Conheça Fernando Henrique, volante descoberto "por acaso" que desponta no Grêmio

Garoto de 20 anos vem ganhando espaço nesta temporada


Fonte: Gaúcha ZH

Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA
A Recopa Gaúcha marcou a segunda taça do Grêmio em 2021 e deu chance para jovens ganharem rodagem. Um deles foi o volante Fernando Henrique, 20 anos completados no último dia 1º, destaque na goleada sobre o Santa Cruz. O meio-campista com convocações para seleções de base mostrou bons atributos para ganhar espaço com Tiago Nunes.



Natural de São José de Mipibú, no Rio Grande do Norte, Fernando Henrique está no Grêmio desde 2017 e sempre foi bastante elogiado nos bastidores do clube por alinhar poder de marcação com qualidade técnica.


Ele passou a treinar com o elenco profissional ainda em 2020, mas apenas nesta temporada recebeu sua primeira oportunidade no time principal. Ao todo, o garoto participou de 10 jogos em 2021. Contra o Santa Cruz fez a terceira partida como titular, a primeira vez em que atuou os 90 minutos.


A qualidade de passe demonstrada no último domingo, quando teve acerto de 95%, foi uma das características que chamaram atenção de quem lhe descobriu para o Grêmio.


Em 2017, durante a disputa da Copa Natal Sub-17, bastou um jogo para Fernando Henrique convencer o observador técnico Adriano Martins de que tinha potencial para vir a Porto Alegre. Curiosamente, Martins acompanhou a partida do ABC contra o Alecrim, pela primeira rodada do torneio, para ver Jhonata Varela, outro nome que também está no Tricolor.


"Fernando Henrique chamou atenção logo no primeiro tempo, principalmente, por inversões de jogo de cabeça erguida e na condução de bola. Ali eu já percebi que era um jogador diferente, de perfil bom, relação com a bola e batida nela. Um volante que jogava de cabeça erguida. Depois do jogo liguei para Francesco (Barletta, coordenador da base) e falei desse garoto um ano mais jovem que o Varela. O Francesco confiou em mim e fez o contato com o pessoal do ABC", conta Martins, que atualmente trabalha no Atlético-MG.


Fernando Henrique inicialmente foi cedido pelo ABC por empréstimo. Em agosto de 2018, o Grêmio exerceu a cláusula prevista em contrato e adquiriu, por R$ 400 mil, 60% dos direitos econômicos do volante — o restante permaneceu com o ABC. Em novembro do ano passado, o garoto teve seu contrato renovado com o Grêmio até o final de 2024 com uma multa rescisória de 40 milhões de euros (R$ 245,6 milhões).


Referência e posicionamento

A personalidade que demonstra para levantar a cabeça e dar passes no meio-campo, também aparece quando Fernando Henrique fala sobre sua referência na função de volante. O jovem garoto gremista tem no capitão da Seleção e titular do Real Madrid Casemiro uma inspiração.


"Me chama atenção a inteligência dele jogando. Além de uma marcação muito forte, o Casemiro sabe jogar também. Tem muita qualidade, bola longa, que é algo que é minha característica e costumo aprimorar", disse o garoto, que admite a preferência por atuar na primeira função do meio-campo.


"Eu joguei mais de primeiro (na base). Eu consigo jogar nas duas, de primeiro ou de segundo volante, mas prefiro jogar de primeiro", reconheceu.


O Grêmio nos últimos anos se notabilizou pela formação de volantes de características parecidas, casos de Arthur, Matheus Henrique e Darlan, jogadores de baixa estatura e dinâmica. Fernando Henrique foge desse perfil com seu 1m82cm. O treinador do sub-20 gremista Guilherme Bossle, no entanto, ressalta a capacidade de Fernando Henrique de se adaptar a diferentes estilos de jogo.


"O Fernando Henrique tem bola longa, mas também tem facilidade para o jogo apoiado. Ele tem o raciocínio rápido de tocar e aparecer no espaço. É um jogador de vitalidade nas ações dele, até chegando com mais força em alguns lances. O bom é que ele tem vitalidade como característica, marca bastante. É um volante moderno. A diferença para esses outros jogadores é que eles iniciaram como meia e foram recuados, o Fernando Henrique sempre foi volante", avalia.



Contra o Brasiliense, pela Copa do Brasil, Tiago Nunes voltará a escalar o time principal em busca da vagas nas oitavas de final. Fernando Henrique estará à espera de uma nova oportunidade para mostrar que merece seguir subindo degraus no elenco tricolor.

#gremio #imortal #tricolor #fernandohenrique #volante

LEIA TAMBÉM: Tiago Nunes pede calma com Douglas Costa e diz que meia-atacante ainda não está no ritmo ideal

Saudades do CR7? Estreia frustrada de Douglas Costa rende memes na web




Comentários



Leco Silva     

Acho que o Darlan esta sendo preparado pra ser meia tem tudo pra dar certo

Leia Boaroli     

Muitos volantes aparecendo no grêmio

Muuto bom jogador é questão de tempo para ver ele e o Darlan serem titular no gremio

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

19/6/2021









18/6/2021