Douglas Costa, Rafael Borré, Soteldo... O Grêmio mira alto em seus esforços no mercado em busca de reforços. O Tricolor planeja, sim, destinar mais recursos para investir "forte" na montagem do elenco em 2021. Mas todo e qualquer investimento "de peso" depende diretamente do que acontecer na Arena a partir das 19h15 desta quarta-feira.
A equipe de Renato Portaluppi – ainda sem o treinador, que se recupera de quadro de Covid-19 – precisa vencer o Independiente del Valle para avançar à fase de grupos da Libertadores. A vaga é sinônimo de "aval" para abrir os cofres e avançar no projeto por negociações de maior impacto.
Ao mesmo tempo, uma eliminação precoce para disputar a Copa Sul-Americana tem o efeito contrário. Fontes da diretoria consultadas pelo ge garantem que o clube reduzirá os investimentos previstos para a temporada em caso de queda para o del Valle.
Há quem fale até em aumentar as saídas para enxugar gastos. Isso, mesmo que o orçamento desenhado pelo clube, considerado "conservador", sequer preveja receitas provenientes da classificação. O Grêmio estima que receberá mais R$ 12 milhões se avançar na competição em relação a um cenário com Sul-Americana.
Por todo este contexto, a diretoria optou por botar o pé no freio e reduzir o ritmo em negociações que estavam em andamento até a definição da vaga. Esta postura de cautela e calma foi adotada após a desistência de um negócio que parecia sacramentado com Borré, atacante do River Plate.
O Tricolor saiu da negociação devido à demora do colombiano em assinar o pré-contrato proposto pelo clube. O agente André Cury, intermediário da tratativa, garante que se o Grêmio quiser, é possível realizar a transferência. Mas a situação não está em análise no momento.
A partir daí, Soteldo passou a ganhar força. O clube fez uma sondagem, o nome agrada muito o departamento de futebol. Mas o negócio é complicado: há uma disputa entre Huachipato e Santos na Fifa. E o valor pelo venezuelano é alto, cerca de 5 milhões de dólares por 50%.
Mas o principal nome em vista da diretoria gremista é o de Douglas Costa. O próprio técnico Renato Portaluppi admitiu que já conversou com o jogador. E o atacante manifestou o desejo de retornar ao Grêmio. Tanto que ele trata com a Juventus, da Itália, sobre uma possível liberação na metade do ano.
Dentro do Grêmio, ao mesmo tempo, existe um receio sobre a condição física de Douglas. A intenção do clube seria amarrar um acordo que condicione o investimento alto à participação em jogos.
Qualquer resolução, no entanto, só seria para o verão europeu, quando acaba o empréstimo de Douglas ao Bayern. O atacante tem valores a receber da Juventus, com a qual tem contrato até o meio de 2022, o que poderia facilitar a situação.
Mas todos esses nomes só serão tratados com mais força após – e se – o Grêmio avançar contra o del Valle. E são poucos dias até o prazo de enviar a lista definitiva para a fase de grupos.
Até o momento, o clube anunciou dos reforços: o lateral-direito Rafinha e o volante Thiago Santos. Ambos devem estrear no Campeonato Gaúcho na sexta, contra o Caxias, ou no domingo, contra o Novo Hamburgo.
Grêmio e Independiente del Valle se enfrentam às 19h15 desta quarta-feira, na Arena, pelo jogo da volta da terceira fase da Libertadores. Após perder a ida por 2 a 1, o Tricolor precisa vencer por 1 a 0 para avançar à fase de grupos.
Comentários
Comentários (2)
O Borre não veio porque o Diego Souza não pode ficar no banco
Porque Soteldo ,e porque não Borre e muito mais jogador
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio acumula R 24 milhões em perdas após seis meses sem patrocinador máster na camisa
Fragilidades defensivas expõem Grêmio a nova derrota e aproximam equipe da zona de rebaixamento
Atacante do Grêmio recebe sondagens do Brasil e do exterior e pode deixar o clube
Em pausa para a Copa, Grêmio inicia intertemporada e planeja reforços
Alex Telles pode deixar o Botafogo e já interessa a Palmeiras, Cruzeiro e Grêmio
Você sabia? Grêmio perdeu jogadores importantes em 19 lesões diferentes em 2026
Grêmio e São Paulo avaliam contratação de Marino
Ricardo Pereira na mira do Grêmio: reforço estratégico para a lateral direita em avaliação
Grêmio registra déficit de R 124 milhões no 1º trimestre