1Win

Evolução de Gabriel Chapecó surpreende, que de quinta opção vai para xodó da torcida

Goleiro de 21 anos substitui Brenno à altura a com defesas importantes nos dois jogos de Felipão, quem conheceu ainda em 2014


Fonte: globoesporte.com

Evolução de Gabriel Chapecó surpreende, que de quinta opção vai para xodó da torcida
Lucas Uebel / Grêmio FBPA
Invicto desde a chegada do técnico Luiz Felipe Scolari, Gabriel Chapecó trilhou um longo caminho até virar o novo xodó do torcedor gremista. Foi trabalhando como o quinto na hierarquia da posição no dia a dia de treinos no CT Luiz Carvalho que chamou a atenção de Mauri Lima, preparador de goleiros que chegou no clube em janeiro do ano passado.



Em 2021, conquistou a confiança da comissão técnica para assumir a posição nas ausências do titular Brenno. Destaque no empate sem gols no Gre-Nal e na sequência com vitória por 1 a 0 sobre a LDU, na última terça-feira, pela Copa Sul-Americana, o jovem de 21 anos virou o personagem dos primeiros dias da nova Era Felipão.

Quem acompanha os bastidores da rotina no centro de treinamentos, cita o preparador Mauri Lima como o responsável pelo aperfeiçoamento do goleiro. O treinador "abraçou" o jovem e passou a cuidar de perto sua evolução, com a definição de reforço de atenção em alguns fundamentos.

Ainda no segundo semestre de 2020, o Grêmio tinha Vanderlei, Paulo Victor e Julio Cesar como primeiras opções para defender a meta. Alternando a parceria com Brenno, ambos do time de transição, Gabriel Chapecó virou figura constante nos treinamentos do profissional.

Promovido de vez em 2021, as atuações em alto nível dos últimos jogos convenceram um velho conhecido de que não será necessário apostar novamente em cascudos para a função.

A lembrança de Felipão

Ainda como Gabriel Grando, o goleiro chegou a Porto Alegre em 2014 com os colegas da escolinha do Grêmio de Chapecó. Disputou o tradicional torneio das equipes conveniadas do clube espalhadas pelo país.

Teve tanto destaque na competição que recebeu o convite para permanecer ou voltar em outra data. Entre defender a escolinha na cidade natal ou se mudar sozinho para Porto Alegre e viver o sonho de jogar no clube do coração, decidiu ficar. Foi morar no alojamento do clube e integrar a categoria sub-14.

Justamente em 2014, Luiz Felipe Scolari aceitou a proposta do então presidente Fábio Koff e retornou a Porto Alegre para tocar um projeto de reestruturação.

Um dos primeiros pedidos foi feito aos responsáveis pelas categorias de base. Convocou as categorias sub-20, sub-17 e sub-15 para amistosos contra o time profissional para identificar os talentos disponíveis para o futuro.

Foi assim que o nome de Lincoln, por exemplo, entrou no radar do técnico para a temporada seguinte. Mas também houve o primeiro encontro entre o treinador e o atual goleiro titular.

Ao lado de Phelipe Megiolaro (emprestado ao Dallas FC), Felipe Albuquerque (emprestado à Ponte Preta), Guilherme Guedes, Lucas Araújo (negociado com o Bahia) e Lincoln (no Santa Clara, de Portugal), um jovem de braços compridos chamado da equipe sub-14 para a atividade no gramado suplementar do Olímpico também deixou uma marca curiosa no experiente treinador.

— Logo que a gente chegou no campo, ele (Felipão) veio falar comigo se eu lembrava dele. Falei que sim. Logo que eu cheguei, em 2014, já realizei um coletivo com o profissional. Brincava comigo que os meus braços eram muito grandes. Eu estou feliz por reencontrá-lo — relembrou Chapecó em sua entrevista antes do jogo contra a LDU.

Lesão grave interrompe evolução

O goleiro deu sequência à carreira no ritmo natural. Passou pelas outras categorias de formação até chegar ao sub-20. Em 2019, vivia o melhor momento. Foi titular da equipe que disputou a Copa São Paulo, com boa campanha.

As boas atuações marcaram a participação do goleiro na competição. A eliminação para o Corinthians nas quartas de final, no dia 18 de janeiro, projetava um cenário positivo para a sequência.


Mas uma séria lesão, sofrida durante os treinos na base, atrasou o sonho de jogar pelo profissional. Sofreu rompimento do ligamento cruzado anterior do joelho direito e ficou fora do grupo que conquistaria o título da Copa Ipiranga em dezembro daquele mesmo ano.

Voltou a treinar sem limitações somente em junho de 2020. Somado todo o período entre fisioterapia, treinos e a espera por uma chance de voltar a jogar, levou 853 dias até receber a primeira oportunidade no time principal. Estreou na goleada por 6 a 2 sobre o Aragua, em 21 de maio deste ano, pela Copa Sul-Americana.

Depois de tanto persistir, caiu nas graças do torcedor e convenceu a comissão técnica de que poderá ser alternativa a Brenno. Desde que o técnico Luiz Felipe Scolari assumiu, Chapecó saiu de campo sem sofrer gols. Uma marca ainda mais importante na vitória por 1 a 0 sobre a LDU, que acabou com um jejum de nove jogos.

– Claro que a gente fica feliz por não ter sofrido gol, por conseguir ajudar o Grêmio, mas é um todo, o coletivo que se portou bem, soube jogar o jogo. Largamos na frente, vencemos em Quito, que é muito complicado, tem a altitude. Agora é manter essa pegada - comentou o goleiro.



O elenco tricolor volta a treinar nesta quinta-feira no CT Luiz Carvalho. O próximo compromisso de Gabriel Chapecó será no Rio de Janeiro. No sábado, o Grêmio enfrenta o Fluminense, às 21h, no Maracanã, em busca da primeira vitória no Brasileirão.


Grêmio, Gabriel Chapecó , Treino

VEJA TAMBÉM
- Grêmio ganha do Estudiantes com um a menos e conquista primeira vitória na Libertadores
- Tricolor escalado para o jogo contra o Estudiantes
- Grêmio confiante para a Libertadores, e as lesões intermináveis





Comentários



Preto {}     

Essa gurizada vão evoluir e muito ainda já estão no nível dos principais goleiros dos times Brasileiros

Leco Silva     

Independente de quem e titular são dois otimos goleiros sem essa de contratar #eosgurisdabase

Preto {}     

Ñ ñ ñ tem que contratar um de 40 anos..... essa gurisada ñ dá.... essa diretoria tem merda na cabeça em procurar outro goleiro

Edemar Rodrigues     

mas ainda o Brenno e titular.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

23/4/2024




















































22/4/2024