Grêmio encara o Palmeiras para entrar no G-4 do Brasileirão

Tricolor defende invencibilidade de 14 jogos na competição


Fonte: Zero Hora

Grêmio e Palmeiras se enfrentam na noite desta sexta-feira (15), às 21h30min, pela 30ª rodada do Brasileirão, na Arena Palmeiras, o palco da grande decisão da Copa do Brasil. Na quinta-feira, a CBF realizou o sorteio que determinou que o primeiro jogo da final do torneio de mata-mata será em Porto Alegre com a volta em São Paulo. As datas das partidas dependem da definição da Libertadores entre o Alviverde e o Santos.



Caso o Peixe seja campeão da Libertadores, a Copa do Brasil será decidida em 11 e 17 de fevereiro. Se o Palmeiras conquistar a América e, consequentemente, garantir vaga no Mundial de Clubes, as finais do torneio nacional serão transferidas para os dias 28 de fevereiro e 7 de março.

Os técnicos Renato Portaluppi e Abel Ferreira estiveram presentes na cerimônia realizada pela CBF demonstrando um clima de cordialidade com brincadeiras do português, de 42 anos, sobre o fato de Renato, 58, ser mais velho e ter alguns cabelos brancos. O gremista devolveu dizendo que o futebol brasileiro logo deixará o português também grisalho. Os dois ainda trocaram elogios sobre os trabalhos feitos em Grêmio e Palmeiras.

— O Abel vem fazendo um trabalho maravilhoso, rapidamente. Até dei os parabéns para ele, é importante um treinador estrangeiro chegar e ter sucesso. Ele conhece bem a equipe do Grêmio, como o Grêmio conhece bem o Palmeiras — disse Renato.

— O Renato tem um trabalho extraordinário no Grêmio e não é por acaso. Quatro, cinco anos, com Copa do Brasil, Libertadores, Recopa. É fruto de continuidade, acreditar no que faz, mas saber que o caminho está sendo bem feito. Parabéns pelo trabalho que vem sendo feito no Grêmio — devolveu o português.

Antes do sorteio, Renato havia manifestado sua preferência de que jogo de volta da Copa do Brasil fosse em Porto Alegre. Com o desejo não realizado, o treinador garantiu que a ordem do confronto não mudará sua estratégia para a final.

— Gostaria de decidir em casa, mas o importante é que não tem o gol qualificado, então depende muito também do primeiro jogo. Não vamos mudar nossa forma de jogar, fica ainda mais difícil querer mudar em cima de uma decisão. Vamos jogar dessa mesma forma. O Grêmio conhece muito bem como o Palmeiras joga, e eles conhecem como a gente atua. Vão ser 180 minutos de muito futebol — projetou.

Para a prévia da final da Copa do Brasil nesta noite, o Palmeiras deverá ter um time modificado em relação ao que obteve a vaga na final da Libertadores diante do River Plate. O treinador português admitiu dificuldade com o calendário brasileiro e ressaltou sua necessidade de aproveitar todo o elenco. Na segunda-feira (18), o Alviverde voltará a campo para o clássico com o Corinthians, também pelo Brasileirão. Pela sequência de jogos, o clube chegou a criar um "grupo de apoio" formado por 13 garotos do sub-20 que irão treinar no CT principal para serem usados por Abel Ferreira quando necessário

— É importante a parte física, a tática e a mental também. Nessa sequência não tínhamos quase tido folga e isso é importante. Temos de procurar gerir a energia para estarmos em cada jogo com a máxima força. Por isso, não aceito quando dizem que o treinador mexeu muito no time. Quem está no Palmeiras tem qualidade. Estar em três competições é duro, exige uma capacidade de superação enorme, mas prefiro estar disputando do que assistindo no sofá — completou.

Ainda que a Copa do Brasil desperte maior atenção, o jogo desta noite é importante para os futuros de Grêmio e Palmeiras no Brasileirão. O Tricolor, que inicia diante dos paulistas uma sequência de quatro confrontos diretos com times da parte de cima da tabela - enfrentará Atlético-MG, Inter e Flamengo depois -, busca a vitória para entrar no G-4. Para permanecer ao final da rodada, dependerá de um tropeço de Atlético-MG ou Flamengo. Com empate, o time gaúcho até poderá ficar entre os quatro primeiros, mas precisará de uma derrota do Flamengo para o Goiás, na próxima segunda-feira. O Palmeiras atualmente é o sexto colocado e ultrapassará o Grêmio se for vitorioso nesta noite.

Luta para entrar no G-4
Grêmio: 49 pontos (5º)
Palmeiras: 47 pontos (6º)

Grêmio
Vitória: entra no G-4 e torce para Atlético-MG ou Flamengo tropeçar
Empate: entra no G-4 e torce para o Flamengo perder
Derrota: não entra no G-4 e será ultrapassado pelo Palmeiras

Palmeiras
Vitória: passa o Grêmio, entra no G-4 e torce para o Flamengo não vencer
Empate: segue em sexto, mas poderá passar o Grêmio se vencer o Corinthians na segunda-feira
Derrota: fica em sexto



Os adversários

Flamengo (4º) enfrenta o Goiás fora, segunda-feira
Atlético-MG (3º) recebe o Atlético-GO, domingo

Grêmio, Campeonato Brasileiro, Palmeiras

LEIA TAMBÉM: Venda de Pepê ao Porto é a terceira maior da história do Grêmio; veja o ranking

LEIA TAMBÉM: Atender Renato ou manter controle? Grêmio vê impasse para próxima temporada





Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

3/3/2021







CAMPEONATO GAÚCHO - 19:10 (0)

TRICOLOR ESCALADO! VEJA O TIME DO GRÊMIO












2/3/2021