1Win

Grêmio mira nova postura por primeira vitória fora de casa na "era Felipão"

Treinador perdeu as duas partidas longe da Arena que disputou desde retorno


Fonte: Globo Esporte

Grêmio mira nova postura por primeira vitória fora de casa na era Felipão
Felipão busca primeira vitória fora de casa pelo Grêmio (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)

Uma vitória capaz de modificar os rumos do Grêmio no Campeonato Brasileiro. Luiz Felipe Scolari não esconde a importância de um triunfo diante do Flamengo, às 18h30 do próximo sábado, no Maracanã, pela 19ª rodada do Brasileirão. Conta com o resultado para livrar de vez o caminho gremista das preocupações com a zona de rebaixamento e dar mais tranquilidade à equipe na briga pelo G-4 no segundo turno da competição. Três pontos que surgem para também colocar fim em uma sina que atormenta a trajetória de Felipão desde que retornou ao Tricolor, no dia 30 de julho: a falta de resultados positivos longe da Arena. A receita: uma nova postura.

O treinador somou tropeços nos dois jogos em que comandou o Grêmio fora de casa na temporada. Logo na estreia, diante do Inter, no primeiro Gre-Nal do Beira-Rio, escalou uma equipe repleta de mudanças - seis ao total - e acabou derrotado por 2 a 0. Depois, veio o revés contra o líder, Cruzeiro, no Mineirão, na 16ª rodada do nacional. O Tricolor fez uma boa partida, perdeu chances, mas sucumbiu em uma falha defensiva: 1 a 0.

Felipão projeta o resultado positivo no Rio de Janeiro para alcançar a meta de pontos no primeiro turno. De acordo com cálculos próprios, o comandante estipula 31 pontos nas primeiras 19 rodadas para entrar de vez na briga por uma vaga na Libertadores e ter mais tranquilidade no restante do Brasileirão. O Grêmio é sexto colocado, com 28 pontos, a três da meta.

- A gente quer a vitória contra o Flamengo. Temos que modificar esse nosso posicionamento nos jogos fora para ver se a gente ganha. Se vencermos, ficamos em uma posição muito boa em relação ao G-4 . Em princípio, temos que trabalhar com os pés no chão. Quem não fizer no mínimo 22 pontos nesse primeiro turno vai sofrer muito no segundo. Temos que chegar aos 31 pontos para poder respirar e não ter tanta responsabilidade para, quem sabe, as coisas poderem fluir melhor - avalia o treinador.



Com Scolari à beira do gramado, o Tricolor disputou seis jogos na temporada. Soma 50% de aproveitamento, com três vitórias - contra Criciúma, Corinthians e Bahia, todas em casa - e três derrotas. Além dos tropeços diante do Inter e do Cruzeiro, o Grêmio foi batido por 2 a 0 pelo Santos, na Arena, na última quarta-feira, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. Desempenho oscilante que é explicado pelo pouco tempo de trabalho entre cada partida.

- Estamos colocando jogadores que nunca jogavam no Grêmio. Precisa-se de tempo e de maturidade para eles irem corrigindo durante o jogo. Jogamos no domingo e depois na quarta. Claro que eu fico preocupado, mas que estamos ganhando postura e vibração, esperamos melhorar no aspecto técnico e tático. Temos garra para fazer isso. Daqui a três, quatro, cinco jogos, teremos um padrão de jogo - explica o treinador.

Desfalques e teste com o 3-5-2

Matheus Biteco deve ganhar vaga na equipe titular (Foto: Diego Guichard)

O Grêmio que enfrenta o Flamengo no sábado tem cinco desfalques: Ramiro, Barcos e Matías Rodríguez, suspensos pelo terceiro cartão amarelo, e Riveros, com dores musculares na coxa. Edinho se limita apenas a corridas ao redor do gramado e também deve ser ausência na partida.

Diante das baixas, Felipão testou a equipe no 3-5-2 no treino desta quinta-feira, no CT Luiz Carvalho, com o trio de zagueiros formado por Bressan, Geromel e Rhodolfo. Matheus Biteco ganhou a vaga no meio-campo, enquanto Lucas Coelho figurou como opção no ataque. Pará foi ala pela direita. Recuperado de um edema na panturrilha direita, Luan participou normalmente das atividades.

Durante o trabalho, Scolari também escalou a equipe no 4-4-2. Walace entrou na vaga de Bressan e formou o meio-campo com três volantes. A definição da escalação deve ser encaminhada no treino da manhã desta sexta-feira. À tarde, o Grêmio viaja ao Rio de Janeiro.

VEJA TAMBÉM
- Grêmio ganha do Estudiantes com um a menos e conquista primeira vitória na Libertadores
- Tricolor escalado para o jogo contra o Estudiantes
- Grêmio confiante para a Libertadores, e as lesões intermináveis





Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

26/4/2024


































25/4/2024