1Win

STJD irá investigar supostos posts racistas de auditor que julgou Grêmio

Ricardo Graiche postou a reprodução de imagens que ironizavam pessoas negras


Fonte: Globo Esporte

STJD irá investigar supostos posts racistas de auditor que julgou Grêmio
Postagem de auditor do STJD gerou polêmica nas redes sociais (Foto: Reprodução)

Os supostos posts com cunho racista publicados pelo auditor do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) Ricardo Graiche serão alvo de investigação. Responsável por um dos cinco votos que excluíram o Grêmio da Copa do Brasil, nesta quarta-feira, por injúrias raciais da torcida contra o goleiro Aranha, do Santos, ele deletou sua conta no Facebook após a reprodução de imagens que ele havia postado ironizando pessoas negras.

De acordo com o vice-presidente do STJD e corregedor do órgão, Ronaldo Botelho, o caso será investigado e, caso comprovado o cunho racista nas mensagens, um inquérito será aberto para posterior denúncia à procuradoria do tribunal.

- Ainda é muito cedo. Eu tomei conhecimento desse fato hoje, pela imprensa. Na condição de corregedor vou pedir que todo esse material chegue às minhas mãos para que façamos uma investigação.

Com toda a certeza vamos investigar. Isso eu posso garantir. Tudo vai ser investigado. Caso se comprove a prática de racismo, vamos tomar providências - disse Botelho.

As imagens foram publicadas em 2012 no perfil oficial de Graiche.

Em uma delas, uma criança negra aparece enrolada em um rótulo de refrigerante, seguida da pergunta: “quer um gole?” (veja a reprodução acima) e uma risada do auditor. Em outra postagem, ele ri de um homem negro que aparece pendurado em um poste de luz, supostamente fazendo ligações clandestinas de energia elétrica, com a inscrição #somostodosmacacos. Ele também postou uma foto da mão de um negro simulando um chocolate.

Fotos facebook racismo auditor Ricardo Graiche grêmio (Foto: Reprodução)

Logo após a repercussão negativa na internet, o auditor apagou as imagens e excluiu seu perfil na rede social. De acordo com a assessoria de imprensa do STJD, o auditor não irá se pronunciar sobre o assunto.

Segundo o corregedor, o material será analisado e Graiche será ouvido para esclarecer os fatos.

- Eu preciso saber em que condições isso ocorreu, se foi ele mesmo quem postou, em que circunstâncias. A tendência é que o inquérito seja aberto, mas só posso confirmar isso depois dessa investigação - disse.

Caso o inquérito seja aberto, o corregedor terá 60 dias para concluí-lo. Caso a irregularidade seja constatada, ele oferecerá denúncia à procuradoria.

VEJA TAMBÉM
- Grêmio confiante para a Libertadores, e as lesões intermináveis
- Grêmio perde para o Vasco em São Januário na estreia do Brasileirão
- Tricolor escalado para o jogo contra o Vasco





Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

22/4/2024