1Win

[ENQUETE] Punir o clube ou a torcida: Qual a melhor solução para acabar com o preconceito dentro dos estádios?


Fonte: Gabriela Santos

[ENQUETE] Punir o clube ou a torcida: Qual a melhor solução para acabar com o preconceito dentro dos estádios?
Por: Gabriela Santos

Nesta semana foi aberta uma nova discussão sobre quem deveria ser punido, após o STJD decidir gritos ou cânticos preconceituosos nos estádios, podem custar os pontos conquistados pela equipe. O caso mais recente aconteceu durante a partida entre São Paulo e Vasco, em São Januário, por conta da torcida vascaína cantar “time de v***o”, os pontos garantidos pelo clube carioca. E para você quem deveria ser punido?

Enquanto de uma lado tem aqueles que concordam que os clubes deveriam ser punidos, do outro tem os que acreditam que a torcida deveria levar a punição, com o argumento de que os jogadores não estão ligados diretamente aos cantos da torcida e que não merecem ser prejudicados por algo que veio da arquibancada.

A decisão do STJD foi encaminhada aos clubes que estão cientes da nova punição, agora tantos árbitros quanto assistentes podem encerrar a partida, incluindo na súmula o ocorrido. Dessa forma, o caso é levado ao STJD e punindo o clube. A medida foi acionada, afim de acabar principalmente com os gritos de “bic*a” entoado pelos torcedores aos goleiros, quando ele vai bater o tiro de meta.

- Que a partir desta data (19 de agosto) os árbitros, auxiliares e delegados das partidas relatem na súmula e/ou documentos oficiais dos jogos a ocorrência de manifestações preconceituosas e de injúria em decorrência de opção sexual por torcedores ou partícipes das competições - determinou o STJD.

Além do mais, caso o mesmo clube venha a ter o mesmo comportamento, ele terá a punição aplicada ao dobro, ou seja, perderá seis pontos. A decisão ainda afirma que, além da súmula dos árbitros, outros modos para identificar as injúrias poderão ser levadas em conta. A análise será feita caso a caso.






Durante a Copa América no Brasil, em junho, a Conmebol multou a CBF por gritos homofóbicos por parte da torcida brasileira na partida entre Brasil e Bolívia. Nos tiros de meta do goleiro boliviano Carlos Lampe, parte da torcida gritou "bicha". As determinações são orientadas pela Fifa para punir este tipo de preconceito.








VEJA TAMBÉM
- Grêmio perde para o Vasco em São Januário na estreia do Brasileirão
- Tricolor escalado para o jogo contra o Vasco
- Veja a provável escalação do Tricolor para o jogo de hoje





Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

16/4/2024


15/4/2024