Veja os ajustes que Renato deverá fazer no time do Grêmio até a estreia na Libertadores

Tricolor enfrenta o América de Cali, na Colômbia, no próximo dia 3 de março


Fonte: GaúchaZH

Técnico Renato Portaluppi deverá fazer quatro trocas na equipe nas próximas semanas Lauro Alves / Agencia RBS
Mais do que a derrota para o Caxias na final do primeiro turno do Gauchão, a má atuação na partida de sábado (22) deixou dúvidas quanto a algumas escolhas do técnico Renato Portaluppi para a escalação do Grêmio. A uma semana da estreia na Libertadores, contra o América de Cali, na Colômbia, a equipe disputou sete jogos, com resultados não tão bons para um início de temporada em que tanto se esperava: foram quatro vitórias e três derrotas, com aproveitamento de 57%.



— O Renato talvez seja o mais sentido no vestiário. É um treinador que mudou o patamar do Grêmio. Ele tem ciência, e vai procurar tomar as decisões que precisamos — garantiu o vice-presidente de futebol gremista, Paulo Luz, ainda em Caxias do Sul.

Sem todos os titulares à disposição, o treinador optou por utilizar um tripé de volantes desde o Gre-Nal do dia 15 de fevereiro. No clássico, o esquema deu certo e o Grêmio venceu o Inter por 1 a 0. Contudo, no Estádio Centenário, a falta de armação no meio-campo foi um dos principais pontos negativos.

— Não aprovei o Grêmio com três volantes. Vi Maicon perdido em campo no Gre-Nal e diante do Caxias. O capitão está fora do lugar. O time está sem criatividade e muito insistente em jogadas pelo meio. Cabe a Renato mudar a forma de atacar — avalia Marcelo De Bona, que narrou o título do Caxias no sábado na Rádio Gaúcha.

Para tentar modificar esse início de ano abaixo do esperado, algumas mudanças são esperadas para as próximas semanas. A primeira e mais urgente delas é no meio-campo. Jean Pyerre está em fase final de recuperação e já treina com o restante do grupo tricolor. Seu retorno está previsto para o início de março, mas, enquanto isso, Renato tem Thaciano e Thiago Neves, que ainda não está com a condição física ideal, para tentar dar maior poder de articulação à equipe.

— O Grêmio mostrou que precisa ter um meia de articulação no time. Por mais que o Maicon se esforce, ele não consegue fazer aquela função, especialmente jogando de costas para o gol. Por isso, se ainda não tiver Jean Pyerre, acredito que o Renato tenha de testar o Thaciano. É preciso achar esse meia para o jogo em Cali, e a partida contra o Juventude será o laboratório — afirma Luciano Périco, colunista de GaúchaZH e narrador da RBS TV.

As outras trocas esperadas estão na defesa. Geromel já está liberado e poderá voltar até mesmo na estreia do returno do Estadual, no próximo sábado, contra o Juventude, na Arena. Assim, ele entraria na vaga de Paulo Miranda, ainda com David Braz ao seu lado. Porém, para a segunda quinzena de março, Kannemann estará liberado e também volta ao time.

A última e bastante discutida nos últimos dias é a lateral esquerda. Cortez não fez boa partida contra o Caxias, com dificuldade para conter os avanços do trio formado por Ivan, Tilica e Gilmar. Assim, os pedidos pelo recém contratado Caio Henrique ganharam força, e o jogador poderá ter oportunidades nas próximas partidas.

— Colocaria Caio Henrique na lateral. Ele é mais ofensivo do que Cortez e ainda pode ajudar na criação, na parte central do campo — ressalta Jorge Nicola, comentarista dos canais ESPN.

Há, ainda, a possibilidade de Pepê ingressar na equipe — possivelmente no lugar de Alisson, pela direita de ataque. Pelas entrevistas recentes de Renato, no entanto, essa mudança não está nos planos. Assim, a dúvida que fica é: como o Grêmio iniciará a Libertadores?



A partida contra o Juventude, no sábado, dará indícios. Se for titular, o time deverá ser muito parecido com o que vai a campo na terça-feira seguinte. Caso seja reserva, quem não for escalado tem grandes chances de atuar na Colômbia.

Grêmio, Ajustes, Renato, Time, Estreia, Libertadores

Atletas fazem primeiro trabalho técnico e tático da semana

Vai voltar! Reunião da Conmebol define volta da Libertadores; veja quando





Comentários



Tchau Grêmio, adeus Reiarrogamte, e leve teus bruxos, se tu é gremista pede demissão urgente, obrigado, mas teu ciclo já deu.

os ajystes sao simples, basta deixar a teimosia, e os bruxos de lado q tudo vai. Mas uma ajuda. CHenrique e Pepê urgente no time

Cléo Goulart     

Nao quero ser fiscal da vida de jogadores. Agora o Thiago Neves precisado de ritmo de jogo. Não poderia usar este tempo para treinar?

Luiz Contiero     

Sai Renato, tu és o problema do gremio agora

Levou um nó tatico do Caxias imagina numa Libertadores se não acabar com a Bruxaria adeus 2020

Bom dia! Precisamos de intensidade e padrao de jogo. Renato nao e este tipo de treinador,nao estou dizendo q tem q trocar treinador agora mas se continuar assim,sera inevitavel.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

14/7/2020









13/7/2020