1Win

Lição de casa: Enderson estuda jogos da Copa e aprecia "grande dinâmica"

Técnico do Grêmio falava sobre os testes que vem fazendo no grupo do Grêmio nos treinamentos quando acrescentou o que vem lhe agradando nas seleções do Mundial


Fonte: Globo Esporte

Lição de casa: Enderson estuda jogos da Copa e aprecia grande dinâmica
Enderson Moreira vem testando opções na pausa da Copa (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)

A Copa do Mundo também serve para agregar conhecimento. É assim que o técnico Enderson Moreira encara o torneio. Observa as seleções em campo e identifica características que lhe agradam dentro de campo. Quando conversava com a imprensa após o trabalho tático dos jogadores do Grêmio na sexta-feira, o treinador citou a dinâmica grande de jogo apresentada no Mundial enquanto comentava sobre os testes que vem fazendo com o grupo tricolor no período de preparação para o retorno do Brasileirão, em julho.

Nos primeiros treinamentos com bola, Enderson vem mantendo a mesma ideia de formação de time, no 4-2-3-1, testando algumas variações. Fez mudanças na escalação inicial e chegou a deixar apenas o jovem Matheus Biteco como volante, com quatro meias a sua frente, e Barcos no ataque, no esquema 4-1-4-1. Ainda assim, afirma que é cedo para definições.

- A gente já vinha jogando na primeira etapa com essa formação, é interessante. O que eu tenho visto na Copa é uma dinâmica de jogo muito grande, com muita chegada à frente, equipes compactas que marcam bem, e eventuais linhas de cinco jogadores na linha defensiva, que também é interessante para proteger mais. São algumas coisas que a gente observa de evolução, de característica. Temos que ressaltar é o bom nível da Copa, se joga para vencer. Particularmente, aprecio essas equpes voltadas para protagonizar o jogo, de posse de bola, de boa transição defesa-ataque, ataque-defesa - comentou.


Enderson conversa com jogadores antes de começar o treino (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)

Nos treinamentos, o esboço de time de Enderson Moreira começa a aparecer com Marcelo Grohe; Pará, Rhodolfo, Pedro Geromel e Breno (Marquinhos); Matheus Biteco, Ramiro, Alan Ruíz (Dudu), Giuliano e Luan; Barcos. É no meio e na lateral esquerda que ocorrem as mudanças na maioria dos treinos. Quando treinou apenas com Matheus Biteco de volante, foi Ramiro quem saiu para a entrada de Dudu.

- A gente não tem apenas 11 titulares. Trabalhamos com grupo que possa representar bem o Grêmio - definiu o técnico.

Enderson Moreira terá, em breve, duas oportunidades para testar o grupo contra adversários, em amistosos no Paraná. O primeiro jogo será diante do Maringá no dia 3 de julho, e no dia 6 será a vez de enfrentar o Londrina. A retomada do Brasileirão ocorrerá em 16 de julho, diante do Goiás, na Arena.

O Grêmio encerrou a "primeira fase" do nacional na sexta colocação, com 15 pontos, quatro a menos que o líder Cruzeiro. Ainda no segundo semestre, os comandados de Enderson Moreora terão pela frente a Copa do Brasil, competição em que entram nas oitavas de final.


VEJA TAMBÉM
- Grêmio confiante para a Libertadores, e as lesões intermináveis
- Grêmio perde para o Vasco em São Januário na estreia do Brasileirão
- Tricolor escalado para o jogo contra o Vasco





Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

23/4/2024













22/4/2024