Da lanterna à vaga: Grêmio cresce em hora decisiva e consolida melhor ataque

Tricolor fecha primeira fase do Gauchão em sexto, com 17 gols, e chega em alta para Gre-Nais


Fonte: Globoesporte.com

Da lanterna à vaga: Grêmio cresce em hora decisiva e consolida melhor ataque
Foto: Agência Estado
Há pouco menos de 20 dias, o Grêmio deixava para trás o sabor da taça da Recopa Sul-Americana – a terceira em três temporadas – para respirar o drama da lanterna no Campeonato Gaúcho. Era preciso jogar "a vida" para evitar um vexame no estadual, e a equipe de Renato Portaluppi o fez com maestria e sobras. Quatro jogos e quatro vitórias mais tarde, o Tricolor ingressa em um momento de decisões em 2018 em alta e com o poderio ofensivo como carro-chefe pra enfrentar dois duelos seguidos contra o maior rival, o Inter, logo de cara.



Da lanterna à sexta colocação na tabela do Campeonato Gaúcho, o Grêmio encerrou a primeira fase com o melhor ataque da competição. São 17 gols marcados, dos quais oito nesta arrancada na reta final, que o alavancou de um possível e vexatório rebaixamento a uma vaga para mais dois Gre-Nais nas quartas de final.

Tudo começou três dias depois de bater o Independiente nos pênaltis para conquistar a Recopa, na vitória dos reservas por 3 a 0 sobre o Novo Hamburgo, na Arena. Depois, os titulares até ficaram no empate em 1 a 1 com o Defensor, na estreia na Libertadores. Mas mantiveram o desempenho impecável de lá para cá no Gauchão com outros dois triunfos: 2 a 0 sobre o Juventude e 1 a 0 diante do São Paulo-RS.

"Mostramos que queremos mais. Faltavam quatro jogos para acabar o primeiro turno do Gauchão, a gente estava em último, com chance de rebaixamento. Ganhamos os quatro últimos jogos. Mostra a força do grupo" (Geromel)
A série positiva na primeira fase foi encerrada sob a pressão de uma possível eliminação no Gre-Nal do último domingo. Mas o 2 a 1 construído sobre o Inter com um primeiro tempo impecável em pleno Beira-Rio não só dissipou as chances de um "adeus" ao Gauchão como colocou o Colorado no caminho nas quartas de final.

– Com os títulos que a gente conquistou é um grande exemplo. A gente quer mais. Podia ter ganho a Copa do Brasil e ter relaxado. Podia ter ganho a Libertadores e relaxado. Mas não. Mostramos que queremos mais. Faltavam quatro jogos para acabar o primeiro turno do Gauchão, a gente estava em último, com chance de rebaixamento. Ganhamos os quatro últimos jogos. Mostra a força do grupo. Quando a gente põe o objetivo, a gente se dispõe e consegue– afirma o zagueiro Pedro Geromel.



Grupo completo

O momento de desempenho crescente na temporada é potencializado pelas peças à disposição de Renato Portaluppi para as decisões. À exceção de Douglas, que se recupera da segunda cirurgia no joelho esquerdo, o treinador tem todo o seu grupo à disposição para armar a equipe para os dois clássicos decisivos.

Com Maicon e Jailson em boa fase, o treinador mantém indefinida a formação de seu meio-campo para encarar o Inter neste domingo, às 16h, na Arena, pela ida das quarta de final do Gauchão. A tendência, aliás, é de que a dupla titular atual seja mantida na formação. Ainda sem o melhor ritmo de jogo, Arthur deve ser opção para o decorrer da partida. Mistério à parte, a manutenção da base do elenco vencedor em três temporadas seguidas é vista como fator positivo, pelo costume com grandes jogos.

– O Grêmio está acostumado a jogos pesados, enfrentando até momentos difíceis lá atrás. Isso fez a diferença Entendo que o Grêmio está construindo a equipe para 2018. O futebol existe, está lá. É visível. Ainda estamos buscando o melhor time. Em poucas oportunidades tivemos os atletas em 100% de condições para escalar. É um caminho um pouco longo – ressalta o diretor de futebol Alberto Guerra.

O elenco de Renato Portaluppi tem a semana livre para trabalhos até o primeiro clássico decisivo pelo estadual. Grêmio e Inter se enfrentam no Gre-Nal 414, pela ida das quartas de final do Gauchão no domingo, às 16h, na Arena. O duelo da volta ocorre na quarta-feira, no Beira-Rio.

VEJA TAMBÉM
- Grêmio usa helicóptero para levar mantimentos a 35 meninos da base, isolados no CT de Eldorado pelos alagamentos
- Renato mudar time do Grêmio contra o Criciúma
- Dodi valoriza empate do Grêmio e prevê jogo de volta com apoio da torcida





Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

8/5/2024

















7/5/2024