1Win

Grêmio supera ano de transição no elenco e inicia 2021 com 10ª final em quatro anos

Depois de eliminação com goleada na Libertadores mais uma vez, equipe se recupera e acaba 2020 com plantel consolidado para o fim da temporada, em fevereiro


Fonte: Globoesporte.com

Grêmio supera ano de transição no elenco e inicia 2021 com 10ª final em quatro anos
Técnico Renato Portaluppi em meio à festa dos gremistas no Morumbi — Foto: Lucas Uebel/DVG/Grêmio
O Grêmio adentra 2021 com mais um final à vista, a 10ª nos últimos quatro anos sob o comando de Renato Portaluppi. Mas o ano de 2020 não terminou exatamente da forma como começou e se desenhou diante da pandemia do coronavírus.



Em meio a uma reformulação no elenco, o Tricolor teve mais um título do Gauchão, apreensão econômica e uma nova eliminação com goleada na Libertadores.

A classificação para a decisão da Copa do Brasil encaminha um ambiente de otimismo para os próximos dois meses, ao passo que consolida a transição citada por direção e comissão técnica ao longo do ano que acabou.

Esta reformulação no grupo ocorre na maioria dos clubes de futebol. Mas é preciso salientar que, especificamente no Grêmio, o clube se mantém competitivo independentemente de quem veste o uniforme.

Entra ano, sai ano, o desempenho pode não se repetir e mesmo assim a equipe se mantém em posição de destaque.

— Claro que aconteceu a venda do Everton, foi extremamente importante para mantermos a solidez (financeira). Mas não dá para esquecer que mesmo assim estamos competindo. Os conceitos do clube estão presentes: o equilíbrio econômico, de formação, de sempre disputar. Estamos chegando porque competimos — reforçou o presidente Romildo Bolzan Júnior em entrevista após eliminar o São Paulo.

Com a transição agora consolidada pelos resultados, o Grêmio vai para sua 10ª final nos últimos quatro anos. Desde a chegada de Renato, o clube foi campeão da Copa do Brasil, Libertadores, Recopa Sul-Americana e três vezes do Gauchão.

> As nove finais do Grêmio nos últimos quatro anos:

Copa do Brasil (2016) - Atlético-MG 1x3 Grêmio / Grêmio 1x1 Atlético-MG - CAMPEÃO
Libertadores (2017): Grêmio 1x0 Lanús-ARG / Lanús-ARG 1x2 Grêmio - CAMPEÃO
Mundial (2017): Grêmio 0x1 Real Madrid - VICE-CAMPEÃO
Recopa Sul-Americana: Independiente 1x1 Grêmio / Grêmio 0(5)x(4)0 Independiente - CAMPEÃO
Gauchão (2018): Grêmio 4x0 Brasil-Pel / Brasil-Pel 0x3 Grêmio - CAMPEÃO
Gauchão (2019): Inter 0x0 Grêmio / Grêmio 0(3)x(2)0 Inter - CAMPEÃO
1º turno gaúcho (2020): Caxias: 1x0 Grêmio - VICE-CAMPEÃO
2º turno gaúcho (2020): Grêmio 2x0 Inter - CAMPEÃO
Gauchão (2020): Caxias 0x2 Grêmio / Grêmio 1x2 Caxias - CAMPEÃO



As mudanças no elenco

De dezembro de 2019 até o fim de 2020, 19 jogadores saíram do clube, enquanto 10 foram contratados. Há mais nove garotos que subiram para a equipe principal: os laterais Vanderson e Guilherme Guedes, o zagueiro Ruan, o volante Lucas Araújo, os meias Isaque e Rildo e os atacantes Ferreira, Fabrício e Guilherme Azevedo.

A mudança no grupo fica ainda mais evidente com o fato de que apenas Geromel, Kannemann e Maicon são remanescentes do pentacampeonato da Copa do Brasil, em 2016. Do tri da Libertadores em 2017, soma-se só Bruno Cortez e Paulo Victor.

Quem saiu: Luan, Guilherme, Rafael Thyere, Kaio, Michel, Thonny Anderson, Léo Moura, Felipe Vizeu, Diego Tardelli, Rômulo, Rafael Galhardo, Capixaba, Madson, Marcelo Oliveira, André, Luciano, Everton Cebolinha, Caio Henrique e Thiago Neves.
Quem chegou: Vanderlei, Orejuela, Victor Ferraz, Diego Souza, Robinho, Everton, Luiz Fernando, Churín, Pinares e Diogo Barbosa.

— É mais uma prova que o trabalho é muito bom. Modificamos bastante o grupo, estamos contratando jogadores que o clube tem condições de contratar, formando os garotos que têm nos dado alegria. Mudamos, vendemos, vamos chegando o tempo todo. Sempre com os pés no chão — comemorou Renato Portaluppi.



Com a competitividade de volta, o desafio do Grêmio agora está posto: voltar a ser campeão de uma grande competição. Em fevereiro, enfrenta o Palmeiras na final da Copa do Brasil. Até lá, seguirá na disputa para subir na tabela do Brasileirão. De folga, o grupo se reapresenta na próxima segunda-feira.

Grêmio, Copa do Brasil, Imortal

VEJA TAMBÉM
- Grêmio perde para o Vasco em São Januário na estreia do Brasileirão
- Tricolor escalado para o jogo contra o Vasco
- Veja a provável escalação do Tricolor para o jogo de hoje





Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

20/4/2024






19/4/2024