Renato atinge 40º jogo eliminatório

Técnico tem quase 70 de aproveitamento em mata-matas desde 2016, quando assumiu o clube


Fonte: Globo Esporte

Renato atinge 40º jogo eliminatório
FOTO: Lucas Uebel / Grêmio, DVG
Ao escolher um certo Renato em sua agenda telefônica e fazer a ligação, talvez nem o presidente Romildo Bolzan Júnior imaginava o sucesso que o Grêmio teria a partir de setembro de 2016. Um dos mais longevos treinadores no comando de um clube no Brasil, Portaluppi completa na noite desta quarta-feira, contra o Flamengo, às 21h45, no Maracanã, seu 40º jogo eliminatório no Tricolor. E o retrospecto que carrega consigo dá asas ao sonho do torcedor em chegar à semifinal da Copa do Brasil.



São pouco menos de 24 meses no comando do Grêmio, atrás apenas de Mano Menezes entre os clubes da Série A. E um sucesso estrondoso em mata-matas, especialmente. Em 39 partidas de vida ou morte, o Grêmio tem 24 vitórias sob o comando de Renato, nove empates e seis derrotas - aproveitamento de 69,2%.

São apenas duas eliminações: para o Novo Hamburgo, no Gauchão de 2017, e para o Cruzeiro, na Copa do Brasil do mesmo ano, em duas disputas de pênaltis válidas pelas semifinais. A vantagem respalda as escolhas e a crença dos gremistas para o duelo com o Rubro-Negro.



Em andamento

- Eles (jogadores) sabem que eu sou justo com todos. Tenho certeza que independentemente da equipe que entrar, vai ter foco e concentração em busca do resultado que vai nos interessar - garantiu Renato após a goleada sobre o Vitória, no domingo.

O treinador é o artífice da estratégia de encarar mata-matas com a preservação dos principais jogadores no Brasileirão e está sempre atento a todos os detalhes neste tipo de competição. Nos vídeos, corrige cada movimento errado de seus comandados. É detalhista ao extremo.

- Nestes jogos, o mais importante é não fugir do nosso estilo, do que estamos fazendo todos os jogos, ter concentração. É uma decisão, não tem outra chance de recuperar como é no Brasileiro. Vai ser decidido nos detalhes - comentou o capitão Maicon.

- A vantagem poderia ser melhor, mas não é ruim. Não ter o gol qualificado já é uma grande coisa, estamos acostumados a jogar esta competição. Na Libertadores não conseguimos uma vantagem tão elástica. Quem pensa em ser campeão precisa jogar fora e dentro de casa - acrescentou Everton.

Em três situações, o Grêmio viveu a mesma situação desta quarta: empate no primeiro jogo. Em 2017, acabou eliminado pelo Novo Hamburgo na semifinal do Gauchão, após duas igualdades por 1 a 1. Contra o Botafogo, pelas quartas de final da Libertadores, ficou no 0 a 0 no Rio de Janeiro. Classificou-se com vitória em Porto Alegre. Na Recopa deste ano, na disputa com o Independiente, somou 1 a 1 na Argentina e 0 a 0 na Arena. Saiu com o título nos pênaltis.

Em praticamente dois anos no comando do Grêmio, Renato dirigiu o time nos títulos da Copa do Brasil de 2016, da Libertadores de 2017 e do Gauchão e da Recopa em 2018. Ao encerrar o jejum de 15 anos sem títulos do clube gaúcho e no ano seguinte liderar o Tri da América, aumentou ainda mais sua idolatria. Aguarda para setembro a inauguração de sua estátua na Arena.

FLAMENGO X GRÊMIO - COPA DO BRASIL - QUARTAS DE FINAL (VOLTA)

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro

Data e hora: quarta-feira (15/08), às 21h45

Provável Flamengo: Diego Alves; Rodinei, Léo Duarte, Réver e Renê; Cuéllar, Lucas Paquetá, Diego, Éverton Ribeiro e Vitinho; Henrique Dourado.

Quem está fora: Berrío (em trabalho para recondicionamento físico), Juan, Thiago Santos (lesionados) e Piris da Motta (que não está inscrito na competição).

Pendurados: ninguém.

Provável Grêmio: Marcelo Grohe; Léo Moura, Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Cícero (Jailson), Maicon, Ramiro, Luan e Everton; André.

Quem está fora: Bressan, Thonny Anderson e Michel.
Pendurados: ninguém.

Arbitragem: Ricardo Marques Ribeiro (Fifa-MG) será o árbitro da partida, auxiliado por Kleber Lucio Gil (Fifa-SC) e Danilo Ricardo Simon Manis (Fifa-SP). Raphael Klaus (Fifa-SP) fica responsável pelo VAR.

Transmissão: TV Globo para todo Brasil menos SP e SC (com Gustavo Villani, Junior, Mauricio Saraiva e Leonardo Gaciba) SporTV e PFCI (com Julio Oliveira e Paulo Cesar Vasconcellos). O GloboEsporte.com acompanha todos os lances em Tempo Real a partir das 20h.


VEJA TAMBÉM
- Ex-grêmio acerta transferência para rival da série A em negociação surpresa
- Grêmio anuncia retorno aos treinos da equipe feminina de futebol.
- Grêmio retorna aos treinos no CT do Corinthians






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

19/5/2024









18/5/2024