Nesta semana foi aberta uma nova discussão sobre quem deveria ser punido, após o STJD decidir gritos ou cânticos preconceituosos nos estádios, podem custar os pontos conquistados pela equipe. O caso mais recente aconteceu durante a partida entre São Paulo e Vasco, em São Januário, por conta da torcida vascaína cantar “time de v***o”, os pontos garantidos pelo clube carioca. E para você quem deveria ser punido?
Enquanto de uma lado tem aqueles que concordam que os clubes deveriam ser punidos, do outro tem os que acreditam que a torcida deveria levar a punição, com o argumento de que os jogadores não estão ligados diretamente aos cantos da torcida e que não merecem ser prejudicados por algo que veio da arquibancada.
A decisão do STJD foi encaminhada aos clubes que estão cientes da nova punição, agora tantos árbitros quanto assistentes podem encerrar a partida, incluindo na súmula o ocorrido. Dessa forma, o caso é levado ao STJD e punindo o clube. A medida foi acionada, afim de acabar principalmente com os gritos de “bic*a” entoado pelos torcedores aos goleiros, quando ele vai bater o tiro de meta.
- Que a partir desta data (19 de agosto) os árbitros, auxiliares e delegados das partidas relatem na súmula e/ou documentos oficiais dos jogos a ocorrência de manifestações preconceituosas e de injúria em decorrência de opção sexual por torcedores ou partícipes das competições - determinou o STJD.
Além do mais, caso o mesmo clube venha a ter o mesmo comportamento, ele terá a punição aplicada ao dobro, ou seja, perderá seis pontos. A decisão ainda afirma que, além da súmula dos árbitros, outros modos para identificar as injúrias poderão ser levadas em conta. A análise será feita caso a caso.
STJD determina que manifestações homofóbicas em estádios de futebol tenham punição exemplar: o clube perde três pontos na tabela. Repetiu, perde seis. Agora, homofóbico, além de criminoso, pode também rebaixar o time do coração, tirar um título, etc.
— Pedro Caruso (@opedrocaruso) August 20, 2019
Cruel, e sensacional. ??
Tô falando... Stjd vendo punição para xingamento de veado. Tão acabando com a graça do futebol. Comportamento homofóbico zzzzzzzzz que malas
— Karoll #Nossos10 (@KarollCRF) September 19, 2014
O STJD já recebeu as explicações da diretoria do Vasco sobre o que fez e sobre o que faz para coibir atos como os que foram presenciados durante a última partida em SJ. Espero que realmente não cometam a injustiça de punir o Vasco com intuito de utilizarem o caso como exemplo.
— Piruca do Vasco! (@Homem_Piruca) August 29, 2019
Durante a Copa América no Brasil, em junho, a Conmebol multou a CBF por gritos homofóbicos por parte da torcida brasileira na partida entre Brasil e Bolívia. Nos tiros de meta do goleiro boliviano Carlos Lampe, parte da torcida gritou "bicha". As determinações são orientadas pela Fifa para punir este tipo de preconceito.
VEJA TAMBÉM
- Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
- Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
- Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Novo técnico do Grêmio: conheça as características de Luís Castro
Grêmio anuncia contratação de Luís Castro e recebe apoio de Felipão.
Luís Castro elogia "história rica" do Grêmio e é recebido por Felipão
Felipão Envio Mensagem de Apoio a Luís Castro após Acerto com Grêmio
Grêmio duela com Santos na semifinal da Copinha Feminina
Grêmio busca reforços na base em país da Copa do Mundo.
Grêmio negocia novo patrocinador máster para temporada 2026.