[COMENTE] Clubes deveriam se posicionar sobre calendário da CBF para 2020 agora?


Fonte: Gabriela Santos

Por: Gabriela Santos

A CBF divulgou ontem (03), o calendário para os jogos de 2020, no documento apresentado mostra que os clubes serão desfalcado em nove rodadas do Brasileirão, por conta da Copa América. Mais uma vez os clubes não se posicionaram sobre as datas e podem sofrer durante estas rodadas. E para você, clubes deveriam se posicionar sobre calendário da CBF para 2020 agora?

Foi prometido que as datas-FIFA com jogos da seleção, seriam preservadas, e por isso os clubes não precisariam se preocupar com desfalques maiores. No entanto, quando divulgado o calendário mostra que os clubes vão ficar por ainda mais tempo sem seus jogadores.

A Copa América começa no dia 12 de junho e vai até 12 de julho. Neste período, realizam-se as nove rodadas do Nacional. Mas, além disso, há uma rodada dois dias antes da primeira partida da competição continental de seleções. Assim, é possível que os jogadores chamados deixem de atuar por até dez rodadas.

"O calendário é uma junção de compromissos contratuais de diversas esferas. Não havia muito o que se fazer com a questão da Copa América", explicou Manoel Flores, diretor de Competições da CBF.

Em relação às 10 datas-Fifa, de fato, não há jogos no dia das partidas do Brasileiro. Mas, pelo calendário, há partidas de eliminatórias na véspera de três rodadas do Nacional. E há uma partida da classificatória para o mundial marcada para dois dias antes da primeira partida da final da Copa do Brasil. A CBF promete fazer adaptações nos jogos dos clubes para minimizar prejuízos.

Além da Copa América, os clubes ainda terão que lidar com o desgaste de seus jogadores, por conta das Olimpíadas, que será disputada de 25 de julho até 9 de agosto. O período abrange uma partida de oitavas-de-finais da Libertadores e dois jogos da Série A do Brasileiro, além de semifinais da Copa do Brasil.

A confederação determina que as férias dos jogadores terminem em 7 de janeiro, com início da pré-temporada entre os dias 8 e 22. Os campeonatos estaduais começam em 22 de janeiro e vão até 26 de abril, com 16 datas, duas a menos do que a temporada de 2019. Mas as federações de São Paulo e do Rio de Janeiro ainda têm a intenção de manter os campeonatos com 18 datas. As férias começam em 7 de dezembro, embora haja a previsão da disputa do Mundial de Clubes entre 10 e 19 de dezembro.

A primeira fase da Copa do Brasil está marcada para 5 de fevereiro (com finais em 10 e 16 de setembro), mesma data do início da Copa Libertadores da América (decisão em 21 de novembro) e da Copa Sul-Americana (final em 7 de novembro). Ainda em fevereiro, o Carnaval provocará uma pausa entre os dias 23 e 25.

O dia 11 de maio é definido ainda como "Sorteio Conmebol". Já a Copa América de 2020 será realizada entre 12 de junho e 12 de julho, sem pausa das quatro divisões do Brasileiro.


VEJA: Clique aqui e veja as promoções que a Network BG preparou para você acompanhar todos os jogos da temporada

LEIA TAMBÉM: Após derrota no Ceará, Renato comenta sobre decisão contra o Flamengo: "Tudo pode acontecer"

Clique aqui e confira séries, comentários, filmes e tudo sobre futebol! Teste agora!<\a>



Comentários




Leia também

21/10/2019






20/10/2019