Thiago Gomes está próximo de obter licença da AFA

Há três anos, treinador da transição do Grêmio está realizando curso da Associação de Treinadores de Futebol Argentinos (ATFA)


Fonte: Gazeta Esportiva

Treinador comanda o time de transição do Grêmio Rodrigo Fatturi / Grêmio/Divulgação
Enquanto o time de transição do Grêmio segue sem realizar atividades presenciais, o técnico Thiago Gomes aproveita o período de quarentena para intensificar a sua preparação. Há três anos, o comandante iniciou o curso para obter a licença da Associação de Futebol Argentina (AFA), ministrado pela Associação de Treinadores de Futebol Argentino (AFTA). O curso é um dos mais conceituados da América do Sul e aceito pela UEFA para que um treinador possa realizar seu trabalho em território europeu. O profissional também cursa o primeiro módulo da licença A da CBF.



Em entrevista ao Sábado Esporte, da Rádio Gaúcha, Thiago Gomes enalteceu o curso da CBF, que tem aulas presenciais na Granja Comary, mas disse que buscou também fazer o curso na Argentina para ter contato com uma visão diferente do futebol.

— Acho uma forma de pensar futebol muito importante. É uma licença muito bem vista na Europa. Atualmente há números expressivos de técnicos argentinos no futebol mundial. Visando o mercado que tem, optei por fazer também o curso da AFA. É um curso de três anos. Tem depois as provas presenciais em Buenos Aires — explicou o treinador.

A escola argentina costuma revelar muitos técnicos para o cenário internacional. Entre os treinadores que fizeram o curso estão Tata Martino, ex-Barcelona e seleção argentina, Eduardo Berizzo, com passagens pelo futebol espanhol e atualmente comanda a seleção paraguaia, Marcelo Bielsa, técnico do Leeds United, Diego Simeone, técnico do Atlético de Madrid, e Jorge Sampaoli, ex-técnico da Seleção Argentina que comandou o Santos em 2019 e agora está à frente do Atlético-MG.

Thiago Gomes está no terceiro ano de curso, que foi iniciado em 2017. De acordo com o treinador, a primeira parte das atividades foi realizada online e ao fim de cada ano, são necessários cerca de 10 dias em Buenos Aires para os trabalhos presenciais.

Entre as matérias no currículo aplicado pela Associação de Treinadores de Futebol Argentino, há técnicas de treinamento; táticas aplicadas ao futebol; treinamentos por posição, biomecânica, fisiologia do exercício, bases biológicas, neurociências aplicada ao esporte, entre outras.



— É um curso muito bem visto na Europa. Aceito há muitos anos. O Diego Simeone usa a licença da AFA para trabalhar na Espanha. Assim como Bielsa, que também roda na Europa há algum tempo usando a mesma licença — finalizou.

Grêmio, Thiago Gomes, Obter, Licença, AFA

Grêmio se afunda ainda mais em noite terrível no Chile e sente clamor por mudanças

Grêmio é recebido com protesto na Arena após derrota na Libertadores





Comentários



Beto Filho     

Os cara falam mal de jogador, treinador. Mas quando o time tá levantando taça são os primeiros a comemorar

Nilton Gremista     

Futuro tecnico do imortal, quando se ligarem que Reinarrongante não é tecnico

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

17/9/2020

















16/9/2020
















Enxurrada de desfalques - 11:34 (1)

Renato estuda mudar Grêmio em era pós-Cebolinha