Matheus Henrique já superou Arthur no Grêmio?

Jornal inglês afirmou que jovem tricolor tem potencial para mostrar mais atributos que o meio-campista do Barcelona; Diogo Olivier, Alexandre Lozetti e Ana Thaís Matos debatem


Fonte: Zero Hora

O jornal inglês The Manchester Evening News sugeriu que o volante Matheus Henrique, do Grêmio, tem potencial para ser o "substituto perfeito" de Fernandinho no Manchester City. Para reforçar os atributos do jovem, a publicação afirmou que ele inclusive já superou o desempenho de Arthur, hoje no Barcelona, com a camisa tricolor.


- Henrique tornou-se o principal jogador da equipe quando Arthur foi para o Barcelona no verão passado (na verdade, em 2018). Mas ele tem potencial para fazer coisas ainda maiores que seu impressionante antecessor - afirma o texto.

Você concorda que Matheus Henrique já superou Arthur no Grêmio?

Os dois meio-campistas lapidados nas categorias de base do Tricolor não jogaram juntos na equipe profissional. Arthur teve maior destaque em 2017, quando foi campeão da Libertadores, e no ano seguinte acabou negociado com o time espanhol. Matheus ganhou as primeiras chances já em 2018, mas firmou-se de vez em 2019.

Hoje em dia, eles somam convocações para a seleção brasileira. Arthur tem sido titular com Tite e faturou o título da Copa América de 2018. Matheus ainda é peça recente na equipe principal, mas um dos líderes do time sub-23 que classificou o Brasil para a Olimpíada, agora remarcada para 2021.

Estatísticas e opiniões

A efeito de comparação, o GloboEsporte.com reuniu algumas estatísticas mais específicas das funções da dupla em uma edição do Campeonato Brasileiro (veja abaixo) - competições como Gauchão e Libertadores carecem de mais informações.



Entre atributos de marcação, controle de bola e finalização, a dupla praticamente se equipara, o que mostra a igualdade de características. Mas convocamos três comentaristas para desfazer - ou aumentar ainda mais - a questão. Confira abaixo as opiniões e vote na enquete acima:

Diogo Olivier, comentarista da RBS TV
"Concordo que Matheus Henrique sairá do Brasil com mais repertório e até grife do que Arthur, apesar do título da Libertadores deste último. Arthur brilhou na Seleção só depois da Europa, enquanto Matheus Henrique não só é estrela olímpica como já foi convocado para a principal. E o essencial: é mais armador e ofensivo do que Arthur. Arremata e entra mais na área. A questão é saber se ele manterá esse padrão na Europa, enfrentando a nata mundial. Só teremos a resposta se ele ultrapassou Arthur na questão técnica, de fato, após esse teste definitivo"



Alexandre Lozetti, comentarista do SporTV
"Técnica é o que Arthur mais tem. O problema é ela ainda não estar a serviço da construção de jogadas ofensivas. No futebol brasileiro, sua capacidade de manter a posse de bola impressionava. No Barcelona, essa característica está enraizada, então espera-se de Arthur o próximo passo. Ele estava melhor na atual temporada, antes da pandemia. O jornal cita a capacidade de Matheus Henrique entrar na área adversária, e talvez essa seja a diferença para Arthur, aos olhos ingleses. Penso que Matheus Henrique também vai precisar melhorar nesse aspecto, embora sua transição seja mesmo mais vertical que a de Arthur. Quando ele retoma a bola, avança metros importantes e se torna mais presente na criação."

Grêmio, Matheus Henrique,Arthur

Dois ônibus, protocolos e até sede no Brasileirão: veja como será o planejamento do Grêmio para treinar em SC

PDT coloca Bolzan como candidato ao Governo do RS em 2022; presidente do Grêmio se manifesta





Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

10/7/2020











9/7/2020








Treinos no CT Luiz Carvalho - 13:01 (0)

Atletas seguem com treino físico no CT Luiz Carvalho