Torcida mista, queda de peso e muita polêmica: a agitada 1ª fase do Gaúcho

Fase classificatória também teve destaque para veteranos em campo e "chiliques" em lances que deram o que falar. GloboEsporte.com listou alguns desses momentos


Fonte: globoesporte.com

E a primeira fase do Gauchão chegou ao fim. Foram 120 jogos e um total de 244 gols marcados em 15 rodadas disputadas em pouco mais de dois meses. Ao término dos embates, no último domingo, ficaram definidos os confrontos das quartas de final - Inter x Cruzeiro-RS, Grêmio x Novo Hamburgo, Ypiranga x Lajeadense, e Brasil de Pelotas x Lajeadense - e o último rebaixado, o Caxias, que se junta a Avenida e União Frederiquense na disputa da Divisão de Acesso. O Grená, por sinal, foi a última equipe fora da dupla Gre-Nal a conquistar estadual, em 2000.

A frieza dos números e dos resultados dentro de campo, porém, é pouco para retratar o primeiro turno do estadual. Enquanto as oito equipes classificadas às quartas se preparam para os confrontos que se iniciam já nesta quarta-feira, e os rebaixados tentam entender os motivos para a queda, o GloboEsporte.com preparou uma lista com os destaques do primeiro turno do Gauchão. Há de tudo. Artilheiro, golaço, veteranos dando show, e até a ira de estrelas.

> Confira os destaques do primeiro turno abaixo:

CAMPEÃO
Logo na primeira rodada, um campeão. E com direito a muita emoção e decisão na disputa de pênaltis. A estreia de Lajeadense e Inter no Gauchão, em confronto disputado na Arena Alviazul, marcou a decisão da Recopa Gaúcha, competição que reúne os vencedores do Campeonato Gaúcho e da Copa FGF do ano anterior. Após o empate em 1 a 1 no tempo normal, o goleiro Luiz Müller defendeu duas cobranças e deu o título à equipe de Lajeado.

PINTURA
Famoso por muita disputa, entradas duras e equipes aguerridas dentro de campo, o Campeonato Gaúcho também ficou marcado por lances de plasticidade em 2015. Como a pintura de Jô, do São José, no 4 a 4 com o Inter, no Beira-Rio, pela 2ª rodada. Já no final da partida, o atacante emendou uma bicicleta da entrada da área e encobriu Alisson para garantir o empate fora de casa.

VETERANOS
A experiência de atletas consagrados no futebol nacional teve presença forte na montagem dos elencos dos clubes do interior para o Gauchão 2015. Aos 34, Josiel defendeu o União Frederiquense. Souza, 36 anos, vestiu as cores do Passo Fundo. Pereira, 35, do Juventude. O melhor exemplo dessa tendência, porém, é o Novo Hamburgo. Entre garotos recém-promovidos da base, o Noia apresentou em seu grupo jogadores como o zagueiro Bolívar, o volante Magrão, o meia Thiago Humberto, e os atacantes Luis Mário e Leandrão. Os "Galáticos do Vale" sofreram, mas conseguiram assegurar a classificação às quartas ao bater o Caxias na última rodada.

PAULO BAIER
Por falar em veteranos, nenhum fez tão bonito quanto Paulo Baier. Aos 40 anos, o artilheiro do Brasileirão na era dos pontos corridos voltou aos gramados para defender o Ypiranga no Gauchão. E fez questão de corresponder dentro de campo à pompa que cercou sua contratação, ainda nas primeiras rodadas do campeonato. Além dos seis gols anotados e da vice-artilharia da competição, o meia elevou o patamar de sua equipe em Erechim, no norte gaúcho, e no estadual. Tanto que o Ypiranga acabou a primeira fase na terceira colocação, atrás apenas de Grêmio e de Inter.

ARTILHEIRO
A vaga nas quartas de final pode até ter escapado na última rodada, após a derrota para o Inter no Beira-Rio, mas o Passo Fundo tem motivos para se orgulhar pela campanha no Gauchão 2015. Em especial, graças ao centroavante Michel, artilheiro disparado da competição, com 11 gols em 15 rodadas - quase o dobro dos vice-artilheiros Nena, Ramon e Paulo Baier nesta primeira fase. O momento era tão bom que o atacante chegou a balançar as redes três vezes em uma mesma partida, na vitória sobre o Ypiranga, por 3 a 2, na 2ª rodada.

"BERGAMOTA" MECÂNICA
Pode ser apenas superstição, mas o Juventude só embalou no Campeonato Gaúcho quando começou a atuar com seu terceiro uniforme, laranja. Foi da lanterna à vice-liderança do Gauchão em seis rodadas - entre a 3ª e a 9ª - com cinco vitórias e um empate. Chegou até a ser apelidado de "Bergamota Mecânica". Curiosamente, o embalo só foi quebrado quando o clube voltou a jogar com um de seus uniformes tradicionais. De branco, foi derrotado pelo União Frederiquense por 1 a 0 fora de casa, na 10ª rodada.

DUPLA GRE-NAL EM ALTA
A arrancada inicial pode até não ter sido das melhores, com clubes do interior, como Cruzeiro-RS, São José e Brasil de Pelotas se revezando na liderança, mas a dupla Gre-Nal encerrou a primeira fase com soberania no Gauchão. Em meio ao rodízio entre equipes titular e reserva, o líder Inter emendou sete vitórias seguidas na reta final e se consolidou na ponta, com 34 pontos. Com quatro pontos a menos, o Grêmio precisou dos reforços para superar a campanha irregular de um time povoado de garotos nas primeiras rodadas e se consolidar na segunda colocação. A partir daí, o Tricolor embalou com seis vitórias seguidas - 10 jogos invicto.

FUGA DE FELIPÃO
Antes de consolidar a boa fase na temporada, porém, o Grêmio passou por uma turbulência nas rodadas iniciais do Gauchão - chegou a figurar até mesmo fora da zona de classificação à próxima fase. O ambiente de crise veio acompanhado de um momento curioso. Na derrota por 1 a 0 para o Veranópolis, na Arena, pela 4ª rodada, Felipão deixou o banco de reservas mais cedo, ainda nos acréscimos da segunda etapa. Depois, na entrevista coletiva, explicou a atitude e se disse envergonhado com o desempenho da equipe.

CHICO COLORADO
Felipão voltaria a ser o foco das atenções mesmo com a equipe em alta no estadual. Expulso de campo na vitória por 1 a 0 sobre o Ypiranga, no Colosso da Lagoa, o técnico se dirigiu aos gramado aos gritos de "Chico colorado" em direção ao árbitro Francisco Neto. O caso foi relatado em súmula, e o treinador chegou a ser denunciado pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD), mas acabou entrando em acordo e sequer foi julgado.

GRE-NAL DA PAZ
Fosse pelo desempenho dentro de campo, o empate em 0 a 0 no Gre-Nal válido pela 8ª rodada do Gauchão passaria batido em qualquer lista de destaques do Gauchão. O destaque recai sobre as arquibancadas do Beira-Rio, onde mil gremistas e mil colorados ocuparam pela primeira vez na história do clássico um setor de torcida mista. Lado a lado, os torcedores rivais deram um show de civilidade, mesmo que fora do estádio a violência fosse registrada em um confronto entre torcidas organizadas.

IRA DE FABRÍCIO
Parecia mais um lance corriqueiro da partida, mas Fabrício explodiu. Ao ser vaiado pela torcida na vitória do Inter por 1 a 0 sobre o Ypiranga-RS, o lateral-esquerdo paralisou a jogada e partiu em direção à arquibancada fazendo gestos obscenos contra os torcedores. Ainda em ira após ser expulso pelo árbitro da partida, arremessou a camisa do clube no chão e deixou o gramado em meio a xingamentos contra os colorados. Nesta segunda-feira, teve seu futuro decidido longe do clube pelo presidente Vitorio Piffero.

GOLEADA
A melhor fase do Juventude pode até ter se materializado com o uniforme laranja, mas foi com a tradicional camisa verde e branca que a equipe da Serra chegou ao melhor resultado no Gauchão. Ou melhor: à maior goleada da competição. Na última rodada, o Ju aplicou 6 a 1 no Aimoré, dentro do Alfredo Jaconi, e assegurou a classificação às quartas de final do Gauchão.

CAXIAS REBAIXADO
Na contramão do rival, o Caxias só teve do que lamentar na última rodada do estadual. Aliás, a arrancada inicial - a pior nos últimos 10 anos - já era um indício do que estava por vir. Após uma campanha abaixo do esperado durante todo o campeonato, o Grená até demitiu o técnico Paulo Turra. Hélio dos Anjos assumiu a cinco rodadas do fim, mas não conseguiu evitar o rebaixamento da equipe, consumado com a derrota por 2 a 0 para o Novo Hamburgo, no último domingo.

LEIA TAMBÉM: Pela primeira vez, Felipão deve repetir escalação no Campeonato Brasileiro

E MAIS: Vanderson é punido pelo STJD, mas não será desfalque do Grêmio no Brasileirão




Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

24/9/2021


















23/9/2021






Opinião!! - 15:20 (0)

Coincidências dos 10