Torcida cobra uso de jovens no Grêmio e Tiago Nunes defende mescla por experiência

Em grupos nas redes sociais, gremistas pedem mais garotos no time titular, enquanto treinador diz que é preciso ter calma. Contra o Sport, apenas três atletas da base começaram o jogo


Fonte: Globoesporte.com

Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA
Um dos assuntos mais latentes após a derrota para o Sport nas redes sociais diz respeito ao uso dos jovens no Grêmio. O técnico Tiago Nunes escalou o menor número de jogadores da base como titulares e levou ao gramado um time com média de idade de 29,6 anos.



Foram três jogadores formados em casa escalados: o volante Matheus Henrique, o meia Jhonata Robert e o atacante Ferreira. É o menor número desde a chegada do treinador. Além disso, sete atletas na casa dos 30 anos começaram a partida. Mas a média é de cinco titulares formados na base por partida (veja lista no fim do texto).


As escolhas de Tiago Nunes têm trazido contestações da torcida. No gol, por exemplo, o pedido é por chance aos jovens criados em Eldorado do Sul, no CT da base gremista, como já ocorreu com o goleiro Brenno, desfalque com Covid-19 e titular da posição. Adriel e Gabriel Chapecó já atuaram, mas Paulo Victor é a alternativa imediata ao jovem.


Outros nomes requisitados são do lateral-direito Vanderson, do lateral-esquerdo Guilherme Guedes e do volante Fernando Henrique. Os dois últimos atuaram nesta quinta pelo Brasileirão de Aspirantes, na vitória por 3 a 1 sobre o Coritiba, e agora retornam ao profissional. O meia Pedro Lucas e o zagueiro Emanuel cumpriram o mesmo roteiro.


"Os atletas da transição fazem parte da equipe principal, é uma categoria da equipe profissional. Um processo de amadurecimento, trabalho, você tem que colocar os jogadores em ritmo. Só se ganha ritmo jogando. Posso usá-los na equipe principal, mas também posso dar cancha e rodagem para aproveitá-los futuramente, eles precisam estar se desenvolvendo", justificou o técnico.


"Aos poucos, sim, estamos oportunizando aos jovens, temos que achar a mescla dos jogadores experientes e jovens, é a formula para ter sucesso. E aí dar confiança aos atletas", Tiago Nunes.


Questionado na entrevista coletiva após a derrota para o Sport sobre o aproveitamento dos garotos, o treinador também demonstrou inconformismo. Avaliou um "ponto de vista tendencioso e oportunista" e enumerou os atletas que tiveram oportunidade com ele.


"É um ponto de vista tendencioso e oportunista, eu diria. Temos jogadores jovens que vinham sendo titulares. Brenno, Ruan, que foi titular na parte mais importante do Gauchão, jogadores aproveitados no meio como o Matheus Henrique, Jhonata Robert, Ferreira, Ricardinho entrando todo jogo, Bobsin. Fora os já aproveitados em outros momentos, Léo Pereira, Guilherme Azevedo", citou Tiago Nunes.


A promessa da diretoria gremista era de que 2021 seria um ano de aproveitamento dos jovens como política da casa. Mas a torcida tem cobrado nas redes sociais uma posição mais incisiva. Há, inclusive, um movimento de páginas disseminadoras de informações sobre o clube pedindo uso da base.



Escalação e idade contra o Sport: Paulo Victor (34); Rafinha (35) , Geromel (35), Kannemann (30) e Cortez (34); Thiago Santos (31), Matheus Henrique (23), Luiz Fernando (24), Jhonata Robert (21) e Ferreira (23); Diego Souza (36).


Dos cinco reservas utilizados na Ilha do Retiro, três saíram das camadas inferiores do Grêmio, além de Douglas Costa, que já completou 30 anos. Victor Bobsin (21), Ricardinho (20) e Jean Pyerre (23) foram os escolhidos pelo técnico para tentar reverter a derrota.


Apesar de citado, Léo Pereira foi retirado da lista (veja abaixo) por ter sido contratado para a transição, que já é parte do elenco profissional, no ano passado e não ter disputado nenhuma competição sub-20 pelo clube.


Com o jogo adiado contra o Cuiabá, o Grêmio treina na manhã deste sábado no CT Luiz Carvalho e folga no domingo. Sem jogar, ficará mais uma rodada na lanterna do Brasileirão, sem pontos somados. Volta a campo na próxima quinta, às 21h30, quando recebe o Santos, na Arena.


O uso de jovens da base no time titular com Tiago Nunes:

Gauchão: Ypiranga 2 x 3 Grêmio - 5 - (Brenno, Vanderson, Matheus Henrique, Jean Pyerre e Ferreira)

Sul-Americana: Lanús 1 x 2 Grêmio - 5 (Brenno, Ruan, Matheus Henrique, Jean Pyerre e Ferreira)

Gauchão: Caxias 1 x 2 Grêmio - 5 (Brenno, Ruan, Matheus Henrique, Jean Pyerre e Ferreira)

Sul-Americana: Grêmio 8 x 0 Aragua - 4 (Brenno, Ruan, Darlan e Ferreira)

Gauchão: Grêmio 2 x 0 Caxias - 6 (Brenno, Vanderson, Ruan, Matheus Henrique, Darlan e Ferreira)

Sul-Americana: Grêmio 3 x 1 Lanús - 4 (Brenno, Ruan, Matheus Henrique e Ferreira)

Gauchão: Inter 1 x 2 Grêmio - 4 (Brenno, Ruan, Matheus Henrique e Ferreira)

Sul-Americana: Aragua 2 x 6 Grêmio - 7 (Gabriel Chapecó, Vanderson, Darlan, Fernando Henrique, Guilherme Azevedo, Léo Chú e Ricardinho)

Gauchão: Grêmio 1 x 1 Inter - 4 (Brenno, Ruan, Matheus Henrique e Ferreira)

Sul-Americana: La Equidad 0 x 0 Grêmio - 11 (Chapecó, Sarará, Emanuel, Heitor e Varela, Bobsin, Fernando Henrique, Vini Paulista, Gui Azevedo, Bitello e Elias)

Brasileirão: Ceará 3 x 2 Grêmio - 6 (Brenno, Vanderson, Ruan, Matheus Henrique, Léo Chú e Ricardinho)

Copa do Brasil: Grêmio 2 x 0 Brasiliense - 5 (Vanderson, Jean, Jhonata Robert, Léo Chú e Ricardinho)

Recopa Gaúcha: Grêmio 3 x 0 Santa Cruz - 6 (Adriel, Emanuel, Guedes, Fernando Henrique, Bobsin e Guilherme Azevedo)

Copa do Brasil: Brasiliense 0 x 0 Grêmio - 5 (Vanderson, Jean, Jhonata, Léo Chú e Ricardinho)

Brasileirão: Grêmio 0 x 1 Athletico-PR - 4 (Brenno, Matheus Henrique, Jhonata Robert e Ferreira)

Brasileirão: Sport 1 x 0 Grêmio - 3 (Matheus Henrique, Jhonata Robert e Ferreira)

#gremio #imortal #tricolor #jovens #categoriasdebase #torcida

LEIA TAMBÉM: Após derrota para o Bragantino, Grêmio chega a 8 jogos sem gols e se isola como pior ataque no Brasileiro




Comentários



Moacir Dalmoro     

A escalação do grêmio se eu fosse o técnico seria Breno ou Gabriel , Rafinha, Geromel, kanemam, g Guedes, t santos ,bobsin ,m Henrique, d Costa, d Souza e Ferreira. Se o t Nunes quiser escalar esse time eu não vou cobrar nada pela dica.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

2/8/2021









1/8/2021









Tática Didática - 12:25 (10)

[ANÁLISE] Um Grêmio que não engrena