1Win

Boa campanha contra times da ponta de baixo vira atalho do Grêmio por G-4

Com Felipão, Tricolor soma 90% dos pontos com adversários que figuram entre a 12ª posição e a lanterna; Gremistas têm pela frente Vitória, Criciúma e Bahia no Brasileiro


Fonte: Globo Esporte

Boa campanha contra times da ponta de baixo vira atalho do Grêmio por G-4
Grêmio tem bom aproveitamento contra equipes da ponta de baixo da tabela (Foto: Getty Images)

A trajetória do Grêmio rumo ao G-4 não é das mais fáceis. Sétimo colocado com 51 pontos, o Tricolor precisa livrar ao menos dois pontos em relação ao Inter, quarto, para assegurar a vaga na Libertadores de 2015. Mas os gremistas vislumbram um atalho para chegar à competição continental. Dos sete jogos restantes pelo Brasileirão, três são contra adversários que lutam contra o rebaixamento. Um alento diante do retrospecto de Luiz Felipe Scolari frente às equipes da ponta de baixo da tabela. A começar pelo rival do próximo sábado, às 19h30, na Arena: o Vitória, 16º colocado, com 34 pontos.

Desde que chegou ao Grêmio, em 30 de julho, Felipão somou 90% de aproveitamento nas oito partidas disputadas contra os times que figuram entre a 12ª posição e a lanterna. Foram seis vitórias (Cricúma, Bahia, Chapecoense, Botafogo, Figueirense e Sport), um empate (Coritiba) e uma derrota (Palmeiras). Dos 32 pontos somados pelo comandante no Brasileiro, 19 foram obtidos diante de rivais próximos da degola.



Somando as outras 13 rodadas em que Scolari não era o treinador, o rendimento se mantém elevado. Foram, ao todo, 15 jogos, com nove vitórias, três empates e três derrotas, com um aproveitamento de 66%. O Tricolor somou 59% dos seus 51 pontos no Brasileirão contra adversários da parte inferior da tabela.
Além do Vitória, rival no próximo sábado, o Grêmio tem pela frente o Criciúma, no Heriberto Hülse, pela 34ª rodada, e o Bahia, na Fonte Nova, pela 37ª. Se o retrospecto indica certa facilidade para obter duas vitórias, os gremistas adotam pensamento contrário.

A sete rodadas do fim do Brasileirão, Riveros prevê partidas “duplamente difíceis” contra os adversários próximos ao Z-4.

- Será duplamente difícil. O pessoal que está brigando lá embaixo tem a responsabilidade de ganhar para sair dessa situação. É muito difícil. Só restam sete jogos para ganhar e tentar salvar o time do rebaixamento. Temos que pensar no nosso time. Em jogar bem e em funcionar bem - avalia o volante.



Facilidade contra os times da retaguarda, dificuldade diante das equipes da ponta. O Tricolor somou apenas 40% dos pontos disputados contra os seis primeiros colocados. Foram quatro derrotas (Cruzeiro, São Paulo, duas vezes e Inter), três vitórias (Atlético-MG, Fluminense e Corinthians) e dois empates (Atlético-MG e Fluminense).

Até o fim do Brasileirão, os gremistas têm três confrontos contra equipes desta faixa de pontuação. Duas delas em casa. Na 32ª rodada, recebe o Inter, na Arena. Na 34ª, encara o Cruzeiro. Depois, na 36ª, vai a São Paulo enfrentar o Corinthians.

Para a partida com o Vitória, às 19h30 do próximo sábado, na Arena, Felipão tem três desfalques na equipe. Riveros, Zé Roberto e Alan Ruiz estão suspensos pelo terceiro cartão amarelo. Em contrapartida, Luan retorna ao time. Há ainda a expectativa pela recuperação de Rhodolfo, que se recupera de lesão e já faz trabalhos com bola.

VEJA TAMBÉM
- Grêmio ganha do Estudiantes com um a menos e conquista primeira vitória na Libertadores
- Tricolor escalado para o jogo contra o Estudiantes
- Grêmio confiante para a Libertadores, e as lesões intermináveis





Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

26/4/2024























25/4/2024