1Win

O Sarriá do Grêmio


Fonte: Globoesporte.com

O Sarriá do Grêmio
Foto: Lucas Uebel / Grêmio, DVG
Não foi uma classificação acidental do River Plate, combinemos. O primeiro tempo dos argentinos foi muito superior ao dos brasileiros. Gallardo formatou um time mais pesado fisicamente, mas que não perdeu qualidade.

O Grêmio deu um chute na direção do gol e fez 1 a 0 com Leonardo Gomes quando o River Plate era imensamente melhor. Na volta do intervalo, o visitante estava modificado para frente na entrada de Pity Martinez, mas Renato Portaluppi deu um contragolpe corajoso fazendo entrar Everton no lugar de Maicon, que não jogou bem e pediu para sair.

Foi um acerto do treinador que, na ironia do futebol, agora poderá ser por alguém apontado como erro, já que o Grêmio sofreu a virada e foi eliminado. Digo que foi um acerto porque Everton teve a bola do jogo pouco depois de entrar.

Percorreu quase 30 metros com a bola sozinho, ficou de frente para Armani e, só posso atribuir à longa inatividade, não conseguiu desviar a bola do goleiro. Não deu a cavadinha, não driblou, chutou em cima do argentino.

Era a bola do jogo, era 2 a 0, era fim de feira. Afora este acidente de percurso, viria outro ainda mais grave. Paulo Miranda era o melhor jogador em campo quando saiu com cãimbra nas duas pernas. Esforço hercúleo para jogar tudo o que jogou.

Sua saída afetou o equilíbrio defensivo do Grêmio. Bressan não entrou bem outra vez, acabou cometendo o pênalti que resultou na classificação argentina. Antes, Borré cabeceou marcado por Alisson e Jael, não por qualquer zagueiro.

Abri o texto dizendo que a classificação do River não foi acidental porque sua atuação no primeiro tempo foi excelente. Levou o gol do acaso, que não contemplava sua produção. Quando virou, veja só, não era melhor do que o Grêmio, mas era insistente, tinha quatro atacantes no campo, foi de uma irresignação comovente para chegar ao 2 a 1.

Sei que Bressan será demonizado por muitos torcedores magoados pela forma como o Grêmio perdeu a vaga na final em menos de 10 minutos. Porém, ainda que reconhecendo a queda de desempenho da defesa a partir do seu ingresso, ressalto a questão humana.

Bressan não vem bem, tanto que nem começou o jogo. Ao entrar, levou cartão amarelo sem tocar na bola numa disputa de braço no escanteio na área gremista. Se já entrara tenso, ficou mais nervoso.

Na bola parada, o River empatou, como em bola parada o Grêmio vencera em Buenos Aires. Aí, o pênalti um tanto bisonho, o braço aberto, a mão espalmada correndo o risco de que a bola lhe batesse no chute de Scocco. Em jogo sem VAR, talvez fosse só escanteio. Com a revisão da jogada, pênalti bem marcado.

O Grêmio não será campeão de mais nada até o fim do ano, já tem dois títulos na temporada e tentará vaga direta na Libertadores via Brasileirão. A decepção dos gremistas é do tamanho da expectativa gerada pelo próprio time, mas não se pode esquecer de como o Grêmio chegou para este jogo.

Não tinha Luan e contou com um Everton desembocado pela longa parada. Perder seus dois melhores jogadores logo na decisão de vaga contra um dos grandes times da América no momento acarretaria alto risco. Ele se confirmou.

Não diminui o trabalho do Renato, nem o esforço dos jogadores. Como ganhara fora, perdeu em casa, confronto de camisetas que pesam toneladas. O Grêmio perdeu no esporte, não no fiasco, como o Brasil na Copa perdeu para a Bélgica assim também.

A cara de Sarriá, o estádio em que o Brasil foi eliminado pela Itália depois de estar classificado três vezes no jogo na Copa de 82, aparece pelo inusitado de tomar dois gols em menos de 10 minutos faltando 10 minutos para o fim da partida.

VEJA TAMBÉM
- Grêmio usa helicóptero para levar mantimentos a 35 meninos da base, isolados no CT de Eldorado pelos alagamentos
- Renato mudar time do Grêmio contra o Criciúma
- Dodi valoriza empate do Grêmio e prevê jogo de volta com apoio da torcida





Comentários



Lucas Benvenuti     

Apenas espero que os torcedores nao peçam a saída de Renato, não há treinador melhor que ele, errou? Doeu essa eliminação? Com certeza sim, mas não podemos nos desfazer dele. Vamos gremistas, façam valer o que nós cantamos, "contigo na boa e na ruim, muito mais"!

Soledir Oliveira     

Bressan hj assinou sua saida do Grêmio! Dois lances, 2 cartoes e um pênalti! Acabou!!!

Fernando Scussel     

Concordo com rodinei, foi uma estupidez o que o Renato fez... Deveria conhecer o elenco que tem e jamais colocar Bressan..

Rodnei Vaz     

na hr que o paulo Miranda saiu ele tinha que recuar o Michel pra zaga e deixar o Maicon em campo quando o capitão saiu o grêmio perdeu o meio campo e chamou o river pra cima eu gosto do Renato mas essa desclassificação fica na conta dele pois jamais poderia colocar o bressan jogar

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

6/5/2024







5/5/2024