1Win

Vaga na Libertadores e teste para a Copa do Brasil: o que vale o duelo com o Furacão ao Grêmio

Renato Portaluppi pode até conquistar a vaga antecipada, mas busca encontrar uma formação já de olho no confronto com o Palmeiras pela final da Copa do Brasil


Fonte: Globoesporte.com

Vaga na Libertadores e teste para a Copa do Brasil: o que vale o duelo com o Furacão ao Grêmio
O Grêmio recebe o Athletico-PR às 18h15 deste domingo, na Arena, com chances de confirmar a classificação para a próxima edição da Libertadores. Mas o duelo pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro servirá também como uma espécie de último teste para o time de Renato Portaluppi antes das finais da Copa do Brasil.



LEIA TAMBÉM: Atender Renato ou manter controle? Grêmio vê impasse para próxima temporada


Após perder por 2 a 1 de virada para o São Paulo na última rodada, o Tricolor busca a recuperação. A campanha em 2021 é delicada. A equipe de Renato só venceu dois dos 10 jogos (2 a 1 sobre o Bahia e 5 a 2 no Botafogo), com cinco empates e três derrotas no período.

A duas rodadas do fim do Brasileirão, a necessidade de recuperação é urgente. O Grêmio está em sétimo com 56 pontos e precisa assegurar a vaga ao torneio continental, mesmo que nas fases eliminatórias. O Furacão é um perseguidor, não perde há cinco jogos e só foi derrotado uma vez no ano. Está em nono, com 50. Porém, já soma mais vitórias que os gaúchos (14 a 13).

O Santos aparece em oitavo com 53 e também tem 14 vitórias. Caso o Tricolor vença, já elimina os comandados de Paulo Autuori da disputa e torce por um tropeço do Peixe para garantir a vaga. Se o time de Cuca tropeçar contra o Fluminense (quinto lugar na tabela, com 60), o Tricolor estará classificado. Se o Grêmio empatar com o Athletico-PR, precisa que o Santos perca para os cariocas.

A matemática é fundamental, mas o desempenho em campo também precisa ser diferente. De olho nas finais da Copa do Brasil contra o Palmeiras, nos dias 28 de fevereiro e 7 de março, Renato pode promover mudanças na equipe titular.

Calculadora pela vaga

• Se o Grêmio ganhar do Athletico-PR, torce por um tropeço do Santos diante do Fluminense.
• Caso o Grêmio empate com o Furacão, o Peixe tem que perder.
• Se o Grêmio perder, a decisão pela vaga ficará para a última rodada.

Na última terça-feira, na reapresentação do elenco, Renato teve uma conversa com o grupo de jogadores. Essas conversas são corriqueiras. Mas há momentos que o comandante leva ideias de possíveis trocas na equipe e expõe aos atletas para ouvir opiniões antes de chancelar a decisão.

São três as possíveis mudanças no time. Com o retorno de Kannemann, recuperado de dores no púbis, Paulo Miranda pode desbancar Rodrigues e ganhar uma chance ao lado do argentino.

Há uma disputa aberta também na lateral esquerda, entre Diogo Barbosa e Bruno Cortez. Este tem características mais defensivas que o concorrente e pode voltar ao time para aumentar a proteção à defesa, vazada nos últimos oito jogos.

Renato ainda avalia se Jean Pyerre segue entre os titulares ou se escala Lucas Silva ao lado de Maicon e Matheus Henrique. O treinador já optou pelo tripé de volantes em outros momentos da temporada, diante da ausência do camisa 10.



Por isso, a escalação e o desempenho da equipe podem definir o time para o primeiro jogo contra o Palmeiras, no próximo domingo. Até porque a última rodada do Brasileirão, diante do Bragantino, será na quinta-feira, apenas três dias antes da decisão. A tendência, inclusive, é que o Tricolor se despeça do Brasileirão com reservas.






Grêmio, Brasileirão, Vaga, Athletico, Copa do Brasil, Imortal

VEJA TAMBÉM
- Grêmio perde para o Vasco em São Januário na estreia do Brasileirão
- Tricolor escalado para o jogo contra o Vasco
- Veja a provável escalação do Tricolor para o jogo de hoje





Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

18/4/2024























17/4/2024