Sem Geromel e Leonardo Gomes, Galhardo e David Braz ganham mais chances

Renato Portaluppi deverá utilizá-los enquanto os titulares estiverem no departamento médico


Fonte: Gaúcha Tricolor

Montagem sobre fotos de Lucas Uebel / Grêmio/Divulgação
O início de semana é de boas de más notícias para a torcida do Grêmio. De positivo, estão os retornos do volante Maicon e do lateral-direito Léo Moura. O primeiro deverá ser liberado pelo departamento médico nos próximos dias, após se recuperar de dores na panturrilha direita. O segundo, ficará à disposição do técnico Renato Portaluppi para os treinos até o fim do mês. Ou seja, terá condições de encarar o Flamengo pelas semifinais da Libertadores.

Os pontos de apreensão para os tricolores e para a comissão técnica são Leonardo Gomes e Pedro Geromel. O lateral-direito teve lesão ligamentar no joelho direito na partida contra o Athletico-PR, na Arena da Baixada, em 4 de setembro, e será reavaliado nesta terça-feira (10), quando a equipe se reapresenta no CT Luiz Carvalho.

A tendência é de que pare por pelo menos dois meses. Já o zagueiro e capitão do time nas partidas mais recentes teve lesão muscular na coxa direita contra o Cruzeiro, no Mineirão, domingo, e não teve confirmado o tempo de parada. Mas ambos devem ficar de fora dos confrontos com os cariocas pela Libertadores.

— A perda do Geromel, se confirmada, é significativa pelo entrosamento que ele tem com o Kannemann e também pela liderança dele perante ao grupo — destaca o ex-zagueiro William Machado, finalista da Libertadores de 2007 pelo Grêmio.

Caso o camisa 3 não esteja em condições de ir a campo, o substituto natural é David Braz. Contratado pelo clube no meio deste ano, o zagueiro de 32 anos tem sido a primeira opção de Renato para o setor sempre que Geromel ou Kannemann estão impossibilitados de atuar.

Caso ele seja o escolhido para ir a campo, o repórter Bruno Lima, do jornal A Tribuna de Santos, que acompanhou a passagem do defensor pela equipe paulista, entende que o Tricolor perde em qualidade técnica e ganha na bola aérea ofensiva.

— O Grêmio perderia na saída de bola, posicionamento e o entrosamento com o Kannemann. Mas por outro lado pode se valer na raça, entrega e boa bola aérea do David Braz — avalia o jornalista.

Outro ponto que chama atenção diz respeito ao posicionamento de David Braz. No time reserva, quando atua ao lado de Paulo Miranda, se posiciona à esquerda. Contudo, já atuou ao lado de Kannemann pela direita quando Geromel foi expulso nas oitavas de final da Libertadores e também na época em que vestia a camisa santista.

— Comigo, no Santos, ele jogou pelo lado direito, porque o Gustavo Henrique era quem atuava pela esquerda. Isso não é um problema para ele, até mesmo pela experiência que tem — afirma o técnico Dorival Júnior, que comandou o defensor entre 2015 e 2017.

— Ele tem excelente leitura de jogo, um ótimo posicionamento e uma iniciação de jogadas interessante. Por isso, acho que pode cumprir bem o papel do Geromel — acrescenta.

Já para a direita, o ex-lateral Raul Mendes, que fez mais de 180 jogos com a camisa tricolor na década de 1980, diz que escolheria Galhardo para ser o substituto de Leonardo Gomes. Segundo ele, ainda que Léo Moura esteja recuperado clinicamente para os duelos contra o Flamengo, em outubro, fisicamente Galhardo está melhor.

— O mais qualificado de todos os laterais do Grêmio é o Léo Moura. Mas as condições físicas dele a gente sabe que são precárias. Acredito que o Galhardo deva ser escolhido porque está com mais condições de jogo, vem treinando e participando das partidas. É a chance dele — diz Mendes.

Como o Grêmio deu folga aos atletas na segunda-feira, a retomada dos treinos visando a partida contra o Goiás, às 16h de domingo, na Arena, ocorrerá apenas na tarde desta terça. Assim, será possível saber se a linha defensiva de Renato deve ter mesmo Galhardo, David Braz, Kannemann e Cortez. A tendência, até que os lesionados estejam de volta, é essa.


LEIA TAMBÉM: Renato reitera desejo de permanecer no Imortal em 2020

LEIA TAMBÉM: Everton comenta sobre renovação próxima com o Tricolor: "Aceitava contrato vitalício"

Clique aqui e confira séries, comentários, filmes e tudo sobre futebol! Teste agora!<\a>

VEJA:
Clique aqui e veja as promoções que a Network BG preparou para você acompanhar todos os jogos do Grêmio da temporada

Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

21/9/2019










20/9/2019