Desde 2010, Gauchão teve 18 disputas de pênalti em fases decisivas

Campeonato foi decidido na marca da cal em duas edições; Inter é o time com melhor aproveitamento


Fonte: Diário Gaúcho

Inter foi campeão gaúcho nos pênaltis, em 2011, contra o Grêmio
Foto: Mauro Vieira / Agencia RBS


O Gauchão entra na sua fase decisiva a partir desta quarta-feira. E, para muita gente – especialmente os torcedores de times que não estão jogando –, uma das expectativas é acompanhar decisões por pênaltis: quem não gosta de ver duas equipes rivais disputando uma vaga na série de cobranças, com todo o nervosismo de jogadores e torcedores? Pois, no Gauchão, decisões por pênaltis têm sido comuns desde 2010.

Nos últimos cinco campeonatos, em 18 oportunidades os times precisaram recorrer à marca da cal para saber quem seguiria adiante – em quatro destes casos, os pênaltis também decidiram títulos de turno ou do próprio Gauchão.

Alguns dados chamam a atenção ao se analisar os jogos que foram definidos nos pênaltis nas últimas cinco temporadas: o clube que mais teve decisões assim foi o Grêmio, com sete jogos. E o Tricolor é também quem mais perdeu nas séries, com quatro derrotas – incluindo aí a finalíssima do Gauchão 2011, quando foi derrotado pelo Inter.

E é o Colorado o time de melhor desempenho nas séries definitivas. Com cinco disputas nos pênaltis desde 2010, o Inter tem quatro vitórias e apenas uma derrota – para o Cruzeiro, nas quartas de final do primeiro turno em 2011. Os títulos estaduais de 2011 e 2013 foram conquistados nas cobranças, contra Grêmio e Juventude.

Outro time que costuma se sair bem nos pênaltis é o Caxias: se hoje os grenás choram o rebaixamento à Divisão de Acesso, nos últimos anos a equipe se acostumou a ter bom desempenho na hora decisiva. Foram seis definições nos tiros livres, com quatro vitórias e duas derrotas, para Ypiranga, em 2010, e Grêmio, na final do primeiro turno de 2011. O time da Serra conquistou o primeiro turno do Gauchão 2012 sobre o Novo Hamburgo nos pênaltis, em pleno Estádio do Vale.

Confira os números:


LEIA TAMBÉM: Pela primeira vez, Felipão deve repetir escalação no Campeonato Brasileiro

E MAIS: Vanderson é punido pelo STJD, mas não será desfalque do Grêmio no Brasileirão




Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

24/9/2021

















23/9/2021






Opinião!! - 15:20 (0)

Coincidências dos 10