Além de Rafael Carioca: veja outros cinco volantes que o Grêmio poderia contratar

GaúchaZH elencou atletas que teriam a possibilidade de reforçar a equipe de Renato Portaluppi


Fonte: Gaúcha Tricolor

Julio Cesar AGUILAR / AFP
O Grêmio busca um volante. Isso não é novidade. Ainda que não admita oficialmente, o clube sondou pelo menos três nomes para a posição neste período sem jogos devido à pausa para a Copa América: Otávio, do Bordeaux (França), Lucas Silva, do Cruzeiro, e Rafael Carioca, do Tigres (México).

O ex-jogador do clube gaúcho seria o nome da vez. Revelado pelo Tricolor em 2008, Rafael Carioca foi vendido ao Spartak Moscou, da Rússia, no final daquele ano. Ficou apenas uma temporada na Europa e retornou ao futebol brasileiro para atuar no Vasco. Se destacou e voltou ao Spartak.

Permaneceu quatro anos na capital russa, até fechar com o Atlético-MG, em 2014. Em Belo Horizonte, foi bicampeão mineiro e ergueu a taça da Copa do Brasil. Devido às boas atuações, foi comprado pelo Tigres, onde atua há duas temporadas e soma 90 jogos e dois gols.

Com bom desempenho no futebol mexicano, o volante de 30 anos é titular da equipe comandada pelo brasileiro Ricardo "Tuca" Ferretti. Atual campeão do Torneio Clausura — o segundo turno do Campeonato Mexicano —, o time conta com jogadores conhecidos do torcedor gremista, como o chileno Eduardo Vargas e o peruano Beto da Silva, além do francês André-Pierre Gignac.

O próprio volante comentou sobre o interesse gremista à rede de TV Multimedios, do México. Segundo ele, essa questão está a cargo dos seus empresários.

— Estou muito tranquilo. A verdade é que estou a parte, porque tenho pessoas que trabalham para mim nestas questões. Então, a minha cabeça está no Tigres — disse.

Fabio Santanna, que representa Rafael Carioca, admitiu conversas com o Grêmio. Mas, segundo ele, não foi feita nenhuma proposta oficial pelo clube gaúcho.

— Existe tratativas, mas não tem nada fechado. Ele tem contrato com o Tigres até o meio do ano que vem, está feliz no futebol mexicano e é considerado como inegociável pelo presidente do clube — destaca o agente, que faz uma ponderação:

— Mas ele não descarta uma volta ao Brasil, até para ter mais visibilidade para chegar à Seleção.

O Grêmio nega essa possibilidade. O diretor de futebol Alberto Guerra disse que não há negociação em andamento para repatriar esse jogador.

— Não está nos nossos planos — afirmou o dirigente, que recentemente admitiu que o clube tentou contratá-lo há algum tempo, mas as negociações não avançaram.

LEIA MAIS
Rômulo se diz pronto para chance no Grêmio: "Farei meu trabalho da melhor maneira"Rômulo se diz pronto para chance no Grêmio: "Farei meu trabalho da melhor maneira"
"Sabemos as dificuldades que vamos ter", diz Thaciano sobre rivais na Copa do Brasil e Libertadores"Sabemos as dificuldades que vamos ter", diz Thaciano sobre rivais na Copa do Brasil e Libertadores
Jean Pyerre na reserva? Comentaristas montam ataque ideal para o GrêmioJean Pyerre na reserva? Comentaristas montam ataque ideal para o Grêmio
Mas, caso haja interesse gremista, o Tricolor terá de superar a concorrência de outro brasileiro: o Flamengo. A equipe carioca busca mais um volante e Rafael Carioca está entre os possíveis nomes para reforçar o time do técnico português Jorge Jesus.

Caso não feche com Carioca, vice-campeão brasileiro com o Grêmio em 2008, quando formava a dupla de volantes gremistas com Willian Magrão, o Tricolor precisará ir em busca de outros nomes para a posição. Hoje, no elenco, Maicon, Matheus Henrique, Rômulo, Thaciano, Darlan e Michel — este último, lesionado — são os atletas da função. O capitão não joga todas as partidas, e Matheus Henrique deverá ser convocado pela seleção sub-23 nas Datas Fifa.

Por isso, GaúchaZH lista cinco possibilidades de jogadores brasileiros — devido à preferência do técnico Renato Portaluppi — para o clube trazer para a posição de volante.

Outras opções



Thiago Maia (Lille, da França)
Thiago Maia fez 24 jogos no Campeonato Francês

Revelado pelo Santos, o volante de 22 anos joga no Lille, da França. Por lá, é reserva da equipe, ainda que tenha 24 jogos na campanha do vice-campeonato francês na temporada 2018/2019. O titular da função era o também brasileiro Thiago Mendes, ex-São Paulo, que foi negociado com o Lyon. Por isso, a negociação pode ser dificultada. Quem tem interesse em repatriá-lo é o Flamengo. Mas, ao que tudo indica, ele não irá para o Rio de Janeiro. Assim, o jogador medalhista de ouro com o Brasil nos Jogos Olímpicos, em 2016, surge como uma boa alternativa de reforço para o Grêmio.



Gerson (Roma, da Itália)

Gerson estava emprestado pela Roma à Fiorentina

Mais um jovem que ainda não emplacou no futebol europeu. Contratado pela Roma junto ao Fluminense em 2015, o jogador embarcou para a Itália apenas no ano seguinte. Fez algumas partidas pela equipe da capital, mas acabou emprestado para a Fiorentina na temporada passada, onde disputou 40 partidas e marcou três gols. Retornou a Roma, mas não faz parte dos planos do técnico português Paulo Fonseca. Assim, pode ser novamente emprestado. O atleta deseja voltar ao futebol brasileiro para ficar mais próximo de realizar o sonho de vestir a camisa da Seleção, o que torna o Grêmio um possível clube para o volante.



Hernani (Zenit, da Rússia)
Permanência de Hernani na Rússia é incerta
Cria da base do Athletico-PR, o jogador está há três temporadas no futebol europeu. Vendido ao Zenit, da Rússia, no fim de 2016, por 8 milhões de euros — cerca de R$ 28 milhões à época —, ele pouco jogou nos seus primeiros anos de Europa. Foi emprestado ao Saint-Étienne, da França, onde fez 17 partidas e marcou quatro gols. Retornou ao Zenit na temporada 2018/2019 e atuou 25 vezes, marcando um gol. Hoje com 25 anos, sua permanência na Rússia não é certa. O principal interessado é o Santos, do técnico Jorge Sampaoli, que negociou o volante Jean Lucas. Se tiver interesse, o Grêmio tem condições de disputar a sua contratação.



Jean (Palmeiras)
Jean atuou em apenas três jogos neste ano

Entre as opções que atuam no futebol nacional, Jean é uma daquelas que costumam aparecer nas listas. Versátil, já que pode atuar também como lateral-direito, o jogador de 33 anos é reserva do Palmeiras e pouco foi utilizado por Felipão neste temporada. Ainda que tenha renovado contrato com o Verdão no início do ano até o fim de 2020, jogou apenas três partidas neste ano, todas pelo Campeonato Paulista. Sequer estreou no Brasileirão, o que possibilitaria que ele reforçasse o Grêmio no campeonato nacional. O difícil é convencer o Palmeiras a liberar o atleta. Mas não custa tentar.



Adilson (Atlético-MG)
Talvez a opção mais viável financeiramente seja Adilson Warken, 32 anos. Hoje no Atlético-MG, o atleta é gaúcho de Bom Princípio e foi revelado pelo Grêmio. Ora titular, ora reserva, o volante é conhecido por aqui e seria daqueles que entra e pode sair jogando. Com cinco partidas no Brasileirão, ele ainda pode atuar por outro time, o que viabilizaria a sua contratação. O vínculo do atleta com o Galo vai até o fim de 2020, mas como não é titular absoluto na equipe do técnico Rodrigo Santana, poderia ser uma alternativa para a posição no Tricolor gaúcho.

LEIA TAMBÉM:Grêmio fecha trabalhos para a retomada no Brasileirão

LEIA TAMBÉM:Léo Moura cobra Grêmio com mais imposição para recuperar respeito dos adversários na Arena

Clique aqui e confira séries, comentários, filmes e tudo sobre futebol! Teste agora!<\a>

VEJA:
Clique aqui e veja as promoções que a Network BG preparou para você acompanhar todos os jogos do Grêmio da temporada

Comentários



Gustavo Xavier     

Ridículo, o pior de todos.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

19/7/2019



CAMPEONATO BRASILEIRO - 09:59 (1)

Grêmio poderá utilizar time misto no Gre-Nal



18/7/2019