FGF estabelece data limite para retorno do Gauchão e entregará protocolo às prefeituras

Governo estadual já sinaliza com negativa para retorno do campeonato no dia 19 de julho, e entidade trabalha com nova data para evitar conflito com calendário da CBF


Fonte: Globoesporte.com

FGF estabelece data limite para retorno do Gauchão e entregará protocolo às prefeituras
Foto: Lucas Bubols/GloboEsporte.com
A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) projeta uma data limite para retomar o Gauchão: 26 de julho. Isso para que não ocorra um conflito de datas com o calendário proposto pela CBF, com Brasileirão e Copa do Brasil. Nos próximos dias, o presidente Luciano Hoscman entregará o protocolo da entidade às prefeituras das cidades cotadas para receber os jogos restantes.



LEIA TAMBÉM: Megiolaro desperta grande interesse no mercado e fica perto de deixar Grêmio


Quando apresentou o protocolo ao governo do estado, a FGF imaginava retomar o campeonato em 19 de julho. Mas diante da sinalização negativa do governo para a retomada na data proposta e do aumento das restrições impostas pelo coronavírus em algumas cidades, a entidade já trabalha com uma nova data.

Em entrevista à RBS TV, Hocsman afirmou que recebeu com naturalidade a nota divulgada pelo governo do estado, na última sexta-feira. O Executivo pediu um prazo maior para analisar as condições de retorno do Gauchão e praticamente descartou a volta do futebol na data proposta inicialmente.

O ideal é 19 de julho. Se não der, como acredito que o governo já acenou que não, o dia 26 seria uma data importante para trabalhar o reinício da competição. Até uma folga um pouco maior, porque numa semana nós resolvemos a (fase) classificatória, ficam com quatro equipes só e tu consegue jogar com as datas de uma forma mais tranquila. Trabalho como uma data limite de algo adequado o dia 26 de julho — revelou o mandatário.

Governo sinaliza com volta no final de julho ou início de agosto

Embora elogie os protocolos de segurança criados pela FGF, o governo estadual diz que não tem prazo para concluir a análise. Mas, informalmente, já descarta o retorno do Gauchão em 19 de julho e projeta a retomada no final do próximo mês ou início de agosto.

O secretário de Esporte e Lazer, Francisco Vargas, lembra que cinco das seis cidades que receberão os jogos estão com bandeira vermelha na escala de distanciamento controlado do governo, o que significa alto risco de disseminação e impacto do coronavírus. Apenas Pelotas tem bandeira amarela.

Não é uma posição oficial, apenas a minha opinião.Me parece impossível (voltar em 19 de julho). Supondo que é muito difícil trocar as bandeiras vermelhas para as laranjas, seriam necessárias mais duas semanas para verificar isso, conforme tem sido essas trocas — disse ao GloboEsporte.com.

Mesmo que os jogos sejam sem público, o secretário de Governança e Gestão Estratégica, Claudio Gastal, teme aglomerações no entorno dos estádios e um retorno precipitado diante dos atuais indicadores da doença.



Acho que (o retorno) vai ser pela última semana de julho, início de agosto, é meu sentimento. Voltar antes do que previsto pode gerar um impacto muito pior do que depois. Temos que ter convicção do que fazemos. O protocolo da FGF é consistente. Mas tem o incontrolável. Aquilo que não controla os limites do esporte, o estádio por exemplo. O distanciamento é para as pessoas não se agruparem. O entorno sempre tem aglomerações — ponderou.


Grêmio, Gauchão, Retorno, FGF, Prefeitura, Data, Imortal

VEJA TAMBÉM
- Craque chegando? Grêmio negocia contratação de craque mas valores altos atrapalham
- Grêmio na Copinha 2026! Saiba as datas e onde assistir os jogos
- Ele voltou? Grêmio esta perto de encaminha volta de ídolo campeão da Libertadores




Comentários



Nilton Gremista     

Cara pra que voltar esse gaúcho?!?!?!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

16/12/2025


15/12/2025