A sede da CBF, no Rio de Janeiro, em junho de 2015 Getty Images
O Ministério da Saúde protocolou na última quinta-feira, dia 30, uma resposta à proposta da CBF de retornar as competições de futebol no país, em meio à crise do novo coronavírus. As séries A e B do Campeonato Brasileiro estavam previstas para iniciar neste mês. O órgão federal fez uma série de ressalvas ao guia elaborado por médicos da confederação e também de clubes nacionais, mas mostrou-se favorável.
“Reconhecendo que o futebol é uma atividade esportiva relevante no contexto brasileiro e que sua retomada pode contribuir para as medidas de redução do deslocamento social através da teletransmissão dos jogos para domicílio, este Ministério da Saúde é favorável ao retorno das atividades, desde que atendidas todas as medidas apresentadas neste parecer”, consta no documento encaminhado para a CBF.
Desde 17 de março, todas as competições no Brasil foram suspensas e iniciou-se a quarentena no esporte.
Entre as ressalvas apontadas pelo Ministério da Saúde, duas chamam à atenção. A primeira refere-se à aplicação de testes rápidos em todos os envolvidos em uma partida. Algo que vai além de jogadores e comissão técnica. Mesmo sem público, uma partida envolve árbitros, seguranças, equipe de manutenção e limpeza, policiais militares e fiscais/dirigentes. Em média, 200 profissionais trabalham no local.
O Ministério da Saúde defende que todos tenham acesso aos testes rápidos de COVID-19, inclusive os familiares dos envolvidos.
“Cabe ressaltar que no momento, a disponibilização de testes rápidos no sistema de saúde encontra-se saturado diante das necessidades da população brasileira”, alerta o órgão especificamente sobre esse tema.
O outro ponto que merece atenção é a jurisdição local de cada um dos participantes dos campeonatos. Os Estados receberam autonomia do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, em 8 de abril, para adotarem medidas de isolamento social coerentes com suas regiões.
“Cabe ressaltar que a autorização acerca do início das atividades de treinamento nas localidades deve ser do Secretário Municipal, pois o Ministério da Saúde não irá contrapor uma decisão do gestor local que é quem está vivendo o problema. Somente com base na Análise de Risco da Secretaria Municipal é possível saber em quem momento cada fase pode ser adotada em cada município”, alerta o Ministério da Saúde.
O documento também sinaliza que é necessário um estudo mais amplo para entender os riscos oferecidos durante a interação dos jogadores em treinamentos, de forma que a realização desses treinos sejam coerentes com os procedimentos de saúde e segurança adotados.
A conclusão do Ministério da Saúde, embora favorável à volta das partidas, fica condicionada assim as esferas estaduais e à provenção de testes aos envolvidos em jogos de futebol. O documento não menciona uma data para os jogos voltarem.
Grêmio, Ressalvas, Ministério, Saúde, Parecer, Favorável, Futebol
VEJA TAMBÉM
- Craque chegando? Grêmio negocia contratação de craque mas valores altos atrapalham
- Grêmio na Copinha 2026! Saiba as datas e onde assistir os jogos
- Ele voltou? Grêmio esta perto de encaminha volta de ídolo campeão da Libertadores

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Palmeiras lidera ranking da CONMEBOL com Flamengo em segundo lugar.
Ofertas Indecorosas e Grandes Reforços: Os Bastidores do Elenco no Futebol
Craque chegando? Grêmio negocia contratação de craque mas valores altos atrapalham
Grêmio recusa oferta do Nacional por Cristian Olivera
Grêmio Finaliza Substituição do Gramado da Arena de Forma Completa
Grêmio na Copinha 2026! Saiba as datas e onde assistir os jogos
Prioridade: Análise Por Um Meia Criativo Titular Após Acerto Com Luis Castro.
Ele voltou? Grêmio esta perto de encaminha volta de ídolo campeão da Libertadores
Grêmio define meia como nova prioridade após acerto com Luis Castro.
Grêmio encaminha retorno de campeão da Libertadores para comandar equipe de base.
Novo técnico do Grêmio: conheça as características de Luís Castro