1Win

Caminho da Copa do Brasil fica mais fácil para Grêmio

Nas oitavas de final, há apenas três times da Série A


Fonte: Correio do Povo

Caminho da Copa do Brasil fica mais fácil para Grêmio
Caminho da Copa do Brasil fica mais fácil para Grêmio
Crédito: Lucas Uebel / Flickr Grêmio / Divulgação / CP

A Copa do Brasil pintava como um torneio onde as surpresas não bateriam os grandes clubes. O Grêmio, na próxima fase, teria que ter muita sorte para escapar de um adversário tradicional logo de cara. A rodada do meio de semana, no entanto, mudou tudo. O caminho do atalho para a Libertadores ficou teoricamente mais fácil. Nas oitavas de final, há apenas três times da Série A, sendo dois em má fase, como possíveis oponentes.

Como líder do ranking da CBF, o Tricolor encabeça a lista de cabeças de chave ao lado dos outros cinco que participaram da Libertadores no primeiro semestre— Cruzeiro, Atlético-MG, Flamengo, Botafogo e Atlético-PR — e os dois melhores no ranking — Corinthians e Vasco — que se classificaram na terceira fase. Da elite do Brasileirão, apenas Santos, Palmeiras e Coritiba compõe o outro pote no sorteio.

Das outras cinco equipes, quatro vêm da Série B, sendo que apenas o Ceará, líder da segunda divisão, está nas primeiras colocações. O outro time, o Santa Rita, não disputa nem a Série D do Campeonato Brasileiro. As quedas de Inter, Fluminense e São Paulo deixaram o caminho mais tranquilo. O Grêmio, no entanto, alerta para as surpresas que a Copa do Brasil sempre apronta. “Uma competição assim abre a possibilidade dessas surpresas. Serve de lição. Na hora do enfrentamento, não tem Série A, B, C ou D. É ‘pegar para capar’ sempre”, salienta o executivo de futebol gremista, Rui Costa.

O sorteio dos cruzamentos acontece na próxima segunda-feira, na nova sede da CBF, às 11h. No início da tarde, também por sorteio, será definido a ordem dos confrontos. As oitavas começam no fim de agosto e os jogos de volta já acontecem na primeira semana de setembro. A Copa do Brasil depois dá uma parada e será retomada no início de outubro. A final está marcada para 12 e 16 de novembro.

Além de não poder enfrentar os outros sete cabeças de chave, também está definido que um possível confronto com o Corinthians, o segundo melhor no ranking, somente acontece em uma eventual decisão.

Confira os adversários

Santos: É o adversário mais indesejável pelos times no pote dos cabeças de chave. Ganhou o acréscimo de Robinho, autor de um dos gols da vitória contra o Londrina, ontem. O 2 a 0 na Vila Belmiro quebrou a sequência de três derrotas consecutivas.

Palmeiras: Vive um momento turbulento. Foram apenas duas vitórias, ambas pela Copa do Brasil contra o Avaí, nos últimos nove jogos, deixando ameaçada a situação de Ricardo Gareca. O argentino ainda não venceu no Brasileirão.

Coritiba: Lanterna na Série A, com apenas 12 pontos em 14 jogos. Nas últimas sete partidas, o time comandado por Celso Roth conquistou apenas duas vitórias, contra o Paysandu, na Copa do Brasil, e o Grêmio, que redundou na demissão de Enderson Moreira.

Ceará: Vive grande temporada. Além de eliminar o Inter, vencendo os dois jogos, lidera a Série B com 31 pontos em 15 jogos e aproveitamento de quase 70%. São sete partidas de invencibilidade.

ABC: Havia sido eliminado pelo Novo Hamburgo, mas herdou a vaga pelo erro administrativo da equipe gaúcha. Na segunda divisão, é apenas o 11º classificado. Sofreu quatro derrotas nas últimas cinco partidas. A última vitória foi justamente na ida contra o NH.

Bragantino: Na zona de rebaixamento na Série B, ocupa a 18ª posição, com 13 pontos em 15 rodadas. Acumulava seis derrotas seguidas, até vencer duas e perder a outra nas últimas três partidas. Eliminou o São Paulo e o Figueirense.

América-RN: Tinha três derrotas seguidas até a surpreendente goleada contra o Fluminense. Reverteu o 3 a 0 sofrido em casa com um 5 a 2 no Maracanã. Além dos cariocas, passou também pelo Náutico. Na segunda divisão ocupa apenas o 13º lugar.

Santa Rita: A grande zebra da Copa do Brasil. Desconhecido, ficou com a vaga por uma parceria com o Corinthians-AL. O clube fica em Boca da Mata, Alagoas, mas jogou em Maceió contra o Santa Cruz.

VEJA TAMBÉM
- Grêmio perde para o Vasco em São Januário na estreia do Brasileirão
- Tricolor escalado para o jogo contra o Vasco
- Veja a provável escalação do Tricolor para o jogo de hoje





Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

19/4/2024










































18/4/2024