1Win

Grêmio recupera confiança para final e aposta em retrospecto de Renato nos mata-matas

Ambiente interno do clube tem mobilização diária nas últimas semanas para focar na conquista da sexta Copa do Brasil. Decisão começa nesta noite contra o Palmeiras, na Arena


Fonte: Globo Esporte

Grêmio recupera confiança para final e aposta em retrospecto de Renato nos mata-matas
Foto: Lucas Uebel
As últimas semanas para o Grêmio foram de foco - quase - total na Copa do Brasil. Internamente, o clube entende que retomou a confiança, com uma mobilização diária. Ao mesmo tempo, aposta no retrospecto amplamente positivo de Renato em mata-matas para encarar o Palmeiras neste domingo, na Arena, às 21h, pelo duelo de ida da final.

Fontes da diretoria gremista relataram uma mobilização em todos os dias das últimas semanas para que o clube, de ponta a ponta, estivesse confiante para a decisão. Além disso, dirigentes e comissão técnica se reuniram inúmeras vezes com o elenco para dedicar atenção especial na disputa.

— Há um foco forte nesse sentido, para quem está no meio organizar uma bela participação. Não será o Grêmio que por vezes no Brasileiro está vacilando. Será o Grêmio efetivamente que tem que ganhar uma Copa e vai fazer o esforço nesse sentido — disse o presidente Romildo Bolzan Júnior no dia 19 de fevereiro à GrêmioTV.

Afinal, o Grêmio utilizou as últimas rodadas do Brasileirão para preparar o time. Foi assim, por exemplo, na penúltima rodada, quando venceu o Athletico-PR. No encerramento da competição, Renato mandou um elenco reserva e recheado de garotos para enfrentar o Bragantino. Os titulares e o próprio treinador ficaram em Porto Alegre com foco total no Palmeiras.

Contra o Furacão, Renato fez testes na escalação e saiu da Arena com duas certezas: Paulo Victor e Paulo Miranda serão titulares contra o Verdão. Ambos ganham as vagas na equipe de Vanderlei e Rodrigues, respectivamente.

Os números do treinador

Com as bases fortalecidas internamente, o Grêmio também aposta na figura de Renato Portaluppi para a decisão. Afinal, o técnico ostenta um desempenho de 76,7% em confrontos eliminatórios.

Desde sua chegada em setembro de 2016, Renato encarou 43 duelos deste tipo, venceu 33 e perdeu os outros 10. O mais recente para o Santos, nas quartas de final da Libertadores.

O Palmeiras, aliás, é a terceira equipe que Renato mais vezes eliminou desde 2016. Foram duas vezes. A primeira pelas quartas de final da Copa do Brasil, em 2016, e a outra nas quartas de final da Libertadores de 2019.

Considerando finais, ou seja, valendo taça, Renato só perdeu o título em duas ocasiões. A primeira para o Real Madrid, no Mundial de 2017, e a outra para o Caxias, na final do primeiro turno do Gauchão de 2020.

Considerando os resultados partida a partida nos mata-matas, o rendimento do técnico atinge 65,4%. Foram 80 jogos no total, com 46 vitórias, 19 empates e 15 derrotas. Sob o comando de Renato, o Grêmio não sofreu gols em 44 jogos eliminatórios (55%).

Renato em mata-matas pelo Grêmio (desde 2016)

43 confrontos eliminatórios

Venceu 33

Perdeu 10

80 jogos totais

46 vitórias

19 empates

15 derrotas

121 gols marcados (média de 1,51 gols por jogo)

52 gols sofridos (média de 0,65 gols sofridos por jogo)

*Dados do Espião Estatístico do ge


São oito títulos ao todo: uma Copa do Brasil (2016), uma Libertadores (2017), uma Recopa Sul-Americana (2018), uma Recopa Gaúcha (2019), três Campeonatos Gaúchos (2018, 2019 e 2020) e o segundo turno do estadual de 2020.

Dois jogos não entram nessa contagem. O mais recente foi o empate em 1 a 1 no início de 2020 com o Pelotas, pela Recopa Gaúcha, perdendo a taça nos pênaltis. O técnico era Thiago Gomes, do time sub-23.

No jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil de 2016, contra o Palmeiras, Renato foi expulso e ficou fora da primeira semifinal, diante do Cruzeiro. O time, então, foi comando pelo auxiliar Alexandre Mendes.

Grêmio e Palmeiras iniciam a final da Copa do Brasil a partir das 21h deste domingo, na Arena. A segunda e decisiva partida está marcada para o domingo que vem, às 18h, no Allianz Parque.






Grêmio, Confiança, Copa do Brasil

VEJA TAMBÉM
- Grêmio perde para o Vasco em São Januário na estreia do Brasileirão
- Tricolor escalado para o jogo contra o Vasco
- Veja a provável escalação do Tricolor para o jogo de hoje





Comentários



Rich Bronaut     

Hoje o JP vai acabar com o Palmeiras... Passes para gols e gol de falta! Dá-lhe Imortal Tricolor!

Davi Oliveira     

É hoje que vamos tomar 3 gols apenas no primeiro tempo.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

16/4/2024

































15/4/2024