1Win

Barcelona Gaúcho, Grêmio cansa adversários e tem chuva de gols no segundo tempo

Equipe de Renato Gaúcho usa posse de bola como arma para desgastar rivais e marca 70 dos 21 gols do ano na etapa final das partidas


Fonte: Globo Esporte

Barcelona Gaúcho, Grêmio cansa adversários e tem chuva de gols no segundo tempo
O estilo de posse de bola e troca de passes constantes do Grêmio tem uma inspiração. Conforme revelado pelo técnico Renato Gaúcho ao programa Bem, Amigos!, na segunda-feira, o Tricolor se aproxima e tenta replicar a forma de atuação do Barcelona para reduzir o desgaste em campo.



Para Renato, o Grêmio valoriza a posse e faz o jogo rodar justamente para cansar os adversários e se preservar com a bola no pé;. Assim, a equipe cresce quando os rivais perdem fôlego.



A proposta de jogo tem dado certo, como a liderança isolada no Gauchão pode atestar. E a efetividade é comprovada nos números. O Grêmio marcou 71% dos gols do ano na segunda etapa das partidas.

Gosto de assistir o Barcelona jogar. Assemelho muito o time do Grêmio com o Barcelona. O time do Barcelona não cansa, ele desgasta o rival. É o que procuro fazer, cansar o adversário (Renato, no Bem, Amigos)
O Grêmio tem se mostrado uma máquina de fazer gols, com placares elásticos em quase todos os seis primeiros jogos do Gauchão. Dos 21 gols marcados, 15 foram no segundo tempo.

Foi assim, por exemplo, na decisão da Recopa Gaúcha, contra o Avenida, no último domingo. O Tricolor ingressou no intervalo com a vantagem de dois gols na partida e deslanchou na etapa complementar – fechou o duelo em 6 a 0.

O estilo de jogo traz outra peculiaridade. O time gremista leva pouquíssimos cartões. Nos últimos quatro jogos, a equipe gaúcha não foi advertida com cartão amarelo pela arbitragem. São apenas quatro em seis partidas no Gauchão, para Marinho, Juninho Capixaba, Jean Pyerre e Kaio, que já deixou Porto Alegre rumo ao Sport.



Tiki-taka tricolor
O início do “tiki-taka tricolor” ocorreu em 2015, ainda com Roger Machado, com um estilo de priorizar a posse de bola e impor seu jogo ao adversário. Com Renato no comando, desde setembro de 2016, o time aprimorou o sistema: ganhou agressividade ofensiva e contra-ataques letais.

Aos poucos, o estilo do Grêmio começou a impressionar o futebol brasileiro. Em outubro de 2016, por exemplo, o time abriu o placar contra o Cruzeiro, em pleno Mineirão, com um belo gol coletivo (veja abaixo). Foram 24 passes entre oito jogadores gremistas até que a bola morresse no fundo da rede do goleiro Rafael, graças a toque por cobertura de Luan. O duelo foi válido pela ida da semifinal Copa do Brasil, no qual o Tricolor sairia campeão.

Depois, em 2017, sagrou-se tri campeão da Libertadores ao vencer o Lanús, na Argentina. Protagonizou partidas consideradas as mais bem jogadas do Brasileirão, como o empate em 3 a 3 com o Cruzeiro. Era comum ver opiniões que colocavam o clube gaúcho como dono do melhor futebol do país.

Outra característica do time do Grêmio em 2019 é a precisão. São 71 finalizações no total, sendo 33 delas no alvo. A média de gols por chute certo é de 1,57. Os dados são do Footstats.

– (O Grêmio) Vai jogar com alegria, sabendo o que fazer dentro de campo, principalmente na parte tática. A gente não pode entrar e simplesmente jogar por uma bola, uma bola parada, um contra-ataque. Esse não é o futebol brasileiro. O grêmio é o melhor ataque do Brasil e tem a defesa menos vazada também – completa Renato.

Com herança tática dos anos anteriores, o Grêmio antecipou etapas e pulou à frente com naturalidade nesta temporada. Tanto é que, em seis rodadas, sobra no Gauchão. É o líder isolado da competição, com 16 pontos, e muito perto de garantir vaga na próxima fase da competição.

Brasil de Pelotas x Grêmio - 7ª rodada - Gauchão

Local: Bento Freitas, em Pelotas
Data e horário: domingo (17/02), às 17h
Provável Brasil de Pelotas: Carlos Eduardo; Ricardo Luz, Camilo, Bruno Aguiar e Pará; Leandro Leite, Washington e Diogo Oliveira; Bruno Santos, Daniel Cruz e Luiz Eduardo
Desfalques: Douglas Baggio
Pendurados: Bruno Luiz, Souza e Heverton
Provável Grêmio: Julio Cesar; Léo Moura (Leonardo), Geromel, Kannemann e Cortez; Rômulo, Darlan, Montoya, Lincoln e Everton; Felipe Vizeu
Desfalques: Maicon, Marinho e Luan
Pendurados: não tem
Arbitragem: Jonathan Pinheiro apita a partida, auxiliado por Lúcio Beiersdorf Flor e Fabrício Lima Baseggio
Transmissão: RBS TV (com Luciano Périco, Maurício Saraiva e Márcio Chagas). O GloboEsporte.com acompanha em tempo real



Grêmio, Barceloma, Gols, segundo tempo

VEJA TAMBÉM
- Grêmio ganha do Estudiantes com um a menos e conquista primeira vitória na Libertadores
- Tricolor escalado para o jogo contra o Estudiantes
- Grêmio confiante para a Libertadores, e as lesões intermináveis





Comentários



Eloi Burnier     

Marlene Vieira eu não sou pessimista viu o logo quantos gol o grémio marcou ???

Marlene Vieira     

Eloi,pessimista hein...gremista acredita sempre ou nao és!

Eloi Burnier     

Menos menos vemos ver Primero os adversário tirá geromel e kannemann vamos sofrer

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

25/4/2024