1Win

Veja o que o Grêmio precisa fazer para estar na Libertadores e cumprir promessa de Renato

Após vitória contra o Botafogo, técnico bancou a classificação para a competição continental; o GloboEsporte.com fez os cálculos e mostra os cenários possíveis


Fonte: Globoesporte.com

Veja o que o Grêmio precisa fazer para estar na Libertadores e cumprir promessa de Renato
Foto: Globoesporte
Para Renato Gaúcho, promessa é dívida. Após vitória por 3 a 0 contra o Botafogo, o técnico gremista bancou a classificação para a Libertadores, seja por G-4 ou por G-6. O GloboEsporte.com pegou a calculadora e exibe os cenários possíveis para que o Tricolor encerre a temporada com a vaga garantida na competição sul-americana.



LEIA TAMBÉM: Romildo foi reeleito presidente do Grêmio sem muitas dificuldades

O Grêmio enfrenta o Vasco às 21h30 desta quarta-feira, pela 29ª rodada do Brasileirão, em São Januário. TV Globo, com Luis Roberto, Júnior e Caio Ribeiro, e Premiere, com Jader Rocha e Carlos Eduardo Lino, transmitem a partida. O GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real, com vídeos exclusivos, e mostra análises e entrevistas ao vivo após o jogo.

Eu garanto o Grêmio na Libertadores no ano que vem. No G-4 ou no G-6, o Grêmio vai estar lá sem, dúvida alguma (Renato, após a vitória contra o Botafogo)

Atualmente, o Grêmio é o sétimo colocado na tabela, com 44 pontos, colado no grupo que se classificaria para a Libertadores.

Para garantir a presença na competição, o Tricolor pode pensar em três cenários possíveis: classificação direta para a fase de grupos (G-4), para a primeira fase (G-6) ou até num possível G-8, caso o Flamengo vença o River Plate na decisão e o Athletico, campeão da Copa do Brasil encerre entre os primeiros.

Classificação pelo G-4

- Projeção para o G-4 é 66 pontos
- Grêmio precisaria de 22 pontos
- Aproveitamento de 73%

É a principal meta de Renato, para propiciar maior tempo de férias ao grupo, sem correria na pré-temporada. O Grêmio se encontra cinco pontos atrás do São Paulo, o quarto colocado.

De acordo com o matemático Tristão Garcia, do site InfoBola, o número mágico para o G-4 é 66 pontos. o Grêmio precisaria de mais 22 nos próximos 30 em disputa. Ou seja, aproveitamento de 73%. Mas claro, essa pontuação pode variar rodada a rodada.

Na briga pela vaga direta, o São Paulo ostenta aproveitamento atual de 58,3%, com 49 pontos. Se mantiver esse rendimento, o time de Fernando Diniz chegaria exatamente aos 66 pontos no fim a competição.

– Para o Grêmio garantir o G-4, precisaria fazer em 10 jogos metade do que fez em 28, ou seja, campanha de campeão. Parece fácil, mas não é – projeta Tristão.

Classificação pelo G-6

- Projeção para o G-6 é 62 pontos
- Grêmio precisaria de 18 pontos
- Aproveitamento de 60%

Conquistar uma vaga à primeira fase da Libertadores é o caminho mais fácil ao tricolor gaúcho. Segundo Tristão Garcia, 62 pontos garantem a classificação para dois confrontos de mata-mata no início da competição continental.

Ao GloboEsporte.com, Tristão diz que o Grêmio tem 58% de chances de obter vaga pelo G-6. Na matemática, faltam 18 pontos ao tricolor gaúcho. Ou, seja, precisa elevar o rendimento para 60%.

E se o Brasileirão tiver G-8?

Sim, é possível que o Brasileirão deste ano tenha G-8. Isso acontecerá se o Athletico-PR, campeão da Copa do Brasil, ficar entre os sete primeiros colocados. Uma outra vaga ainda será aberta se o Flamengo vencer a Libertadores, o que facilitaria muito a vida do Grêmio em busca dessa meta.

Contas da UFMG

A Faculdade de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais mantém um acompanhamento do Campeonato Brasileiro e suas probabilidades. Conforme o departamento, o clube que atingir os 60 pontos terá 90% de chande de alcançar pelo menos a primeira fase da Libertadores, dentro do G-6.

Atualmente, o Grêmio tem 51,8% de chances de buscar essa classificação, segundo os matemáticos mineiros. Para chegar à pontuação apontada pela UFMG, o time de Renato Gaúcho precisa conquistar 16 pontos. Um aproveitamento de pouco mais de 50%.

Confrontos diretos

Pela frente, o Grêmio terá seis confrontos diretos pela Libertadores. Além do líder Flamengo, já garantido matematicamente, terá o clássico Gre-Nal, marcado para o próximo domingo, e confrontos contra Athletico, São Paulo, Palmeiras e Goiás (confira a lista abaixo).

As últimas 10 rodadas do Grêmio

Vasco x Grêmio, em 30/10, no São Januário, pela 29ª rodada
Grêmio x Inter, em 03/11, na Arena, pela 30ª rodada
Grêmio x CSA, em 07/11, na Arena, pela 31ª rodada
Chapecoense x Grêmio, em 09/11, na Arena Condá, pela 32ª rodada
Grêmio x Flamengo, em 16/11, na Arena, pela 33ª rodada
Palmeiras x Grêmio, em 23/11, na Arena Palmeiras, pela 34ª rodada
Athletico x Grêmio, em 26/11, na Arena da Baixada, pela 35ª rodada
Grêmio x São Paulo, em 30/11, na Arena, pela 36ª rodada
Grêmio x Cruzeiro, em 03/12, na Arena, pela 37ª rodada
Goiás x Grêmio, em 07/12, no Serra Dourada, pela 38ª rodada



O duelo entre Vasco e Grêmio está marcado para as 21h30 desta quarta, em São Januário. Desfalcado, o provável time tem: Paulo Victor; Léo Moura, David Braz, Paulo Miranda e Cortez; Michel, Thaciano, Pepê, Diego Tardelli e Everton; Luciano.

Grêmio, Libertadores 2020, Renato Gaúcho, Imortal

VEJA TAMBÉM
- Grêmio ganha do Estudiantes com um a menos e conquista primeira vitória na Libertadores
- Tricolor escalado para o jogo contra o Estudiantes
- Grêmio confiante para a Libertadores, e as lesões intermináveis





Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

25/4/2024









24/4/2024