[COMENTE] Calendário FIFA, CBF, CONMEBOL são irresponsáveis com os clubes?


Fonte: Gabriela Santos

Créditos: Lucas Figueiredo/CBF
Por: Gabriela Santos

Todos os anos são as mesmas reclamações e nada muda, o calendário da FIFA, segue prejudicando os clubes de maneira direta, principalmente em fases decisivas. Ontem (20), a CBF fez suas convocações para a Seleção Olímpica, Seleção Principal e Mundial sub-17, muitos clubes se sentiram prejudicados por perder peças importantes, além dos torcedores que viram indiferença da parte da entidade com os clubes.

Com as listas de convocações, clubes da série A como Palmeiras, São Paulo, Flamengo, Corinthians, Grêmio e Corinthians foram os mais prejudicados, perdendo de 1 a 2 jogadores por equipe. Além de muitos clubes ficarem desfalcados, há o fator de que serão partidas decisivas, os clubes paulistas terão clássico durante o período que seus principais jogadores estarão fora.

Todos os clubes brasileiros enfrentam uma maratona de jogos, ainda mais quando participam de mais de uma competição, além do Brasileirão, são jogos aos finais de semana e ocasionalmente, no meio da semana. Isso acaba gerando uma série de complicações aos clubes, que precisam poupar os jogadores ou em alguns casos não tem substituto no mesmo nível do atleta ausente.

Alguns torcedores brasileiros gostariam que o Brasil adotasse o mesmo calendário ou um semelhante ao futebol europeu, onde os jogadores tem mais tempo de folga. Isso porque aqui no Brasil o intervalo de jogo médio é de 72 horas, já nas ligas inglesa, espanhola e francesa, por exemplo, os clubes costumam ter cerca de até sete dias de intervalo.

Após o anúncio das listas de convocações, a coletiva de imprensa foi dominada por perguntas relacionadas ao calendário e o quão prejudicados os clubes ficarão. Perguntados sobre como ficariam os clubes, cada treinador deu a sua argumentação e se defendeu.

– Jogar Mundial é prêmio ao atleta. O maior que pode ter na vida. Com todo respeito ao Vasco, não penso em nenhuma hipótese, não entra na minha cabeça, um pedido de desconvocação do Vasco. Independentemente de ir à Fifa ou não. Mundial muda a carreira de muitos atletas. Como mudou de muitos –, disse Guilherme Dalla Déa, técnico da seleção sub-17

– Existe outro lado da questão. Lado da seleção, de preparação, daqueles que serão convocados. Sei que é difícil entender, mas temos que entregar desempenho e resultado. Para isso exige uma preparação. Tenho máximo de equidade, cuidado, máximo de bom senso. Aliás, o calendário, não é da CBF. Eles são dos clubes também. É muito mais decisivo numa competição de Copa do Brasil do que de turno e returno –, afirmou Tite.
Questionada há alguns meses sobre uma possível adaptação do calendário nacional ao europeu a CBF também se justificou. “A entidade conversa com clubes, emissoras de TV e patrocinadores durante toda a temporada para preparar o calendário da próxima. Nenhuma hipótese deixa de ser debatida.”





E para você, o calendário de jogos é um desrespeito aos torcedores e aos clubes?




Grêmio divulga balanço financeiro dos meses de janeiro a março de 2020

Leia também: Grêmio quer fatia de R 120 milhões milhões de parceiros para vender Cebolinha ao Napoli





Comentários



Rene Ribeiro     

Os clubes são culpados todos os anos fazem reuniãos ..Só no Brasil que tem jogos na data Fifa

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

28/5/2020





Matheus Henrique e Arthur - 10:03 (0)

Matheus Henrique já superou Arthur no Grêmio?



27/5/2020