Carioca já voltou. E como ficam os outros campeonatos no Brasil? Veja cada cenário


Fonte: UOL Esporte

O Campeonato Carioca é, até o momento, o único torneio brasileiro que já retornou após a paralisação por causa da pandemia causada pelo novo Coronavírus (Covid-19). Apesar da remarcação dos jogos por causa de um decreto do prefeito Marcelo Crivella (PRB), a rodada será completada neste fim de semana.



LEIA TAMBÉM: Grêmio termina semana com treinamento de finalizações


Mesmo ainda sem a bola rolar, as outras competições brasileiras começam a se organizar para estipular uma data para o retorno.

Confira em qual fase de retomada cada campeonato se encontra. Alguns estaduais ainda não anunciaram oficialmente seus protocolos e não foram incluídos na lista.

Brasileirão
Em conversa recente com os clubes das Séries A e B, a CBF externou o desejo de iniciar o Brasileirão no fim de semana de 8 e 9 de agosto. A ideia é que a competição tenha início mesmo sem o término dos torneios estaduais.

Ainda de acordo com a projeção da entidade maior do futebol nacional, a competição se encerraria no início de fevereiro de 2021.

Libertadores e Sul-Americana
Assim como a CBF com o Brasileirão, a Conmebol não vê problema em estender a Libertadores e a Sul-Americana até o início de 2021. Paralisados desde março, os torneios ainda não têm previsão de quando voltarão a ser realizados.

Mundial de Clubes
A Fifa ainda não anunciou o que fará com o Mundial de Clubes de 2020. Por causa da pandemia, dificilmente todos os continentes terão seus campeões decididos ainda este ano. Em relação ao torneio de 2021, a entidade máxima do futebol já anunciou que não acontecerá no meio do ano, como estava previsto.

Amapaense
A Federação Amapaense de Futebol anunciou que os planejamentos para o retorno do Estadual seguem em discussão. A entidade ainda aguarda a avaliação do cenário pandêmico no Amapá e das liberações do poder público para a realização das partidas.

Amazonense
O Campeonato Amazonense ainda vive uma incerteza. Em reunião realizada em março, seis clubes (EC Iranduba, Fast Clube, Nacional, Manaus FC, Princesa do Solimões, São Raimundo EC) votaram pelo cancelamento do torneio, enquanto os outros dois (Amazonas FC e Penarol AC) desejavam que ele fosse encerrado da maneira como parou.

Em nota oficial, a Federação Amazonense de Futebol afirmou que a falta de unanimidade faria com que ela estudasse o caso para tomar uma decisão. O impasse segue.

Distrito Federal
O Distrito Federal ainda não tem prazo para o retorno do Estadual. No entanto, a Federação de Futebol do Distrito Federal preparou um protocolo para a volta das atividades e aguarda a aprovação das autoridades para liberar que as equipes voltem a treinar.

Catarinense
O Campeonato Catarinense tem retorno previsto para 8 de julho. O torneio voltará nas quartas de final, com o duelo entre Criciúma x Marcílio Dias.

Cearense
A Federação Cearense está colocando em prática seu plano para a retomada do futebol. No momento, a entidade está fornecendo testes para todos os times da primeira divisão. Na sequência, a volta aos treinos começará a ser definida.

Gaúcho
A ideia de voltar a jogar o Campeonato Gaúcho em 19 de julho está virtualmente descartada, faltando apenas posição oficial do governo do Rio Grande do Sul. Nos próximos dias, o Comitê de Crise criado pelo governo do Estado deve se manifestar no sentido de projetar o torneio somente a partir de agosto. Sem data específica para retomada. Grêmio e Inter seguirão treinando fisicamente.

Mineiro
A Federação Mineira de Futebol (FMF) definiu, em reunião com a Secretaria de Saúde do estado de Minas Gerais no último dia 17, que o Campeonato Mineiro voltará a partir de 26 de julho, com sede única e independentemente da curva de contágio do novo coronavírus.

A intenção da entidade é reunir os 12 clubes no mesmo município e disputar as seis datas restantes em até 18 dias.

Paraense
A Federação Paraense de Futebol apresentou um protocolo para a retomada das atividades dos clubes. Resta agora, o anúncio da data que marcará o retorno do Estadual.

Paraibano
A Federação Paraibana de Futebol apresentou um protocolo para a retomada das atividades dos clubes. Resta agora, o anúncio da data que marcará o retorno do Estadual.

Paranaense
Os clubes paranaenses voltaram a treinar há quase um mês. Mas a data de reinício do campeonato continua incerta. Na última semana, a prefeitura de Curitiba suspendeu a liberação de treinos esportivos, o que afeta o Athletico. O Coritiba e o Paraná treinam em cidades da Região Metropolitana da capital.

Paulista
O Campeonato Paulista também está em sua primeira fase para a retomada. As equipes voltaram aos treinos nesta semana, e os quatro grandes de São Paulo (Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo) defendem o retorno da competição em agosto.

Pernambucano
A Federação Pernambucana de Futebol tem cumprido o protocolo junto com os clubes para a retomada dos treinos. O reinício da competição, no entanto, segue sem data.

Piauiense
A Federação do Piauí se reuniu com os clubes no último dia 11 para traçar o planejamento para a retomada da competição. A ideia é que os jogos restantes da primeira fase sejam realizados em novembros, e as finais, em dezembro.



Sergipano
O Campeonato Sergipano deverá retornar em 25 de julho. A data foi definida na reunião dos clubes com a federação local na semana passada.


Grêmio, Retorno, Competições, Gauchão, Carioca, Brasileiro, Futebol, Imortal

Dois ônibus, protocolos e até sede no Brasileirão: veja como será o planejamento do Grêmio para treinar em SC

PDT coloca Bolzan como candidato ao Governo do RS em 2022; presidente do Grêmio se manifesta





Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

10/7/2020











9/7/2020








Treinos no CT Luiz Carvalho - 13:01 (0)

Atletas seguem com treino físico no CT Luiz Carvalho