabalho de Eduardo Coudet. Dê pênalti, Thiago Galhardo fez o único gol no Alfredo Jaconi, garantindo os primeiros três pontos do novo treinador.
Por coincidência, técnico e jogador seguem defendendo a mesma camisa, agora a do Celta de Vigo, da Espanha. O Inter, por sua vez, será comandado por Alexander Cacique Medina, que terá o Gauchão como primeiro desafio.
Naquela ocasião, Coudet escalou o Colorado com Marcelo Lomba; Heitor, Roberto (Cuesta), Pedro Henrique e Uendel; Musto; Marcos Guilherme, Nonato (Edenilson) e Wellington Silva (Lindoso); Sarrafiore e Thiago Galhardo.
A então equipe comandada por Marquinhos Santos tinha Marcelo Carné; Samuel Santos, Genilson, Reynaldo e Eltinho (Felippe); João Paulo, Marciel; John Lennon, Pedro Ken (Clayton), Bruno Alves; Wallace (Odivan).
No ano passado, com o término do Brasileirão quatro dias antes do início do Estadual, o Inter optou por dar oportunidade aos garotos, enquanto o elenco principal estava de férias. Sob o comando do técnico Fábio Mathias, o time bateu o Juventude por 1 a 0, com gol de Guilherme Pato, no estádio Beira-Rio.
A escalação teve Daniel; Lucas Mazetti (Igor Pereira), Pedro Henrique (Tiago Barbosa), João Félix e Léo Borges; Johnny, Lucas Vital (João Pedro), Lucas Ramos e Nicolas (Amaya); Guilherme Pato e Vinícius Mello (Matheus Cadorini).
A equipe da serra jogou com Marcelo Carné; Igor (Paulo Henrique), Cleberson, Emerson e Eltinho; João Paulo, Gustavo Bochecha (Renan Bressan) e Yago (Marcos Vinicios); Matheuzinho, Capixaba (Roberto) e Matheus Peixoto (Rafael Grampola).
Grêmio contra o Caxias
Quando se trata de Grêmio e Caxias, os últimos dois resultados válidos pela primeira rodada são favoráveis ao time da Serra.
Em 2020, no primeiro jogo do estadual, o time de Renato Portaluppi entrou em campo com a equipe principal. Entre eles estavam o goleiro Vanderlei, o lateral Victor Ferraz e o volante Lucas Silva, recém-contratados. Após falhas do novo goleiro e do novo meio-campista, o atacante Tilica e o lateral-direito Ivan marcaram e garantiram a vitória por 2 a 0 do Caxias, na Arena.
Naquele jogo, Renato mandou o time a campo com Vanderlei; Victor Ferraz, David Braz, Kannemann e Cortez; Maicon, Lucas Silva (Isaque); Alisson, Patrick (Ferreira) e Everton; Luciano.
Já a formação de Rafael Lacerda tinha Marcelo Pitol; Ivan, Laércio, Thiago Sales e Eduardo Diniz; Juliano (Yuri), Carlos Alberto; Tilica (Bruno Ré), Diogo Oliveira e Juninho Potiguar; Gilmar.
Na última temporada, o encontro que estava previsto logo na estreia do torneio precisou ser adiado. Na ocasião, a partida do Tricolor contra o Independiente Del Valle, pela Libertadores, precisou ser remarcada pela Conmebol por conta de questões da pandemia. O duelo pelo estadual só foi realizado após mais de um mês após o início da competição. O jogo disputado em 16 de abril, no estádio Centenário, terminou em um empate sem gols.
A primeira formação sem Renato, que saiu logo após a eliminação na Copa Libertadores, foi montada por Thiago Gomes com: Brenno; Rafinha, Paulo Miranda, Ruan e Felipe; Thiago Santos (Lucas Silva) e Darlan; Ferreira, Jean Pyerre e Pepê (Léo Chú); Ricardinho (Elias).
O técnico Rafael Lacerda montou a equipe grená com Marcelo Pitol; Eduardo Diniz, Henrique, Thiago Sales e Bruno Ré; Juliano e Tontini (Marlon); John Lennon, Jhon Cley (Diogo Oliveira) e Mazola (Milla); Giovane Gomez (Gleydson).
Nesta quarta-feira, Vagner Mancini voltará a comandar o Grêmio em um jogo de Gauchão após 14 anos. A última partida do comandante com a equipe no estadual foi na vitória por 2 a 0 sobre o Novo Hamburgo, em 9 de fevereiro de 2008.
Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
ONDE ASSISTIR! Internacional e Grêmio duelam por vaga na Copa do Brasil
DEMISSÃO EM JOGO! Gre-Nal pode definir permanência ou não de Luís Castro
ESCALAÇÃO DO TRICOLOR! Veja os titulares do Grêmio na decisão
ESTRATÉGIA! Grêmio aposta em quatro armas para explorar defesa do Inter
QUE MORAL! Felipão rasga elogios a volante gremista antes do Gre-Nal
TUDO CERTO! Grêmio encaminha empréstimo de Monsalve ao Estudiantes até 2027
VELHO CONHECIDO! De saída do Flamengo, atacante volta ao radar do Grêmio; entenda a operação
PROPOSTA NA MESA! Grêmio recebe oferta por Tetê apenas oito meses após contratação
É DIA DE GRE-NAL! Grêmio encara o Inter pela Copa do Brasil; veja onde assistir, horário e escalações
ESTÁ DE BRINCADEIRA! Ex-dirigente do Grêmio detona Arthur, cita forma física e revela pedida milionária
CRAVOU O RESULTADO! Vidente aponta resultado de Gre-Nal pela Copa do Brasil
FOI PRA JUSTIÇA! Luis Suárez cobra valores do Grêmio após saída do clube
ONDE ASSISTIR! Gre-nal decisivo na Copa do Brasil: transmissão e escalações
DE GRAÇA? Ex-Grêmio pode sair sem custos do Flamengo e busca retorno à Europa
GRÊMIO DE OLHO! Dívida trava contratação de Arthur no Santos; entenda
ANTECIPOU! Grêmio adianta pagamentos ao elenco em semana de Gre-Nal
"NÃO DÁ MAIS"! Ex-jogador pede saída imediata de Luís Castro do comando gremista; veja
TUDO CERTO! Grêmio acerta venda de meia e pode faturar R 15 milhões; entenda