1Win

Apagão defensivo: Grêmio sofre 80% dos gols no Brasileirão no 2º tempo

Zaga foi vazada em 12 oportunidades, das quais 10 ocorreram na segunda etapa


Fonte: Globo Esporte

Apagão defensivo: Grêmio sofre 80% dos gols no Brasileirão no 2º tempo
Defesa gremista busca recuperação contra o Criciúma (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)

Tudo corria bem para o Grêmio durante os 45 minutos iniciais do Gre-Nal do último domingo. A equipe demonstrava consciência defensiva e superioridade contra o Inter, mesmo com as seis alterações promovidas pelo estreante Felipão. Anulou as jogadas de ataque e sequer foi ameaçado pelos rivais na primeira etapa. Situação que logo mudou em um segundo tempo permeado por falhas individuais na defesa gremista e por dois gols para o Colorado. Primeiro com Aránguiz, aos 16, depois com Cláudio Winck, aos 18. Derrota por 2 a 0 construída sobre uma sina que marca presença em mais de 80% dos gols sofridos pelo Tricolor no Brasileirão.

Passadas 14 rodadas no nacional, o Grêmio é dono da quarta melhor defesa da competição, ao lado do Fluminense. Saiu ileso na defesa em seis jogos. Ainda assim, viu a defesa ser vazada em 12 oportunidades, das quais 10 já na segunda etapa (confira na tabela abaixo). Como ocorreu no Gre-Nal e nos dois tropeços nas partidas anteriores, contra Coritiba e Vitória.

- Fizemos um retrospecto de jogos que perdemos no segundo tempo. É importante fazer um balanço não só do negativo, mas do positivo para que os jogadores tenham confiança. Vamos corrigir através do trabalho técnico, criando situações de jogo, cobrando melhor performance deles na parte final. Dando a eles uma possibilidade de uma melhora nesse fundamento. Também trabalhando a parte psicológica, que é fundamental - disse Felipão após sua estreia.



A pausa para a Copa do Mundo parece ter prejudicado a retaguarda gremista na temporada. Com Marcelo Grohe em grande fase no início do ano, o Grêmio encerrou as nove primeiras rodadas do Brasileirão com a melhor defesa junto ao Corinthians, com cinco gols sofridos. Era sétimo colocado, com 15 pontos, quatro a menos que o líder, Cruzeiro.

A queda de desempenho se desenhou a partir da retomada da competição, no empate sem gols contra o Goiás, na Arena, na 10ª rodada. Foram cinco jogos, apenas quatro pontos somados e sete gols sofridos nas últimas três rodadas. Todos na segunda etapa. Todos em derrotas. De quebra, o Tricolor viu a distância para o Cruzeiro chegar a 11 pontos.

O retrospecto não leva dirigentes e comissão técnica a jogarem a toalha. Pelo contrário. Felipão e o diretor executivo Rui Costa assumiram o mesmo discurso após a derrota no Gre-Nal. Ainda há chances para o tricampeonato brasileiro, pensam eles. Mas é preciso muito trabalho. A começar já na manhã desta terça-feira, na reapresentação dos jogadores.

VEJA TAMBÉM
- Grêmio perde para o Vasco em São Januário na estreia do Brasileirão
- Tricolor escalado para o jogo contra o Vasco
- Veja a provável escalação do Tricolor para o jogo de hoje





Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

19/4/2024




18/4/2024