1Win

Renato tenta fazer (mais) história pelo Grêmio e pode se tornar 3º técnico tri da Copa do Brasil

Treinador do Grêmio tem duas conquistas e pode chegar ao terceiro título contra o Palmeiras, no domingo; Felipão é o recordista com quatro títulos, seguido por Mano, com três


Fonte: Globo Esporte

Renato tenta fazer (mais) história pelo Grêmio e pode se tornar 3º técnico tri da Copa do Brasil
Foto: Lucas Uebel
Além de ampliar a lista de conquistas – e sua idolatria – pelo Grêmio, Renato Portaluppi também persegue uma marca pessoal neste domingo, às 18h, na final da Copa do Brasil contra o Palmeiras no Allianz Parque. Se conduzir o Tricolor ao hexa, o técnico conquistará a competição pela terceira vez no comando de uma equipe.

Ele igualará Mano Menezes como o segundo treinador com mais títulos na competição e encostará em Luiz Felipe Scolari. Felipão é o primeiro do ranking, com quatro conquistas. Mas a missão gremista é árdua.

O Grêmio precisa vencer por dois ou mais gols de diferença para conquistar o hexa da Copa do Brasil. Se a vitória for por um gol de diferença, a decisão vai para os pênaltis

O ídolo gremista foi campeão da Copa do Brasil pela primeira em 2007, quando comandava o Fluminense. Depois, ele conduziu o Grêmio ao fim do jejum de 15 anos sem títulos nacionais com a conquista do penta, em 2016.

Neste domingo, Renato pode chegar ao terceiro título e ainda alcançar mais uma marca emblemática, entre tantas pelo clube gaúcho. O treinador pode se tornar o único técnico bicampeão da Copa do Brasil pelo Grêmio.

Top-3 técnicos campeões

Felipão: 4 títulos

Mano Menezes: 3 títulos

Renato e Levir Culpi: 2 títulos

O líder do ranking de campeões é Luiz Felipe Scolari, com quatro títulos — ganhou as edições de 91 com o Criciúma, 94 com o Grêmio e 98 e 2012 com o Palmeiras.

Logo depois vem Mano Menezes, na sua colocação, com três conquistas – duas pelo Cruzeiro em 2017 e 2018, e outra pelo Corinthians em 2009. Junto a Renato está Levir Culpi, com duas taças por Cruzeiro, em 96, e Atlético-MG, em 2014 . O técnico do Grêmio pode igualar Mano caso seja campeão.

Estamos em mais uma final. Não é pouca coisa. É uma competição nacional, todo mundo quer. O mais importante é que temos mais 90 minutos pela frente. Sabemos que temos condições de reverter. É um jogo difícil para a gente. Tudo pode acontecer.
— Renato Portaluppi

Estes citados são os únicos a ter mais de um título da competição. A lista depois tem diversos nomes, como Tiago Nunes, campeão com o Athletico em 2019, e Vanderlei Luxemburgo, no comando do Cruzeiro em 2003, e Carlos Alberto Parreira, pelo Corinthians em 2002.

Pelo Grêmio, são cinco técnicos diferentes. Além de Felipão e Renato, já citados, Cláudio Duarte foi campeão em 1989, Evaristo de Macedo foi o comandante de 97 e Tite liderou a equipe de 2001. Renato pode ser o primeiro a ganhar duas vezes a Copa do Brasil pelo Grêmio.

Em busca de ampliar sua dinastia no clube em que é ídolo máximo, Renato também pode subir no ranking de técnicos com mais títulos na história do Grêmio.

O treinador soma sete títulos e está empatado com Felipão como terceiro técnico mais vencedor pelo clube. Oswaldo Rolla soma 10 conquistas na década de 50, seguido por Telêmaco de Lima, com oito na década de 30. Mas todas em âmbito estadual ou até mesmo de Porto Alegre.

Levados em conta apenas títulos nacionais ou internacionais, Felipão é o treinador com mais taças: são quatro (Copa do Brasil de 1994, Libertadores de 1995, Brasileirão e Recopa Sul-Americana de 1996). Renato vem logo atrás, em segundo, com três (Copa do Brasil de 2016, Libertadores de 2017 e Recopa Sul-Americana em 2018).




Grêmio, Renato Gaúcho, História, Copa do Brasil

VEJA TAMBÉM
- Grêmio ganha do Estudiantes com um a menos e conquista primeira vitória na Libertadores
- Tricolor escalado para o jogo contra o Estudiantes
- Grêmio confiante para a Libertadores, e as lesões intermináveis





Comentários



Eu acredito em ti Grêmio

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

26/4/2024



25/4/2024