Grupo do Grêmio treina no Rio após eliminação (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)
Tirar alguma coisa boa de uma situação ruim. A eliminação do Grêmio na Copa do Brasil gera cicatrizes, claro, mas também pode deixar lições. O retorno do time de Renato Gaúcho após a parada para a Copa do Mundo é marcada por uma irregularidade incomum para a equipe. Mas a partir da queda, o Tricolor pode passar a utilizar mais constantemente o time titular no Campeonato Brasileiro, apesar dos bons resultados dos reservas.
O Grêmio disputou nove partidas depois do retorno dos compromissos. São quatro vitórias (sendo duas delas com os reservas), dois empates e três derrotas. Um aproveitamento de 51,8%, abaixo do obtido nos nove jogos imediatamente anteriores à Copa. No mesmo número de compromissos, foram cinco vitórias, três empates e apenas uma derrota. Abocanhou, portanto, 66,6% dos pontos disputados.
A queda de rendimento foi determinante na eliminação gremista. No entanto, não preocupa muito no contexto tricolor. Renato Gaúcho chegou a afirmar que a equipe “calou o Maracanã”. O goleiro Marcelo Grohe, nesta quinta-feira, viu a atuação como um “ânimo” para o elenco nos próximos jogos.
- Apesar da eliminação, da derrota, acho que a equipe mostrou um bom futebol novamente, reencontramos o melhor futebol do que apresentamos em alguns momentos. Sem dúvida nos dá ânimo, confiança para os jogos que virão. Principalmente o da Libertadores, que precisamos reverter. Dá um norte novamente de ter feito uma boa atuação. Em boa parte da partida conseguimos envolver o Flamengo. O gol não veio, mas a equipe conseguiu mostrar bom futebol - analisou o goleiro gremista.
As duas competições restantes em 2018 passam a receber ainda mais atenção. Agora, o Grêmio terá três jogos consecutivos do Campeonato Brasileiro. Enfrenta o Corinthians no sábado, em São Paulo, o Cruzeiro na quarta, em Porto Alegre, e o Atlético-PR no outro sábado, dia 25, em Curitiba. Três dias depois, joga a classificação às quartas da Libertadores, contra o Estudiantes, na Arena - precisa reverter a derrota por 2 a 1 sofrida na Argentina.
Nestas partidas, a tendência é que o time titular ganhe maior protagonismo no Brasileirão. Uma preservação de toda equipe, com os reservas em ação novamente, certamente ocorrerá em Curitiba, pela proximidade com o jogo de mata-mata. Com 33 pontos, está cinco atrás do líder São Paulo.
- Certamente vamos ter uma conversa com o professor Renato e ver o que está pensando. Independentemente de quem for jogar, precisamos pontuar ao máximo para cada vez mais chegar perto do líder. Precisamos continuar viva a esperança no Brasileiro - completou Grohe.
"O Grêmio almeja muito o Brasileiro. Agora que fechou essa porta, quem sabe pode se abrir uma janela ali na frente" (Alberto Guerra, diretor de futebol)
- Saímos da Copa do Brasil, como ano passado, mas temos duas competições que estamos muito bem. Temos um tempo maior para descansar a equipe e nos preocupar ainda mais com as competições que nos restam. Se vamos ganhar um, duas ou nenhuma, só o tempo dirá - opinou Renato.
O Grêmio treina na manhã desta sexta-feira no CT do Fluminense, no Rio de Janeiro, e viaja à tarde para São Paulo, local da partida com o Corinthians no sábado. Uma provável escalação tem Grohe; Léo Moura (Leonardo), Geromel, Kannemann e Cortez; Jailson, Maicon, Ramiro (Alisson, Marinho), Luan e Everton; André (Jael).
Comentários
Comentários (3)
Com Ramiro e Andre no time nao ganha nafa.
Se não ganhar, só Brasileiro. Que nunca foi a prioridade do Renato. Só mimi. Piada
No brasileirão te 20 jogo. Libertadores 1 jogo.
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Novo técnico do Grêmio: conheça as características de Luís Castro
Grêmio anuncia contratação de Luís Castro e recebe apoio de Felipão.
Luís Castro elogia "história rica" do Grêmio e é recebido por Felipão
Felipão Envio Mensagem de Apoio a Luís Castro após Acerto com Grêmio
Grêmio duela com Santos na semifinal da Copinha Feminina
Grêmio busca reforços na base em país da Copa do Mundo.
Grêmio negocia novo patrocinador máster para temporada 2026.