1Win

Grêmio amarga escassez de gols em jogadas de bola parada no Brasileirão

Clube marcou apenas dois gols em 28 jogos neste tipo de fundamento


Fonte: Diário Gaúcho

Grêmio amarga escassez de gols em jogadas de bola parada no Brasileirão
Mesmo com zagueiros altos, time de Felipão não consegue marcar em jogadas de escanteio
Foto: Marcelo Oliveira / Agencia RBS

— Não teve evolução nenhuma.

O diagnóstico constatado pelo treinador Luiz Felipe Scolari após a vitória sobre a Chapecoense, na 23ª rodada, reflete a dificuldade do Grêmio em aproveitar as bolas paradas neste Campeonato Brasileiro. Em 28 jogos até aqui, foram apenas dois gols nesta condição. Mais um fato que evidencia o terceiro pior ataque da competição.

Alán Ruiz marcou de falta na segunda rodada, contra o Atlético-MG, e Barcos finalizou após passe do argentino em lance de escanteio na quarta partida, contra a Chapecoense. Ou seja, ambos ainda sob o comando de Enderson Moreira. O Pirata também fez um gol originado de bola aérea contra o Atlético-PR, na 20ª rodada, mas o lançamento de Zé Roberto saiu já com a bola em jogo.

O Grêmio é o nono colocado no Brasileirão em escanteios a favor, segundo o Footstats. São 153. Uma média de 5,5 por jogo. Destes, apenas 1,4 resultam em chance de gol. O retrospecto é tão ruim que Felipão passou a orientar seus jogadores a saírem jogando nos tiros de canto.

— Nós não conseguimos colocar essa bola lá em condições de que alguém brigue por ela para que aconteça o gol. Fizemos tentativas com a bola curta, para cruzar de segunda, porque na primeira ela não está acontecendo. A gente vai tentando alguma coisa para chegar à bola ideal — comentou o treinador depois de vencer a Chapecoense na Arena.

O último gol de cabeça do clube em Campeonatos Brasileiros proveniente de uma cobrança de escanteio ocorreu em 2013, na vitória por 1 a 0 sobre o Vasco, pela 34ª rodada.

Pará, Zé Roberto, Giuliano, Alán Ruiz, Luan e Fellipe Bastos já tentaram melhorar as estatísticas de cobranças de falta. Mas a maioria delas parou na barreira do adversário. Qualificado pelo chute forte a média e longa distância, Fellipe Bastos acertou a trave uma vez, porém, com a bola rolando.

O problema persiste quando o fundamento é o cruzamento. O Grêmio acertou apenas 72, em um total de 446 tentativas. É o segundo pior time neste quesito, com 16,1% de aproveitamento. O Cruzeiro e o Inter, líderes neste tipo de jogada, têm 22,8% e 21,6% de aproveitamento, respectivamente.

Na estatística por jogador, Dudu e Pará são os que mais acertam e erram. O atacante concretizou 17 cruzamentos, enquanto o lateral, 14. O camisa 7 falhou em 77 oportunidades e o camisa 2, em 53.

VEJA TAMBÉM
- Grêmio ganha do Estudiantes com um a menos e conquista primeira vitória na Libertadores
- Tricolor escalado para o jogo contra o Estudiantes
- Grêmio confiante para a Libertadores, e as lesões intermináveis





Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

25/4/2024
































24/4/2024