1Win

[ANÁLISE] Grêmio vai ao passado e fica sem reação ao sofrer goleada na Libertadores

Tricolor precisa deixar para trás "melhor futebol do Brasil" e títulos conquistados, reagir a atropelo e estar na Libertadores em 2020


Fonte: Globoesporte.com

[ANÁLISE] Grêmio vai ao passado e fica sem reação ao sofrer goleada na Libertadores
Enquanto os 60 mil flamenguistas comemoravam o quarto gol do Flamengo, de Pablo Marí, Geromel permanecia caído. Justo ele, sempre símbolo de glórias, fora batido mais uma vez. Mãos na cabeça, representa aqui o abatimento claro de um Grêmio inoperante em 90 minutos - praticamente em 180, se somarmos o jogo da Arena - e goleado por 5 a 0 dentro do Maracanã. Foram 10 gols sofridos nos dois jogos da semifinal da Libertadores, entre anulados e validados, e um recado para o futuro.

Renato trata goleada como anormal: "Grávida faria gols"
As manifestações de Renato, especialmente, flagraram os erros do Grêmio como determinantes para a derrota. Sairiam pouquíssimos gols no futebol, de fato, sem falhas. Mas também é necessário entender a superioridade do Flamengo. O "melhor futebol do Brasil" aclamado pelo ídolo gremista se apagou. É melhor abaixar a cabeça para trabalhar e admitir esse processo.

Liberar-se destas amarras tal qual esta, do "melhor futebol". Também a dos títulos. Os seis conquistados por Renato nestes três anos à frente do Grêmio têm de servir de impulso para mais, não de justificativa para tropeços no caminho. O ciclo é atual, mas as taças estão no passado. O Grêmio de 2016, 2017 e 2018 já não existe mais. E o de 2019 tem pouco tempo para reagir. Ninguém melhor do que Renato para conduzir tudo isso.


- Nessa horas a gente tem que falar pouco. Até porque quando se ganha todo mundo é bom, quando não consegue o resultado, todo mundo é ruim. É o que se pensa no Brasil. Mas estamos tranquilos. Temos ganhado vários títulos nos últimos anos. O resultado é surpreendente, mas aconteceu. É levantar a cabeça. Nosso objetivo é colocar o Grêmio entre os quatro do Brasileiro para a Libertadores do ano que vem - apontou Renato.

Desde sua chegada em 2016, o treinador sempre liderou o Grêmio rumo a Libertadores do ano posterior e ainda conquistou títulos. Em 2019, só conseguiu o Estadual, embora ao menos seja alguma taça no armário. Entretanto, se não conseguir a classificação para brigar pelo Tetra da América outra vez em 2020, será a pior temporada do Tricolor com Renato no cargo.

Indignação como combustível

A voz mais contundente depois do atropelo sofrido pelo Grêmio no Maracanã foi de Maicon. Renato citou títulos e falhas próprias do time, que ok, ocorreram, mas não explicam tudo. O vice de futebol Duda Kroeff falou até uma derrota "normal". Foi o líder o responsável por elevar o tom do resultado. O Grêmio precisa canalizar esse sentimento, certamente presente na torcida, para salvar o restante de 2019 e se livrar de algumas amarras do passado.

Maicon negou um "vexame" gremista, embora tenha ocorrido. A goleada sofrida não foi um vexame por falta de dedicação dos atletas ou algo do gênero. Mas pela maneira como o Flamengo conseguiu superar o Grêmio, sem maiores dificuldades. A camisa tricolor não pode sofrer tamanho placar em uma semifinal de Libertadores.

Mas o ponto central da manifestação do volante é uma decepção com o resultado e a eliminação. É o mesmo sentimento no âmago do torcedor gremista depois desta goleada sofrida.

- Derrota nunca é normal. Um 5 a 0 menos ainda. Foi minha primeira vez que levei 5 a 0 na carreira. Nunca é normal. Quem aceita derrota não pode jogar. As coisas não ocorreram como queríamos, mas precisamos remoer esta derrota. Não é o fim do mundo. Temos o Brasileirão. Estamos chateados. Isso é futebol. Na maioria das vezes você tem frustrações. Ganhamos títulos importantes, mas não foi nossa noite - destacou Maicon.

Se quiser viver momentos em Libertadores no próximo ano, a reação no Brasileirão urge. O objetivo agora será de usar o atropelo como uma linha de corte. A briga pelo G-6 está longe de ser "tranquila", embora o Grêmio venha mostrando que, quando dá atenção ao Nacional, consegue subir na tabela.

- O futebol te proporciona a cada três dias uma oportunidade de se recuperar. É no domingo pelo Campeonato Brasileiro. O problema é ficar muitos dias sem jogar, aí você fica com aquilo na cabeça. Tentaremos pelo menos esquecer essa derrota para o Flamengo - explicou Renato.

Falhas matam estratégia

Em campo, Renato bem que tentou. Teve três surpresas, apostou em uma estratégia específica de time mais físico, fechado e marcador. No primeiro tempo, teve até certo sucesso, mesmo com o 1 a 0 contra quando o intervalo chegou. O Tricolor apresentou desempenho razoável, estava no jogo e segurava alguma esperança ainda.

Um lance com um minuto do segundo tempo, no entanto, acabou com o Grêmio mentalmente na partida. Geromel havia recuperado uma bola próximo da área. Mas foi desarmado por Bruno Henrique ao demorar para tomar uma decisão. Na sequência, escanteio para o Flamengo e gol de Gabriel. Um erro, como disse Renato, mas forçado por uma postura do adversário da qual o Tricolor não conseguiu sair.

- Flamengo era favorito pelo investimento que fez. Viemos aqui, tentamos jogar de igual para igual. Fizemos um primeiro tempo muito bom, mas tomamos um gol no retorno muito cedo. Foi um baque. É difícil falar. A cabeça fica um fervo. Futebol você só reverte trabalhando. Trabalharemos no dia a dia com muita humildade para colocar o Grêmio no G-4 e Libertadores do ano que vem - disse Alisson.

A partir daí, o Flamengo empilhou gols até fechar o 5 a 0. Renato esbravejava na área técnica, sem entender a postura da equipe. O grupo sempre se mostrara capaz de encarar momentos de decisão como este. Mas toda a confiança ruiu no 2 a 0. Não houve como reagir no Maracanã. Mas é necessário encontrar uma maneira de fazê-lo no Brasileirão.

O Tricolor retorna a Porto Alegre no fim da tarde desta quinta-feira. No domingo, o time de Renato Gaúcho recebe o Botafogo na Arena às 16h.



VEJA TAMBÉM
- Grêmio perde para o Vasco em São Januário na estreia do Brasileirão
- Tricolor escalado para o jogo contra o Vasco
- Veja a provável escalação do Tricolor para o jogo de hoje





Comentários



Paco Gerar     

É isso ahí! Apoio a decisão da dieeção da manutenção do Renato. Ou vão trazer quem? A derrota já foi absorvida, pelo menos por mim. Agora é docar no Brsileirão, 2019.

Aprendeu como se faz futebol Renato. Tudo q tu consyrii em 3 anos vc por teimosia e burrice petdeu essa. noite. Vc e seus grandes jogadores. Parabens pela incompetencia

Ainda nao foi demitido esse merda! #forarenato

Levou 4 gols em 25 minutos. Podia ter evitado, sendo 3 de bola parada, o time desmoronou depois do segundo gol.

Rodnei Vaz     

perder todo mundo perde mas levar 5 gols de forma bisonha porque em vez de treinar o time vc renato foi jogar futevôlei os jogadores do Flamengo nao tem descanso praticamente e estao voando em campo enquanto os do grêmio se arrastando a tua arrogância vai acabar afundando o grêmio um elenco desses milionário deveria ser mais competitivo perdemos pro Atlético-PR e nao reagimos em campo ontem levamos 5 gols e aceitamos isso foi sim um fiasco gigantesco assim como é um fiasco vc colocar o andre em campo e esse goleiro porque nao faz ele assistir as defeza do marcelo groe para ver se aprende

Parabens Renato pela vitoria do seu flamengo vc queria tanto treinar o flamengo pega seus bruxos e boa viagem

Preto {%}     

Ruaaa renato se tem vergonha na cara leva o André junto

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

20/4/2024




19/4/2024