Da festa de título para a final: Copa do Brasil forja nova leva de guris do Grêmio

Nomes como Matheus Henrique e Pepê, que foram para as ruas de Porto Alegre comemorar título da Libertadores, disputam primeira decisão nacional


Fonte: Globo Esporte

Foto: Lucas Uebel
O título em jogo foi o primeiro passo e uma série vitoriosa — e ainda em andamento — do Grêmio. Foi também o cenário para nomes jovens se firmarem como ídolos dos torcedores. A nova leva de "guris", de Jean Pyerre, Matheus Henrique, Pepê, Darlan e Ferreira, entre outros, agora vê essa possibilidade pela frente.

O time titular gremista deve ter Matheus Henrique e Pepê. Jean Pyerre pode ficar fora para privilegiar uma ideia de mais combate no meio-campo, com outro volante. Mas o camisa 10 também está cotado para iniciar. Ferreira é alternativa ofensiva de Renato.

No geral, esses garotos estão no elenco principal desde 2018 e não participaram das grandes conquistas recentes. Matheus e Pepê foram para a festa do título da Libertadores de 2017 junto com a torcida, na avenida Goethe, tradicional ponto de comemoração em Porto Alegre. Ferreira, por exemplo, estava no alojamento da base.

A campanha tem, claro, jogadores experientes envolvidos. Mas dos sete gols marcados pelo Grêmio na competição, quatro com participação direta de jovens. São dois anotados por jogadores da base — Isaque e Jean Pyerre —, e outras duas assistências de Pepê para Diego Souza — o atacante também deu o passe para o gol de Isaque.

Ajuda deles sem dúvida é fundamental, não só para essa final, mas para o ano todo. Sem esses garotos, o Grêmio estaria em situação muito difícil dentro do campo e financeiramente.
— Renato Portaluppi

Até agora, os "guris do Grêmio" haviam chegado no máximo a semifinais de Libertadores e Copa do Brasil, mas com derrotas — Pepê inclusive perdeu pênalti contra o Athletico, em 2019. Nos últimos anos, o Tricolor conquistou o tricampeonato estadual.

A Copa do Brasil de 2016, por exemplo, foi decidida com três dos quatro gols marcados nas finais contra o Atlético-MG feitos por jovens com passagens pela de base. Pedro Rocha fez dois gols e Everton fechou o placar do 3 a 1 no Mineirão. Na Arena, Bolaños completou cruzamento do Cebolinha.

Luan seria coroado Rei da América no ano seguinte, que teve também gol de Cebolinha na semifinal do Mundial de Clubes. Ou seja, os atletas da base tiveram papel decisivo nas conquistas e aprofundaram a identidade com o Grêmio antes de seguir seus caminhos. Pedro Rocha no Spartak Moscou, Everton no Benfica, Luan no Corinthians, entre outros.

— É quase um privilégio. Para nós é especial, vai ser minha primeira vez, a primeira do Pepê, do Jean. Uma final nacional de um campeonato nível máximo. Então sabemos do peso e desfrutamos ao mesmo tempo porque tem jogadores consagrados, de nome, que não disputaram final e não tem uma Copa do Brasil. A gente está tendo esse privilégio de disputar e se Deus quiser ser campeão — destacou Matheus Henrique ao ge.

A lista tem outros nomes, como o zagueiro Rodrigues, que também pode começar na Arena, e o volante Darlan, opção no banco. Mas igualmente campeões em caso de título.

No elenco, são 12 jogadores com algum estágio de formação no clube, Rodrigues retirado da conta porque já chegou para o time sub-23. Alguns nomes tiveram passagens rápidas pelo sub-20, como Matheus Henrique e Isaque, mas fizeram jogos da categoria.

Para o jogo de domingo, o Grêmio se prepara dividido. Apesar do jogo nesta quinta, contra o Bragantino, pela última rodada do Brasileirão, os titulares e o técnico Renato Portaluppi ficaram em Porto Alegre para trabalhar de olho no Palmeiras. Como prova de fogo para esses jovens com importância reservada no elenco.






Grêmio, Destaques, Base

LEIA TAMBÉM: Pedro Geromel treina normalmente e vê retorno aos gramados se aproximar

Com legado vitorioso, Renato se despede do Grêmio após trajetória vitoriosa





Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

20/4/2021


Novo treinadaor? - 18:02 (0)

Como Tiago Nunes montará o Grêmio?















19/4/2021