Há heróis de Gre-Nais que são eleitos por antecipação, a ponto de a ameaça de sua ausência causar calafrios nos torcedores e virar arma para o próprio time. Assim foi com Fabiano, em 1997, que se retorceu de dor num treino sem ter lesão nenhuma, transformando-se num rotundo enigma e numa grande arma secreta. Outros, menos cotados, ganham tal status por subverter a lógica e transformaram ostracismo em gols, façanha e taça. Caso de Pedro Júnior, em 2006, que, de tão secreto, nem a própria torcida acreditava em sua nuca de ouro no clássico.
Trata-se do décimo capítulo da série do GloboEsporte.com que irá relembrar, em 12 partes, os Gre-Nais que decidiram os campeões gaúchos de 24 edições do torneio, como ocorre nesta edição, em que haverá o desempate, o tira-teima (a conta está em 12 a 12) - o critério adotado na pesquisa considera clássicos que decidiram o campeão. Não precisa ser necessariamente uma final em mata-mata, mas a última rodada de um hexagonal, por exemplo. Os números são da pesquisa de Gustavo Manhago, chefe de redação de Esportes da RBS TV.
INTER: FABIANO E A LESÃO QUE NUNCA DOEU
Após empate em 1 a 1 no Olímpico, o Inter resolveu usar de toda a licença poética que o futebol permite para tentar voltar a vencer um Gauchão, o que não ocorria desde 1994. Em 1º de julho de 1997, num treino no Beira-Rio, Fabiano caiu após uma dividida e acusou torção no joelho direito. A dois dias da final, uma das esperanças do time de Celso Roth estava com toda a perna imobilizada, para lamentação vermelha.
Tratava-se, no entanto, de uma das maiores farsas da história dos Gre-Nais. Fabiano estava em plena forma, sem dor em qualquer parte do corpo. Fora tudo um truque. O atacante entrou como titular, foi de longe o melhor em campo e, de quebra, marcou o gol do título, no 1 a 0. "Eu não tinha nada. Foi uma encenação maravilhosa", disse Fabiano, ao GloboEsporte.com, em 2014.
GRÊMIO: RESERVA PEDRO JÚNIOR DECIDE DE NUCA
O herói de 2006 costurou uma história diferente. Em vez de reinar sobre ele expectativa sobre se jogaria ou não, Pedro Júnior surpreendeu por ingressar na metade do segundo tempo e, logo depois, anotar o gol do título. O Inter vencia por 1 a 0, gol de Fernandão. Mas o empate daria a taça ao Grêmio, pelo saldo qualificado.
Eis que, aos 33 minutos da etapa final, Marcelo Costa levanta a bola na área e, de costas, com a nuca, sem olhar o gol, Pedro Júnior desloca Clemer e cala o Beira-Rio, que, meses depois, seria testemunha da conquista da Libertadores. Egresso da Série B, o Grêmio encarou aquele título como Copa do Mundo. E o reserva Pedro Júnior é lembrado até hoje.
VEJA TAMBÉM
- Atitude de Luís Castro empolga torcida, mas finanças do clube preocupam.
- Grêmio com Transferban? Novo CEO revela pendencias milionárias do Grêmio
- Divida milionária? Artilheiro notifica e cobra milhões do Grêmio após atraso de pagamento

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Injeção de Recursos e Consultoria Badalada Impulsionam Performance do Grêmio
Trio Uruguaio de R$ 60 milhões Repete Roteiro no Grêmio e Frustra Expectativa
Chegada de Luís Castro provoca demissão no Grêmio; saiba mais
Grêmio dispensa auxiliar técnico permanente da equipe principal da equipe.
Instituto Geração Tricolor promove festa de Natal para jovens apaixonados por futebol
Grêmio academy lança inscrições para pré-temporada 2026
Grêmio encaminha venda de Cristian Olivera para o Bahia no futebol brasileiro.
Grêmio contrata consultoria para analisar finanças de Flamengo e Corinthians
Contratos dos Jogadores do Grêmio 2026: Informações Importantes Para a Temporada.
Grêmio e Flamengo decidem título inédito na Copa do Brasil Feminina
Grêmio adiará utilização dos titulares e apostará em jovens no Gauchão
Novo CEO do Grêmio define prazo para quitar atraso de salários aos jogadores
Brasileiros têm vantagem contra europeus em retrospecto antes de PSG x Flamengo