O que Felipão deve fazer para recupera confiança no Grêmio após eliminação

Tricolor precisa reagir rápido para sair de situação difícil no Campeonato Brasileiro


Fonte: Gaúcha ZH

Jefferson Botega / Agência RBS
A virada sofrida para a LDU na Arena que resultou na eliminação na Copa Sul-Americana impôs um duro golpe para o Grêmio no momento em que o time vinha de bons resultados desde a chegada do técnico Luiz Felipe Scolari. Fora da competição continental, o elenco não terá muito tempo para lamentações já que o calendário gremista reserva um confronto direto na briga para sair da parte de baixo da tabela do Brasileirão contra o América-MG, no sábado (24), e o início da fase de oitavas de final da Copa do Brasil diante do Vitória, na próxima terça-feira (27).



A eliminação para os equatorianos, em partida na qual o Tricolor tinha a vantagem do empate por ter vencido em Quito, abalou bastante o vestiário. Em razão disso, Felipão mostrou preocupação em levantar o ânimo dos seus comandados logo após a eliminação.


"Temos de trabalhar um pouco mais. Temos que voltar a pensar no primeiro campeonato que temos pela frente, que é o Brasileirão. Estamos em um momento ruim e precisamos melhorar. Sabíamos que teríamos dificuldades. É trabalhar bastante na parte psicológica para que isso não nos afete no jogo de sábado", reconheceu Luiz Felipe Scolari.


A preocupação com uma remobilização rápida se dá pela situação difícil na tabela do Brasileirão. Apesar da vitória sobre o Fluminense, no Maracanã, na última rodada, que serviu para sair da lanterna, o Grêmio não deixará a zona de rebaixamento na próxima rodada mesmo que conquiste os três pontos contra o América-MG.


Ex-técnico e com quatro passagens pelo comando do Tricolor, Cláudio Duarte confia na experiência de Felipão para o Grêmio tirar algo positivo da decepção com a eliminação precoce na Sul-Americana.


"Uma coisa que eu aprendi no futebol, e o Felipão também aprendeu, é que quando você recebe um limão precisa fazer uma limonada. Por pior que seja a situação, você tem que saber encontrar algo positivo. Claro que existia a expectativa de continuar em uma competição continental, mas houve a eliminação e agora o que interessa é o Brasileirão. Já que saiu, que se use para aumentar o foco no que resta. Tem que sair dessa parte de baixo da tabela do Campeonato Brasileiro logo, sabendo que ainda tem uma Copa do Brasil, onde o formato permite pensar em algo mais", projeta Claudião.


Por conta disso, acredita Cláudio Duarte, Felipão não foi tão enfático nas reclamações em relação ao polêmico pênalti marcado a favor da LDU. O momento, segundo ele, é de pensar no futuro.


"A grandeza do Felipão foi não buscar desculpa no árbitro e, sim, assumir que o time não teve a capacidade, que precisa crescer e melhorar. O pensamento foi em direcionar para o futuro, o que acredito ter sido o certo", completa.


MUDANÇAS NO TIME

Além da questão anímica, há problemas técnicos e táticos para Felipão resolver. Diante da LDU, o Grêmio voltou a viver velhos problemas. Jogadores costumeiramente questionados, como Cortez e Jean Pyerre, e até mesmo atletas antes elogiados, casos de Diego Souza e Léo Pereira tiveram desempenho aquém do necessário esperado. O time ainda teve dificuldade para criar situações de perigo quando ficou atrás no placar. Para o colunista de GZH Luciano Périco, o principal problema da equipe está exatamente no setor criativo.


"A criatividade já é um problema crônico do Grêmio. A oscilação de Jean Pyerre não dá garantia de que a questão possa ser resolvida. Quem sabe ainda uma última chance? Pinares pode ser uma tentativa, mas não é da função. Darlan poderia ser outra possibilidade, mas parece arquivado e Douglas Costa funciona melhor atuando pelo lado. Não penso que vai resolver a vida do Grêmio o Douglas jogando centralizado. Uma certeza é que o Grêmio vai precisar reforçar o grupo", analisa.


No mesmo sentido, o apresentador e comentarista da Rádio Gaúcha Rafael Colling alerta para a necessidade de contratação para o meio-campo e pede uma chance para Guilherme Guedes na lateral-esquerda.


"Não acho que o Felipão vai conseguir recuperar o futebol de Jean Pyerre. Pinares até pode e deve ganhar mais chances. No entanto, tenho dúvidas se conseguirá assumir o posto. Como Douglas Costa ainda não está bem fisicamente, também não pode ser o jogador cerebral do meio. Portanto, não há outra solução que não seja contratar. A direção tem que vasculhar o mercado e tentar colocar, definitivamente, um armador de qualidade nas mãos do Felipão. Na lateral esquerda, Cortez provou, mais uma vez, ser insuficiente e Diogo Barbosa não mostra qualidade para ser titular. A solução, talvez, possa ser Guilherme Guedes, mas não sei por qual motivo não conseguimos vê-lo em campo", opina.


Diante de tantos problemas e ainda sem a projeção de uma contratação a curto prazo, o narrador da Rádio Gaúcha Gustavo Manhago propõe uma mudança de esquema para o 3-5-2, como forma de adaptar melhor as peças do Grêmio. Para o comunicador, essa é a melhor forma para acomodar Douglas Costa, Jean Pyerre e Diego Souza na equipe.


"O Felipão precisa fazer algo diferente do que vem fazendo. Com três zagueiros, eu sacaria Alisson e Léo Pereira do time. Acho que o Douglas Costa tem que ser titular com o Jean Pyerre. Montaria com três zagueiros, dois volantes, dois alas e então Douglas Costa, Jean Pyerre e Diego Souza como trio de frente. O Diego Souza não está bem, mas ainda vejo ele com qualidade para fazer gols", pede.



Em busca de uma arrancada para tentar deixar a zona de rebaixamento nas próximas rodadas, Felipão tem problemas técnicos, táticos e emocionais para resolver. Sua experiência dá esperança para a torcida confiar em uma reação que permita projetar uma reta final de temporada satisfatório para o Grêmio.

#gremio #imortal #tricolor #felipao #brasileirao

LEIA TAMBÉM: Após derrota para o Bragantino, Grêmio chega a 8 jogos sem gols e se isola como pior ataque no Brasileiro




Comentários



Leco Silva     

E so tirar o cortez ,Alisson, barbosa e diego sousa colocar que sabe jogar e jogadores com mais vitalidade ja é um bom começo ñ foi por falta de aviso que esta nesta situação com os mesmos bruxos do Renato, Tiago Nunes era fraco para isto eo Felipão por pena e dó ,tem que ter pena e dó do grêmio não destas amebas

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

2/8/2021








1/8/2021









Tática Didática - 12:25 (10)

[ANÁLISE] Um Grêmio que não engrena