Grêmio afina metodologia de formação com seus Núcleos de Captação de Atletas

Palestras remotas foram realizadas em julho


Fonte: -

No final do mês de julho uma série de palestras foram realizadas pela coordenação de captação e avaliação de atletas das categorias de base do Tricolor, junto aos Núcleos de Captação de Atletas do Grêmio espalhados pelo país. Com a participação dos profissionais das categorias de base, detalhes sobre a metodologia de formação foram detalhados com os responsáveis em lapidar jovens talentos em diferentes localidades do Brasil.

bn1]


Devido ao distanciamento necessário, todas as interações foram realizadas de maneira remota, em salas de videoconferência. As diversas áreas da formação foram abordadas, como o trabalho dos técnicos, preparação física, núcleo psicossocial, supervisão das categorias, coordenação técnica, Escola de Futebol, análise de desempenho e fisioterapia. Ao todo foram 17 palestras direcionadas para a troca de experiências com os responsáveis pelos Núcleos de Captação.

O analista de mercado das categorias de base, Gustavo Marrone, foi o responsável por coordenar as atividades. "As temáticas percorreram todos os setores de formação do Clube, em busca de um melhor alinhamento metodológico. A ideia com estas abordagens foi de aproximação entre os parceiros dos núcleos, pois era prevista uma atividade presencial para os mesmos que acabou sendo readaptada. A comunicação neste momento foi primordial para alinhar estratégias e qualificar ainda mais o trabalho dos nossos Núcleos de Captação espalhados pelo país. Todas as palestras foram gravadas para a criação de um acervo com as apresentações dos nossos profissionais", citou.

A troca de experiências é fundamental quando se fala em trabalho de formação que visa a excelência. "Independente do momento atual de pandemia que vive o país, estar atento ao mercado de jogadores com idade de base é fundamental para o Setor de Captação do Clube. No entanto com a proibição de esportes coletivos pelos decretos municipais, as viagens de observação se tornaram inviáveis. Nesse momento o auxílio de nossos parceiros locais é de fundamental importância para o clube. Entender nossos processos e estratégias de captação de atletas é pré requisito para que os Núcleos venham a ter êxito em suas avaliações", cravou o coordenador de captação das categorias de base, Paulo Araújo.

Atualmente, o Grêmio trabalha com Núcleos de Captação nas cidades de Ernestina/RS, Agudo/RS, Fortaleza/CE, Imperatriz/MA, Sinop/MT, Nova Andradina/MS, Araçatuba/SP, Natal/RN, Paripueira/AL, João Pessoa/PB e na cidade do Rio de Janeiro (com extensão em Cabo Frio/RJ). Em um ano e meio desde o início do projeto, entre as categorias Sub-10 e Sub-20, os núcleos tiveram 39 jogadores aprovados para ingressar na Escola de Futebol e nas Categorias de Base. Isso representa perto de 10% do total dos elencos na formação.

"Durante a pandemia os onze Núcleos de Captação do Grêmio receberam treinamento técnico a fim de ampliar seus conhecimentos e entenderem as necessidades do clube. O objetivo principal do projeto é potencializar os Núcleos como polo de captação de atletas no país a fim de revelar talentos para a base gremista", concluiu Araujo.

bn2]

Nos últimos meses, o setor de captação e avaliação de atletas manteve seu trabalho ativo, com a análise e avaliação de atletas feita por vídeo e jogos completos enviados por parceiros ou pelos softwares do clube. Somente no mês de julho, mais de mil jogadores tiveram análise efetuada por intermédio de mídias eletrônicas.

Grêmio, formação de atletas

Grêmio se afunda ainda mais em noite terrível no Chile e sente clamor por mudanças

Grêmio é recebido com protesto na Arena após derrota na Libertadores





Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

18/9/2020





17/9/2020