1Win

Conmebol solicita à Fifa mais duas vagas no novo Mundial de Clubes


Fonte: gremioavalanche.net

Conmebol solicita à Fifa mais duas vagas no novo Mundial de Clubes
Foto: GIUSEPPE CACACE / AFP
A Conmebol quer aumentar o número de representantes da América do Sul no novo Mundial de Clubes, que terá a primeira edição em 2021. Em entrevista dada a rádio paraguaia 1080 AM, o presidente da entidade, Alejandro Domínguez, disse que lutará para que os sul-americanos tenham mais duas vagas, assim tendo o mesmo número de participantes da UEFA. A dupla Gre-Nal pode ser beneficiada com a situação.



Os europeus teriam oito lugares garantidos e a América do Sul, seis mas para mudar isso, Domínguez pediu a Gianni Infantino, presidente da FIFA mais vagas. Ele ainda garantiu "Eu pedi a Infantino que o Mundial de Clubes de 2021 seja em igualdade de condições. Se a UEFA tem oito vagas, queremos a mesma quantidade".

A Conmebol ainda não definiu como indicará os clubes. O desejo da entidade é fazer uma nova a "Supercopa", valendo duas vagas para o Mundial. Mas a CBF se disse contrária a decisão, alegando que não existem datas no calendário para mais uma competição. A FIFA acha que a melhor saída seria o critério de escolha através dos resultados da Libertadores e Copa Sul-Americana, como também pensa a CBF, que pode ser uma ótima notícia para o Grêmio.

Sem a Supercopa, as vagas da América do Sul no Mundial ficariam com os campeões da Libertadores de 2017 (Grêmio), 2018 (River Plate), 2019 (Flamengo ou River Plate) e 2020. Em caso de repetição de título, a vaga ficaria com um dos vices. Outros dois lugares seriam disputados em um playoff entre os campeões da Sul-Americana de 2017, 2018, 2019 e 2020.

Com na Supercopa, os campeões da Libertadores de 2019 e 2020, e os campeões da Copa Sul-Americana de 2019 e 2020 tem direito de participar do Mundial de 2021. Outras duas vagas sairiam do torneio que reunirá todos os campeões da Libertadores, o que incluirá Grêmio e Inter.

A FIFA decidiu que para 2021, vai aumentar o número de participantes para 21 clubes e reformular o torneio. Neste ano, ainda se mantém o formato de um clube por continente. O Liverpool representará a Europa e o sul-americano será representado ou por River Plate ou pelo Flamengo, que disputam a final da Libertadores, Sábado, dia 23.


FIFA, UEFA, Conmebol, Grêmio, Libertadores, Liverpool

VEJA TAMBÉM
- Grêmio ganha do Estudiantes com um a menos e conquista primeira vitória na Libertadores
- Tricolor escalado para o jogo contra o Estudiantes
- Grêmio confiante para a Libertadores, e as lesões intermináveis





Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

24/4/2024