Grêmio vence Cruzeiro na Arena e complica adversário na tabela


Fonte: UOL Esporte

Grêmio vence Cruzeiro na Arena e complica adversário na tabela
Foto: Jeferson Guareze/AGIF
O Grêmio venceu o Cruzeiro e por 2 a 0 na noite de hoje, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro 2019. Ferreirinha e Pepê garantiram a vitória para o mandante e deixaram o visitante em momento ainda mais complicado na tabela.



Com o resultado, os mineiros ficam com 36 pontos e chegam à última rodada dependendo de uma vitória sobre o Palmeiras e uma derrota do Ceará para o Botafogo para se salvar de um rebaixamento inédito em sua história. O Grêmio, por sua vez, alcança 65 pontos e garante uma posição entre os cinco primeiros colocados do torneio nacional.

O melhor: Pepê

O meia-atacante atuou com liberdade na equipe de Renato Portaluppi. No primeiro tempo, caiu com frequência pelo lado direito do ataque, tentando jogar nas costas de Egídio. E o posicionamento surtiu efeito. Ele criou boas jogadas por esse flanco do gramado. Na etapa final, mais solto em campo, o jovem criou ótimas oportunidades. Uma delas culminou no gol de Ferreirinha. Pepê arrancou pela esquerda, chegou à linha de fundo e cruzou rasteiro para Ferreirinha marcar. O atleta ainda sofreu pênalti de Cacá no segundo tempo do confronto. Na cobrança, ele ampliou para o time da casa.

Os piores: Ariel Cabral e Diego Tardelli

Nervoso, o argentino que voltou a ser titular do Cruzeiro fez uma partida desastrosa na Arena do Grêmio. O meio-campista cometeu erros crassos de passe e ainda deu brecha na marcação. Não à toa foi punido com cartão amarelo por uma falta no campo de defesa e, na sequência, escapou de um novo cartão ao cometer infração em Diego Tardelli. O nervosismo e a possibilidade de expulsão em um jogo decisivo culminou em sua substituição por Adilson Batista. O técnico optou por acionar Robinho na vaga do jogador estrangeiro.

Nem a rivalidade entre Atlético-MG e Cruzeiro fez o atacante mudar a rotina no Grêmio. Discreto em campo, foi o primeiro sacado por Renato Gaúcho e deixou o gramado vaiado pelos gremistas. A tendência é que o camisa nove deixe o clube gaúcho e a provável última imagem foi bem ruim.

Ferreirinha marca em seu 2º jogo pelo Grêmio no Brasileiro

Acionado no segundo tempo do jogo, na vaga de Diego Tardelli, o jovem Ferreirinha fez apenas o seu segundo jogo como profissional do Grêmio no Campeonato Brasileiro 2019. O nervosismo de atuar em frente à torcida já foi totalmente modificado. O garoto contou com passe de Pepê e corta-luz de Luciano para estufar a rede de Fábio no segundo tempo do confronto.

Adilson muda três, e Cruzeiro joga 35 minutos com um a menos

Adilson Batista fez todas as alterações do Cruzeiro até os 13 minutos da etapa final. O treinador fez três mudanças técnicas e teve que assistir à sua equipe com um a menos. Robinho, que entrou na vaga de Ariel Cabral, se lesionou aos 14 minutos do segundo tempo. Como a equipe não estava autorizada a realizar novas substituições, teve que atuar com um a menos em Porto Alegre.

Grêmio deslancha com jovens e termina no 3-5-2

O jogo protocolar do Grêmio, que durou todo o primeiro tempo, deu lugar a uma atuação mais intensa e vertical com as trocas realizadas na arrancada da etapa final. Com Ferreira, Patrick e Isaque o time gaúcho ganhou fôlego e passou a pressionar. Claro que a vantagem numérica ajudou, mas a atitude foi outra. E com as mexidas, a equipe adotou o 3-5-2 em fase ofensiva. Momento raríssimo sob o comando de Renato Gaúcho.

Cruzeiro entra com desequilíbrio psicológico acima da média

Psicologicamente, o Cruzeiro não mudou em relação aos últimos jogos. Bastante ansioso, o time se deixou levar demais pelas emoções dentro de campo. Nos fundamentos técnicos, vários jogadores cometeram erros básicos de passe e finalizações ruins. Além disso, ficou visível o descontrole emocional de alguns jogadores. Cabral não foi expulso por pouco ainda no primeiro tempo, e Egídio e Edilson foram amarelados (e estão suspensos para o último jogo) por reagirem de forma desproporcional às marcações da arbitragem.



Estratégia de Adilson melhora defesa, mas deixa ataque inoperante

Apesar de lateral, Orejuela tem sido o melhor "atacante" do Cruzeiro nos últimos jogos, e escalá-lo no meio-campo foi uma medida acertada de Adilson. Com três volantes, o Cruzeiro marcou baixo e buscou fechar os espaços para dar o bote no momento ideal e subir em velocidade. Defensivamente, a opção de treinador surtiu efeito. Mas ofensivamente a equipe sentiu falta de um meia criador. O melhor momento surgiu no lançamento de Henrique para Éderson, que não conseguiu encobrir Paulo Victor. Ainda na etapa inicial, a entrada de Robinho poderia contribuir para dar mais qualidade no meio-campo, mas o meia se lesionou quando as três alterações já haviam sido feitas e deixou o time com dez em campo.

Grêmio, Brasileirão, Cruzeiro, Imortal

VEJA TAMBÉM
- Atitude de Luís Castro empolga torcida, mas finanças do clube preocupam.
- Grêmio com Transferban? Novo CEO revela pendencias milionárias do Grêmio
- Divida milionária? Artilheiro notifica e cobra milhões do Grêmio após atraso de pagamento




Comentários



Rodnei Vaz     

pepe titular no lugar do Alisson que faz tempo quevta devendo

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

17/12/2025










16/12/2025