Grêmio abusa de erros evitáveis em primeira derrota desde chegada de Tiago Nunes

Afastado pela Covid-19, treinador foi substituído pelo auxiliar Evandro Fornari, que viu uma equipe distinta nos dois tempos da estreia no Brasileirão


Fonte: Globoesporte.com

Grêmio abusa de erros evitáveis em primeira derrota desde chegada de Tiago Nunes
Foto: Reprodução / Ceará
A primeira derrota da era Tiago Nunes no Grêmio veio neste domingo, na estreia do Campeonato Brasileiro. O 3 a 2 sofrido para o Ceará, no Castelão, foi decidido em erros cometidos pelo próprio Tricolor, completamente evitáveis dentro do contexto da partida.



LEIA TAMBÉM: Grêmio treina em duas frentes visando com foco na Copa do Brasil


Sem, evidentemente, tirar os méritos do Ceará, que até criou para mais gols, especialmente no primeiro tempo. O Grêmio perdeu invencibilidade de 13 partidas, 10 delas sob o comando do técnico Tiago Nunes, afastado por contrair o coronavírus.

A última derrota do time havia sido na queda da terceira fase da Libertadores, para o Independiente del Valle, justamente quando o caminho se abriu para a chegada de Tiago.

O jogo de futebol é naturalmente formado de erros e acertos. Mas é possível listar três equívocos pontuais do Tricolor na derrota para o Vozão.

• Escalação com Thiago Santos, Lucas Silva e Matheus Henrique no meio
• Erro de Ruan no segundo gol do Ceará
• Erro de Brenno no terceiro gol

O primeiro ponto é da comissão técnica. A escolha de Lucas Silva não privilegiou o jogo técnico do Tricolor. A intenção era dar avanço na entrelinha e bolas longas para virar rapidamente o lado das jogadas e conseguir, assim, superioridade.

Mas a escolha não funcionou - tanto que foi desfeita no intervalo. O auxiliar Evandro Fornari admitiu que o Grêmio não conseguiu nem marcar e nem jogar com a formatação. A característica de Lucas Silva não deu volume necessário no meio. Em um momento, com lançamento para Diogo Barbosa, a tentativa gerou um resultado prático.

A gente pensou em iniciar com Thiago, Matheus e Lucas para que pudesse ter dois atletas entrelinhas. Como o Ceará marcava com duas linhas e mais dois, a gente procurou no primeiro momento sair com o médio de lado. O Lucas e o Matheus seriam os caras na entrelinha. No segundo tempo, preenchemos mais o espaço, aconteceu mais movimento do Chú, com apoio do Cortez, o Vanderson também. Mas ficamos com essa impressão do segundo tempo, que realmente mudamos nosso comportamento — explicou o auxiliar Evandro Fornari.

E, de quebra, Matheus Henrique também não rendeu tanto mais adiantado, apesar de ter qualidade para tal. As principais chances vinham em avanços rápidos com Léo Chú. O primeiro gol do Ceará saiu em jogada na entrelinha gremista decorrente da marcação alta.

Brenno chutou para frente, mas a bola voltou. Thiago Santos tentou antecipar Pedro Naressi, mas errou. Cléber dominou, fez o pivô e trabalhou por ali com Saulo Mineiro até receber de frente para o gol. O chute saiu fraco, mas desviou em Ruan e impediu qualquer chance de defesa para Brenno.

Aí, logo na sequência, veio um segundo erro capital no placar. Ruan tentou um chapéu em Cléber após a bola ficar viva no meio-campo. O centroavante ganhou no corpo, girou e acionou Naressi na velocidade. Em quatro toques na bola, gol do Ceará.

O lateral-direito Vanderson daria fôlego ao Grêmio no jogo com um golaço em iniciativa individual. Passou por dois marcadores com um bonito drible e tabelou com Matheus Henrique, este dentro da área.

Três mudanças no intervalo deixaram o Grêmio mais leve e mais protagonista no jogo. Jean Pyerre, Cortez e Jhonata Robert entraram nas vagas de Lucas Silva, Diogo Barbosa e Léo Pereira, respectivamente. E o Tricolor melhorou seu volume.

Em uma bola que ia pela linha de fundo mas foi salva por Vanderson na defesa, veio o empate. Léo Chú recebeu no campo defensivo ainda, protegeu e iniciou uma arrancada que só parou com o cruzamento, ao lado da área, e o toque de Ricardinho para o gol.

A partida transcorreu mais equilibrada para o Grêmio, com chances de gol desperdiçadas com Cortez e Chú pela esquerda e também com defesas decisivas de Brenno.

O goleiro caminhava para fazer mais um dos seus grandes jogos da temporada. Mas mostrou que a juventude ainda aparece — como no caso de Ruan. Ambos seguem o roteiro natural da oscilação e quem tem na aposta em jovens como política precisa cumprir esses percalços.

Em jogada rápida após cobrança de escanteio, Brenno pediu impedimento de Gabriel Lacerda. A bola se ofereceu para Jorginho após explodir na trave. E na hora da finalização o goleiro estava de costas para a jogada.

Não muda nada da análise da temporada até agora do goleiro. Mas continuasse no lance ao invés de pedir impedimento, Brenno poderia ter impedido o terceiro gol.

A primeira derrota da era Tiago Nunes encerra a invencibilidade que vinha desde antes da chegada do treinador. Os 13 jogos sem perder, 10 deles com o comandante no banco de reservas.



Na próxima quarta, o Tricolor encara o Brasiliense, pela terceira fase da Copa do Brasil, na Arena. O elenco ainda treina nesta segunda-feira em Fortaleza e tem chegada prevista para o início da noite em Porto Alegre.






Grêmio, Análise, Derrota, Brasileirão, Erros, Ceará, Imortal

VEJA TAMBÉM
- Alex Telles pode deixar o Botafogo e já interessa a Palmeiras, Cruzeiro e Grêmio
- Você sabia? Grêmio perdeu jogadores importantes em 19 lesões diferentes em 2026
- Grêmio e São Paulo avaliam contratação de Marino




Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

10/6/2026


9/6/2026