Trinta e sete anos da primeira Libertadores

Em 28 de julho de 1983 Grêmio bateu o Peñarol e conquistou a primeira Libertadores do RS


Fonte: Site Oficial

Foto: Museu do Grêmio / Grêmio / Divulgação
O Grêmio comemora neste terça-feira, 28/07, 37 anos da conquista de sua primeira Copa Libertadores da América. O primeiro título continental do Estado.



Parece que foi ontem.

O empate de 1 a 1 no primeiro jogo, realizado em Montevidéu, era o indicativo de que o título estava prestes a ficar no Olímpico e para isso bastava uma vitória simples.

Na noite de 28 de julho, uma quinta-feira fria de inverno, a torcida gremista lotou o Monumental da Azenha para ver o Grêmio derrotar os uruguaios do Peñarol pelo placar de 2 a 1.

O Tricolor saiu na frente do marcador antes dos 10 primeiros minutos: Casemiro pegou uma sobra de um escanteio e lançou Osvaldo entrando pela esquerda, nas costas da zaga. O meia invadiu a área e chutou cruzado. A bola passaria na frente da meta, mas Caio apareceu de carrinho e mandou para o fundo das redes.

O empate 1 a 1, após o gol de Morena, levava a decisão para um terceiro jogo em campo neutro, que seria em Buenos Aires. A idéia não agradava aos gremistas, que queriam ver a volta olímpica dentro de casa.

Já na base do desespero, aos 32 minutos da etapa final, surgiu o tão esperado gol da vitória: Tarciso cobrou lateral para Renato, no fundo de campo pela direita de ataque. O futuro herói do mundial e do tricampeonato da América levantou a bola e cruzou para a área. César, centroavante que havia entrado em campo para substituir Caio, mergulhou de cabeça e venceu o goleiro Fernandez. Grêmio 2 a 1 e festa no estádio Olímpico.



Pela primeira vez em sua história, o Grêmio chegava ao título continental, carimbando o passaporte para a conquista do Mundial no Japão.

FICHA TÉCNICA:

Estádio: Olímpico

Local: Porto Alegre

Data: 28/07/83





Grêmio, Trinta, Sete, Anos, Libertadores

Grêmio decide rescindir contrato de André e centroavante deixa o Tricolor; veja a nota

Obrigado, Everton! Rumo ao Benfica, deixe sua mensagem de boa sorte ao atacante que deixa o Tricolor Gaúcho





Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

7/8/2020















6/8/2020











Denilson faz zoação com Renata Fan - 12:02 (0)

Denilson chama Renato para zoar Renata Fan, veja o vídeo