Pandemia do novo coronavírus impede a volta do futebol em território brasileiro Imagem: Fernando Moreno/AGIF
Os clubes de São Paulo aguardam o aval dos municípios e ensaiam a volta aos treinos em um movimento uniforme na próxima segunda-feira (15), mesmo que o cenário atual seja de briga política. No Rio de Janeiro, os times não são uníssonos nas conversas — e nem nos atos — e veem as divergências do futebol apenas como um reflexo da falta de harmonia entre poderes executivo e jurídico em meio à pandemia do novo coronavírus.
Em meio à ansiedade por ver a bola rolar novamente, disputas políticas e judiciais ainda travam o retorno do futebol nos principais centros do país.
A Federação Paulista de Futebol (FPF) elaborou um protocolo específico de volta aos treinos, que foi apresentado ao governo do Estado de São Paulo e às prefeituras, com o objetivo de viabilizar um retorno geral a todos os clubes que disputam a Série A1 do Paulista. Uma nova reunião acontecerá nesta quarta-feira (10), com representantes dos clubes e da FPF, para começar a acertar os detalhes da volta, que tem na data preferida para acontecer na próxima segunda-feira, dia 15.
O governo estadual não pretende interferir caso haja acordos com as 12 prefeituras pelas quais se espalham os 16 participantes pela retomada dos treinamentos. Na reunião de hoje a orientação será que para que os clubes articulem essa volta diretamente com as autoridades municipais. No caso da capital, o prefeito Bruno Covas deve se reunir na amanhã (11) com dirigentes de São Paulo, Corinthians e Palmeiras para amarrar os detalhes
O protocolo envolve uma testagem tão logo os atletas se apresentem. Negativados, eles ficariam praticamente confinados nos centros de treinamento, sem contato externo com familiares, com o público e com locais públicos. No momento em que as competições retornarem, dois dias antes dos jogos é feita uma nova testagem. Assim, as equipes que permanecem na competição são testadas antes e depois das partidas.
No Rio, após o governo estadual do e a Prefeitura da capital flexibilizarem as atividades, os clubes foram surpreendidos por decisão do juiz Bruno Bruno Bodart, que concedeu liminar contra os decretos. A decisão foi derrubada pelo desembargador Claudio de Mello Tavares, que voltou a dar o sinal verde. Em Conselho Arbitral realizado no sábado (6), os cariocas aprovaram o protocolo médico, mas não definiram uma data de retorno, o que deve ocorrer ainda esta semana. As autoridades liberaram jogos sem público a partir da segunda quinzena de junho e com um terço de torcedores a partir de julho.
O Vasco, principal aliado do Flamengo pela volta, também treina. O Cruz-Maltino já faz atividades com bola em São Januário. O Botafogo iniciou testes para detecção da Covid-19, mas ainda não tem data para o retorno. O Fluminense ainda faz atividades virtuais e vai voltar a discutir hoje (10) a situação.
O que ocorre em Rio Grande do Sul e Minas Gerais
A atual proposta de volta do Gauchão prevê retomada dos jogos em 19 de julho e conclusão em 9 de agosto, com portões fechados e limite de profissionais nos estádios. O plano é colocar os 12 times em regime de concentração a partir de 17 de julho. Os classificados para o mata-mata devem continuar em distanciamento até a decisão. O debate maior é em relação à ideia de jogar somente em Porto Alegre, Caxias do Sul e Bento Gonçalves — com exclusão de outras cinco cidades da rota das partidas.
Em Minas Gerais, a situação está longe de um desfecho. Os principais clubes — América-MG, Atlético-MG e Cruzeiro — já foram liberados para a volta aos treinos. Todavia, não há data definida para a volta às competições. A Federação Mineira de Futebol (FMF) entende que é impossível um retorno dos jogos antes de 15 de julho. Contudo, ainda pleiteia uma reunião com a secretaria de saúde do governo do estado para ter uma posição das autoridades sobre o tema.
Grêmio, Guerra, Liminares, Política, Futebol
VEJA TAMBÉM
- Craque chegando? Grêmio negocia contratação de craque mas valores altos atrapalham
- Grêmio na Copinha 2026! Saiba as datas e onde assistir os jogos
- Ele voltou? Grêmio esta perto de encaminha volta de ídolo campeão da Libertadores

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Palmeiras lidera ranking da CONMEBOL com Flamengo em segundo lugar.
Ofertas Indecorosas e Grandes Reforços: Os Bastidores do Elenco no Futebol
Craque chegando? Grêmio negocia contratação de craque mas valores altos atrapalham
Grêmio recusa oferta do Nacional por Cristian Olivera
Grêmio Finaliza Substituição do Gramado da Arena de Forma Completa
Grêmio na Copinha 2026! Saiba as datas e onde assistir os jogos
Prioridade: Análise Por Um Meia Criativo Titular Após Acerto Com Luis Castro.
Ele voltou? Grêmio esta perto de encaminha volta de ídolo campeão da Libertadores
Grêmio define meia como nova prioridade após acerto com Luis Castro.
Grêmio encaminha retorno de campeão da Libertadores para comandar equipe de base.
Novo técnico do Grêmio: conheça as características de Luís Castro