Ex-goleiros históricos do Grêmio avaliam disputa entre Vanderlei e Paulo Victor

Renato deixou aberta a titularidade para decisão contra o Palmeiras


Fonte: GZH

Montagem com fotos de Marco Favero
A escalação de Paulo Victor diante do Athletico-PR neste domingo (21), na Arena, pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro, foi vista inicialmente como uma ideia de preservar Vanderlei dentro da rotação do elenco a uma semana da final da Copa do Brasil.

Após a vitória de 1 a 0, no entanto, o próprio técnico Renato Portaluppi deixou aberta a disputa pela titularidade do gol do Grêmio para decisão contra o Palmeiras.

Ouvimos três goleiros que fizeram história no Grêmio. Danrlei, Galatto e Mazaropi opinaram sobre a disputa pela vaga na equipe que vai buscar o hexa da Copa do Brasil diante do Palmeiras.

1) Quais vantagens e perigos de ter dúvida no perto de uma final?

Danrlei

Penso que goleiro tem que jogar. Se a intenção do Renato for colocar o Paulo Victor na Copa do Brasil, tem que jogar quinta-feira. Não sei como pensa a atual comissão, mas eu Danrlei pediria para jogar. Penso que tem que jogar quinta-feira o goleiro de domingo, independentemente de quem for. O melhor é saber com antecedência. Comigo não funcionava deixar a dúvida para me fazer treinar mais. A insegurança tira o foco, acho. Conhecendo o Renato, tenho certeza que ele sabe quem vai jogar e os goleiros também.

Galatto

Como são bons goleiros e que conhecem os companheiros, isso pode não ser um empecilho para uma mudança. Se fosse um goleiro chegando, a falta de entrosamento seria um problema, mas não é o caso. Eu, particularmente, não gostava de revezar. Quando vai poupar, se faz para evitar um acidente de trabalho, mas eu gostava de jogar.

Mazaropi

Encaro como uma coisa natural no futebol, apesar de achar que o Renato não vai mudar, mas vejo como algo que faz parte. O treinador tem a autonomia dele de escalar e colocar quem bem entender. A gente pode até discordar, mas tem de respeitar a posição do treinador. Penso que ele não irá fazer mudança no gol, mas tudo no futebol é possível.

2) O treinador deve tomar a decisão levando em conta quem está melhor preparado para uma decisão por pênaltis?

Danrlei

O treinador deve levar em conta quem está melhor para jogar na hora de definir o titular. Não pode abrir mão de 180 minutos porque o outro está melhor para pênaltis. Se for isso, coloca o melhor nos jogos e deixa o melhor nos pênaltis para entrar nos minutos finais da segunda partida. Ele entra descansado para os pênaltis. Eu, se fosse treinador, não abriria mão de ter o meu melhor goleiro pensando nos pênaltis. Eu não acredito que o Renato trocaria de goleiro por causa disso.

Galatto

Lembro que a Holanda trocou o goleiro na Copa do Mundo de 2014 para os pênaltis (contra a Costa Rica nas quartas de final), mas isso o Renato não vai fazer. Penso que a questão dos pênaltis não vai interferir na escalação. Eu sou da opinião de que o goleiro treina e se prepara para defender os pênaltis. Os pênaltis não podem definir a situação dos 90 minutos, tem que jogar o mais completo.

Mazaropi

Pode. Ele tem que pensar em todas as hipóteses que podem ocorrer. Acho que isso é uma coisa que ele deve estar pensando também. A questão de defender pênalti ou não é muito relativo, vai muito do momento e do treinamento. Para pegar pênalti é preciso treinar bastante. Quando diziam que eu defendia, falava que era pelo que treinava. Tudo que tem relação com qualquer posição é prática e repetição de movimentos. Ele também pode pensar em todas essas variáveis. Como não tem mais o peso do gol fora, esse percentual de ter a decisão por pênaltis é aumentado.

3) Você tem preferência por um deles?

Danrlei

Eu não tenho como responder sem ver o trabalho diário. Seria uma injustiça escalar sem ver os treinos. Eu posso ter uma preferência, mas, sem o conhecimento técnico, seria injusto escolher um. É no dia a dia, nos treinos que se vê. Tem situações que apenas o treino te dá.

Galatto

Não tenho preferência. Gosto dos dois, acredito que quem entrar tem que saber o peso da camisa do Grêmio e ambos sabem. Paulo Victor está há muito no Grêmio, o Vanderlei chegou faz pouco, mas já jogou em grandes clubes.

Mazaropi

Não tenho preferência. Penso que são dois grandes goleiros. O Renato acompanha os treinos e assim é mais fácil de saber do que vendo apenas os jogos. O Vanderlei está com mais ritmo de competição, o Paulo Victor vem jogando esporadicamente. Eu acredito que ele não irá mexer, mas no futebol aquilo que é hoje pode não valer amanhã.






Grêmio, Goleiros, Opinião

LEIA TAMBÉM: Venda de Pepê ao Porto é a terceira maior da história do Grêmio; veja o ranking

LEIA TAMBÉM: Atender Renato ou manter controle? Grêmio vê impasse para próxima temporada





Comentários



Rich Bronaut     

Vanderlei.

Preto {}     

Vanderlei com certeza o Paulo vitor na hora h arrega já vimos varias vezes

Leco Silva     

Ñ pode mexer pensando em pênalti tem que entrar com o vanderlei e jogar pra vencer estão tentando colocar o foco no gol mais na verdade esta na casa mata o técnico estão tirando o foca e a responsabilidade dele que esta em campo com thaciano e o Alisson e suas escolhas pífias depois que o Alisson voltou não ganhamos de mais ninguém

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

26/2/2021


















25/2/2021