1Win

Volta de Marquinhos Pedroso ao Figueira está ameaçada por conta de regulamento da CBF

Atleta já atuou por Figueira e Grêmio no Brasileiro e, por isso, time catarinense espera Confederação para fechar a volta de lateral-esquerdo a Florianópolis


Fonte: Globo Esporte

Volta de Marquinhos Pedroso ao Figueira está ameaçada por conta de regulamento da CBF
Volta de Marquinhos Pedroso está ameaçada por regulamento (Foto: Diego Guichard)

A situação de Marquinhos Pedroso está em compasso de espera. O jogador que está encaminhado para retornar ao Figueirense precisa aguardar por uma resposta da CBF para saber se poderá mesmo voltar a jogar no clube catarinense neste Brasileirão. Tudo por conta do fato de ter sido inscrito em dois clubes na competição nacional – Figueira e também Grêmio. Caso a volta ao Figueira seja entendida como um terceiro registro, o jogador não poderá atuar novamente na competição nacional e, assim, deverá seguir no time gaúcho.

A diretoria do Figueirense procurou a CBF para entender se a volta de um empréstimo poderá ser caracterizada como uma mudança de clube. O Alvinegro entende que o Artigo 9º do Regulamento Específico da Competição, no caso o Brasileirão, assume um caráter duvidoso e, por isso, a consulta para evitar problemas futuros, como nos casos de Portuguesa, em 2013, e também Criciúma, mais recentemente. O superintendente de esporte do Figueirense, Cleber Giglio, explica que a negociação depende apenas disto para ser ou não concluída.

- O negócio com o Grêmio está acordado, apalavrado, mas ainda temos um empecilho nessa historia. Estamos aguardando a CBF nos responder sobre a questão do registro do jogador, que no Artigo 9 diz que o atleta só poderá mudar uma vez de clube. Vamos ver como o empréstimo é entendido, pois é uma volta para o clube de origem. O Grêmio também é sabedor disso, não queremos correr riscos de jogar essa campanha fora por uma possível escalação irregular – salientou Giglio.

Segundo consta no Regulamento do Brasileirão, um atleta poderá se transferir para outro clube somente se tiver atuado menos do que sete partidas na competição, e só poderá mudar de time, ao longo da competição, uma única vez. Neste Brasileiro, Marquinhos Pedroso chegou a ser registrado como jogador do Figueirense e, depois, acabou inscrito pelo time gaúcho.

Confira a íntegra do Artigo 9º do Regulamento Específico de Competição (REC), do Brasileiro 2014

Art. 9º
Um atleta poderá ser transferido de um clube para outro durante o Campeonato Brasileiro da Série A, desde que tenha atuado em um número máximo de seis partidas pelo clube de origem, sendo permitido que cada atleta mude de clube apenas uma vez.

Parágrafo único Cada clube poderá receber até cinco atletas transferidos de outros clubes do Campeonato da Série A; de um mesmo clube da Série A, somente poderá receber até três atletas.

Por conta disso, o time catarinense atua com cautela para evitar problemas futuros. Marquinhos Pedroso atuou pelo time gaúcho em duas oportunidades neste Brasileiro. Já pelo Figueirense jogou em uma única partida.

- O texto dá uma dupla interpretação. Existe a questão dele não poder se movimentar mais do que um clube por competição, mas ele não está indo para um terceiro clube, é um retorno de empréstimo, que não é considerado transferência. Só que a gente age com cautela – explicou.


VEJA TAMBÉM
- Grêmio perde para o Vasco em São Januário na estreia do Brasileirão
- Tricolor escalado para o jogo contra o Vasco
- Veja a provável escalação do Tricolor para o jogo de hoje





Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

18/4/2024

















































17/4/2024