O segundo turno do Brasileirão iniciou nesta semana para o Grêmio, com empate em 1 a 1 com o Cruzeiro, na Arena. Cada rodada, a partir de agora, torna-se mais decisiva até no planejamento para o próximo ano – montar um elenco com Libertadores no horizonte é uma coisa, sem é outra, por exemplo. Com o discurso de busca pelo título, o Tricolor precisa superar Flamengo, Inter e São Paulo, à frente na tabela, se quiser o tri do Brasileiro. Para uma vaga da Libertadores, o cenário é mais favorável para o time de Renato Portaluppi.
Publicamente, o Tricolor não fala em projeção de pontos ou de objetivos para o segundo turno além de se manter na zona de cima do Brasileirão. A administração da competição por parte do Grêmio mudou a partir da eliminação na Copa do Brasil. Os titulares voltaram à cena, embora não atuem contra o Atlético-PR, neste sábado. Na próxima terça, o time define as oitavas da Libertadores contra o Estudiantes e pode, eventualmente, ficar apenas com a disputa do Nacional.
– Sabemos da dificuldade do Brasileiro, é disputado ponto a ponto. Somamos mais um ponto. Temos que somar pontos para no fim do campeonato estar entre os primeiros. Sempre importante estar lutando e estar entre os primeiros, vamos pontuar ao máximo para ficar brigando pelo título, entre os primeiros, nas cabeças – comentou Thaciano, que será titular neste sábado contra o Atlético-PR.
Confira abaixo o que o Grêmio precisa fazer no restante do segundo turno para se manter na briga no Brasileirão.
Para ser campeão
Em busca do tri do Brasileiro, o Grêmio tem, no melhor cenário, que fazer 64% de aproveitamento no segundo turno. Isso ao compararmos a pontuação do campeão de 2017, o Corinthians, com 72 pontos. Claro, sem levar em conta a manutenção do aproveitamento por parte do São Paulo. Se o time de Diego Aguirre mantiver os 70% no segundo turno, a tarefa fica árdua para o Tricolor, com uma necessidade de arrancada de pelo menos 77% de aproveitamento para superar os paulistas.
Na média do Brasileirão desde 2006, o campeão atinge 75 pontos. Para chegar a essa pontuação, o time de Renato precisa subir o aproveitamento atual, de 61,7%, para 70%. No entanto, se utilizarmos apenas os últimos cinco campeonatos como parâmetro, a pontuação média do título sobe para 77 pontos. E o Grêmio precisaria fazer 74% dos seus pontos no segundo turno.
Para estar na fase de grupos da Libertadores
O contexto é um pouco mais favorável se falarmos em estar na fase de grupos da Libertadores de 2019. Para isso, o Grêmio precisa pelo menos manter a quarta colocação. Sendo que o campeão da Copa do Brasil pode ainda sair de dentro dos quatro primeiros, o que diminui a linha de corte. Mas, para ser quarto, na média dos últimos cinco anos ou dos pontos corridos com 20 clubes, o Tricolor tem a mesma meta: 63 pontos. Ou um aproveitamento de 48%, abaixo do atual atingido.
Se compararmos com os números do ano passado, a projeção ainda cai para 46%, já que a quarta colocação foi do próprio Grêmio, com 62 pontos. Se o Tricolor tiver que equiparar o rendimento do atual quarto colocado, ele mesmo, aí a situação fica mais complicada: terá que fazer 70 pontos, ou 61,7% de aproveitamento. Aí seriam necessários mais 33 pontos. Já nas probabilidades do Departamento de Matemática da UFMG, a "pontuação mágica" é de 67 pontos. Portanto, para isso, o Tricolor precisa pelo menos 55,5% nas 18 rodadas restantes.
Comentários
Comentários (1)
Marinho, Alison, marcelo, Cicero, não correm o Dlougas tem motivos ai o time não aguenta
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio impede saída da contratação mais cara da história para o exterior
Grêmio alcança recorde de votos em Assembleia Geral para reforma estatutária.
Preocupação com lesões no planejamento do Grêmio para próxima temporada
Grêmio encerra o ano com nove atletas em processo de recuperação física
Novos Patrocínios Máster: Grêmio e Internacional fecham acordos distintos após 30 anos
Natal de todos na Arena: festa para crianças da comunidade.
Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio
Saiu! Cristian Olivera arruma as malas e deixa o Grêmio — Nacional já trata como reforço certo!
Reunião na CBF aponta mudanças impactantes para dupla Gre-Nal.
Visita da Mesa Diretora ao IGT fortalece parceria como Sócio Parceiro.
Reunião importante! Grêmio convoca sócios para assembleia geral sobre assuntos relevantes do clube
Treinador Luís Castro acerta contrato longo com o Grêmio.
Recusou o Grêmio? Atacante renova e acaba com sonhos do Tricolor
Promessa do Grêmio, Cristian Olivera, reforçará Nacional no Uruguai
estilo de jogo ideal para Luis Castro no comando do Grêmio
Reunião do Conselho Deliberativo com Fórum dos Movimentos para alinhar pautas 2026
Palpites de Placar Exato da Sportytrader: Estratégia ou Sorte?
Mano Menezes se despede da torcida e deixa futuro indefinido: Seguimos de cabeça erguida
Grêmio fecha com Luís Castro e comissão GIGANTE: veja quem chega com o novo técnico!
Luís Castro substitui Mano Menezes e inicia revolução no Grêmio: dois craques do Palmeiras estão na lista!